Gestão curricular como substância e função das instituições do subsistema de ensino primário em Angola
Palabras clave:
Currículo, Concretização Curricular, Chave, Política CurricularResumen
O estudo visa analisar a dimensão fundamentativa do currículo e seus níveis de objectivação e concretização curricular no Ensino Primário em Angola. Dada a pertinência dos estudos curriculares, o contexto escolar e a sua função social, o presente estudo busca dar resposta a seguinte indagação: Qual é a dimensão fundamentativa do currículo e de que forma o Estado define os níveis de objectivação e concretização das políticas educativas? O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto às actividades realizadas sob a sistematização da escola. Por esta razão a compreensão de que “a escolaridade é um percurso para alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade”. A pesquisa é de abordagem qualitativa, desenvolvida através de pesquisa bibliográfica exploratória. Com esta pesquisa se espera que professores, educadores, tutores, facilitadores, pais e encarregados de educação, directores, equipe escolar, reflictam sobre a prática pedagógica e a teoria curricular estabelecida nas escolas e na formação social, cultural, afectiva e humana de todos os estudantes. O estudo conclui que face a crescente necessidade, interesse e desejo de se preparar um sujeito histórico-social, íntegro, que tenha dimensão humana desenvolvidas (cognitiva, psicomotora e afectiva) é necessária a luta não só contra as atuais ergonomias da sala de aula, mas também, garantir que o processo de desenho, desenvolvimento e avaliação do currículo seja centrado no desenvolvimento do conhecimento, habilidades, atitudes, valores e ética.
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O kikalakalu kiki kitalesa o maka alungu ni kitumu kya ulongelu ni itala ya kimesenu kye, mu kayula ka kubhanga undonda wa kidi. Mukonda dya kwila kyabingi isoneku kala yiyi, yendesa o xikola ni kinemenu kye mwaxaxe ka mundu, o kikalakalu kiki kyamesena o kutaya o kibhudisu kiki: Kinemenu kyebhi kyalanakyu o kitumu kya ulongelu ni kyebhi o Unguvulu uxinda o itala ya imesenu ni utelu mu kidi wa unganji wa ulongesu wa mundu? O kitumu kya ulongelu kyadifwangana o wendelu wandabhanga kwala o muthu mu kithangana kyandakala mu xikola, mu imbamba ya kudilonga, mba mu yoso yabhanga m’ungiji wa xikola. Mukonda dya kiki, o utetulukilu wa kwila “kudilonga njila yenda kwala o dixibhulu, ni o kitumu kya ulongelu kyene kizalesa, ima ye ya kulongesa, o kyendelu kya undonda wa kudilonga”. O kikalakalu kibwata maka m’ukexilu wa ifika, bhu kaxi ka isoneku yabhange kya kwala athu engi. Ni kayula ka kikalakalu kiki twakala ni dikingilu dya kukala ni alongexi, athu asasa, jimesene, athu akwatekesa, jitata, jimama, jindandu ni jingendexi jya jixikola, oso axingeneka o wendelu wa ulongelu ni kitumu kyamulongesanakyu mwaxaxe ka jixikola ni m’ubguji wa ukexilu mu kisangi, mu ifwa ni idifwa, mu kizola ni uthu wa maxibhulu oso. O disukilu dya kikalakalu dilondekesa o kwila, mukonda dya kudibandekesa kwa kimesenu ni hanji ya kubhanga muthu wejiya o musoso ni mundu, mukwa kijingu, ukala ni muxima wa muthu wa lumbidyasuku (mu kwijiya, m’ubhangelu ni mu kwiva mba mu kizola), kyabingi kubanga kanaku ngo ni imbamba itusanga lelo mwaxaxe ka dixilu dya kulongela, kuma ni mu kayula ka kubana uxindilu wa ifika, ulombolwelu ni uzambwilu wa kitumu kya ulongelu ukale kikale mu kibuta kyadyanga m’ulombolwelu wa kwijiya, maufunu, maubhangelu, kijingu ni mbote.
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