Cultura e identidade no período colonial e pós-colonial em Moçambique

Culture and identity in the colonial and post-colonial period in Mozambique

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Mots-clés :

Cultura, Simbolos, identidade, Colonialismo

Résumé

O presente texto aborda sobre a cultura e identidade no período colonial e pós-colonial em Moçambique, submetendo a emergência do pensamento moçambicano no contexto da unidade nacional. O pensamento africano iniciou de várias maneiras e não teve uma origem única, cada um foi influenciado pelo contexto em que vivia. É importante entender a dimensão epistemológica do projecto pós-colonialismo e identificar a construção da forma legitimada sobre a história do outro. O colonialismo não representava apenas a forma de opressão física, econômica, sobre o outro, mas também a forma de pensar o outro, não se trata apenas de questões raciais, mas de um sistema de revelações de poderes ideológicos e cientifico. O colonialismo como sistema impõe um conjunto de imagens sobre a inferioridade do negro pelo branco. Depois trouxeram a ciência para mostrar ou exemplificar a posição e as suas construções psicológicas sobre a dominação do outro. Haverá um dia em que os dominados irão lutar contra os dominantes. O objectivo deste artigo foi de mostrar uma posição em terno da definição do conceito de cultura para percorrer nas artérias do pensamento africano em dois momentos distintos. Foi um estudo através do levantamento bibliográfico e análises do autor. Constatou-se que os símbolos são expressões da vida que si enquadram no comportamento social, pelo que se tornam formas comuns de expressão de acções dos membros da sociedade. A cultura é social, estável, dinâmica, selectiva, um mecanismo coercivo, universal, determinante e determinada.

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This text addresses culture and identity in the colonial and post-colonial period in Mozambique, presenting the emergence of Mozambican thought in the context of national unity. African thought began in several ways and did not have a single origin, each person was influenced by the context in which they lived. It is important to understand the epistemological dimension of the post-colonialism project and identify the construction of the legitimized form of the other's history. Colonialism not only represented the form of physical and economic oppression of the other, but also the way of thinking about the other, it is not just about racial issues, but a system of revelations of ideological and scientific powers. Colonialism as a system imposes a set of images about the inferiority of black people to white people. Then they brought science to show or exemplify the position and its psychological constructions on the domination of others. There will be a day when the dominated will fight against the dominant. The objective of this article was to show a position in terms of the definition of the concept of culture to travel through the arteries of African thought in two distinct moments. It was a study through bibliographical research and analyzes by the author. It was found that symbols are expressions of life that fit into social behavior, meaning they become common forms of expression of actions by members of society. Culture is social, stable, dynamic, selective, a coercive mechanism, universal, determining and determined.

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Biographie de l'auteur

Tubias Benedito Borge Capaina, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Graduado em Antropologia pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Investigador Independente

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Publiée

12-11-2024

Comment citer

Capaina, T. B. B. (2024). Cultura e identidade no período colonial e pós-colonial em Moçambique : Culture and identity in the colonial and post-colonial period in Mozambique. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(Especial II), 334–351. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1588