Gestão curricular como substância e função das instituições do subsistema de ensino primário em Angola

Auteurs

  • Miguel Divovo Instituto Superior Politécnico Privado do Kilamba - Angola
  • Faustino Moma Tchipesse Universidade Agostinho Neto - Angola

Mots-clés :

Currículo, Concretização Curricular, Chave, Política Curricular

Résumé

O estudo visa analisar a dimensão fundamentativa do currículo e seus níveis de objectivação e concretização curricular no Ensino Primário em Angola. Dada a pertinência dos estudos curriculares, o contexto escolar e a sua função social, o presente estudo busca dar resposta a seguinte indagação: Qual é a dimensão fundamentativa do currículo e de que forma o Estado define os níveis de objectivação e concretização das políticas educativas? O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto às actividades realizadas sob a sistematização da escola. Por esta razão a compreensão de que “a escolaridade é um percurso para alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade”. A pesquisa é de abordagem qualitativa, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória. Com esta pesquisa se espera que professores, educadores, tutores, facilitadores, pais e encarregados de educação, directores, equipe escolar, reflictam sobre a prática pedagógica e a teoria curricular estabelecida nas escolas e na formação social, cultural, afectiva e humana de todos os estudantes. O estudo conclui que face a crescente necessidade, interesse e desejo de se preparar um sujeito histórico-social, íntegro, que tenha dimensão humana desenvolvidas (cognitiva, psicomotora e afectiva) é necessária a luta não só contra as atuais ergonomias da sala de aula, mas também, garantir que o processo de desenho, desenvolvimento e avaliação do currículo seja centrado no desenvolvimento do conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética. 

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O kikalakalu kiki kitalesa o maka alungu ni kitumu kya ulongelu ni itala ya kimesenu kye, mu kayula ka kubhanga undonda wa kidi. Mukonda dya kwila kyabingi isoneku kala yiyi, yendesa o xikola ni kinemenu kye mwaxaxe ka mundu, o kikalakalu kiki kyamesena o kutaya o kibhudisu kiki: Kinemenu kyebhi kyalanakyu o kitumu kya ulongelu ni kyebhi o Unguvulu uxinda o itala ya imesenu ni utelu mu kidi wa unganji wa ulongesu wa mundu? O kitumu kya ulongelu kyadifwangana o wendelu wandabhanga kwala o muthu mu kithangana kyandakala mu xikola, mu imbamba ya kudilonga, mba mu yoso yabhanga m’ungiji wa xikola. Mukonda dya kiki, o utetulukilu wa kwila “kudilonga njila yenda kwala o dixibhulu, ni o kitumu kya ulongelu kyene kizalesa, ima ye ya kulongesa, o kyendelu kya undonda wa kudilonga”. O kikalakalu kibwata maka m’ukexilu wa ifika, bhu kaxi ka isoneku yabhange kya kwala athu engi. Ni kayula ka kikalakalu kiki twakala ni dikingilu dya kukala ni alongexi, athu asasa, jimesene, athu akwatekesa, jitata, jimama, jindandu ni jingendexi jya jixikola, oso axingeneka o wendelu wa ulongelu ni kitumu kyamulongesanakyu mwaxaxe ka jixikola ni m’ubguji wa ukexilu mu kisangi, mu ifwa ni idifwa, mu kizola ni uthu wa maxibhulu oso. O disukilu dya kikalakalu dilondekesa o kwila, mukonda dya kudibandekesa kwa kimesenu ni hanji ya kubhanga muthu wejiya o musoso ni mundu, mukwa kijingu, ukala ni muxima wa muthu wa lumbidyasuku (mu kwijiya, m’ubhangelu ni mu kwiva mba mu kizola), kyabingi kubanga kanaku ngo ni imbamba itusanga lelo mwaxaxe ka dixilu dya kulongela, kuma ni mu kayula ka kubana uxindilu wa ifika, ulombolwelu ni uzambwilu wa kitumu kya ulongelu ukale kikale mu kibuta kyadyanga m’ulombolwelu wa kwijiya, maufunu, maubhangelu, kijingu ni mbote.

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Bibliographies de l'auteur

Miguel Divovo, Instituto Superior Politécnico Privado do Kilamba - Angola

Mestre em Educação na área de Currículo e Comunidade Educativa pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile, 2018-2020 e Mestre em Educação na área de Pedagogia do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda) 2017-2020; Licenciado em Ciências da Educação, Opção Ensino de História – Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. Chefe de Departamento de Avaliação Externa e Acreditação das Instituições de Ensino Superior; É professor do Instituto Superior Politécnico Privado do Kilamba desde 2020. É autor e co-autor de vários artigos científicos em Educação particularmente na área de Currículo, Avaliação, políticas curriculares e formação de Professores.

Faustino Moma Tchipesse, Universidade Agostinho Neto - Angola

Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade de Desarrollo Sustentable-UDS. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Católica de Angola (UCAN) - Instituto Superior Dom Bosco (ISDB). Vice-presidente do Conselho Científico da Associalização dos Investigadores e Filósofos Angolanos-AIFA. Faz parte do corpo de revisores da Revista Primeira Evolução no Brasil. É também um dos fundadores do Centro de Estudos, Apoios de Politicas Educativas-CEAPE. Tem artigos científicos publicados em Angola, Brasil e Moçambique (Revista UDZIWI), Professor, pesquisador e escritor.

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Publiée

21-05-2024

Comment citer

Divovo, M. ., & Tchipesse, F. M. (2024). Gestão curricular como substância e função das instituições do subsistema de ensino primário em Angola. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(1), 554–581. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1540