Didáctica da ponte como refrigério para o ensino pós-colonial: Camões e Pepetela nas salas de aula de Angola

Ulongelu wa mulonde kala utalalesu phala kulonga mu kithangana kiki: camões ni pepetela mu lwango lwa kulonga lwa ngola

Auteurs

  • Hélder Silvestre Simbad André Universidade Jean Piaget - Angola

Mots-clés :

Didáctica da ponte, Pepetela, Camões

Résumé

A Literatura, enquanto arte, é uma expressão cultural. O seu estudo não pode prescindir da dimensão antropológica que envolve os povos que a produzem e sobre os quais se refere.  O objetivo deste trabalho é explicar o conto Estranhos Pássaros de Asas Abertas, de Pepetela, e o quinto canto de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, à luz dos conceitos de Intertextualidade e Literatura Comparada, que constituem a base da proposta didática que formulámos, a qual designamos por Didática da Ponte, visando dotar o estudante de um conhecimento mais abrangente em relação ao que eventualmente teria, se estivesse longe desta proposta teórico-metodológica. Trata-se de uma prática pedagógica usada por nós durante os anos em que trabalhámos como professor de Literatura Africana, no Instituto de Ciências Religiosas de Angola, de 2017 a 2019, e durante o ano letivo 2022/20023, como professor de Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e História da Língua Portuguesa na Universidade Jean Piaget.

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Omusoso wa ubangelu ulondekesu wa ifwa. Ulongelu we utena kudituna unene wa udifanganu ubunda omundu waubanga ni yo wakumuzwe. Odisukinu okutongolwela o sabu ya Njila ya Madiwanu ya Mahaha Ajikuka ya Pepetela ni ya Sabu ya katanu ya Jiluziyada ya Luís Vaz ya Camões mu mweji wa itongolwelu mukaxi ka mikwnda ni musoso wa Ufanganesu wakala ongunji ya ulondekesu wa Ulongelu utwendulondekesa utwazwela "Ulongelu wa Mulonde", mukusakela mulongi unjimu wavulu ubeka Kota ni yo wejiya. Kyalungu ni ubangelu  Ulongelu utwota walungu ni mivo itwakalakala kala twalongexi a Musoso wa Afidika mu Xikola ya Ulongelu wa Unzambi wa Ngola mu mivo ya 2017/ 2019 ni mukaxi ka mivo ya 2022/2023, kala mulongexi wa Musoso wa Phutu, Teoliya ya Musoso ni musoso wa Dizwi dya Phutu wa Xikola ya ditala dya Matunda ya Jean Piaget.

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Biographie de l'auteur

Hélder Silvestre Simbad André, Universidade Jean Piaget - Angola

Mestre em Ensino das Literaturas em Língua Portuguesa pelo ISCED e Licenciado em Línguas e Administração pela Universidade Católica de Angola. É professor de Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa e História da Universidade Jean Piaget. É o ideólogo do Movimento Litteragris, representa Angola no corpus de jurado da UCCLA há três edições. Foi júri do concurso Um bouquet de Rosas para ti, realizado pelo Memorial Dr. Agostinho Neto.

Références

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Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17ªed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

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Simbad, H. (2021,08/26). Como e por quê ensinar Literatura Portuguesa? Jornal de Angola.https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/como-e-por-que-ensinar-literatura-portuguesa.

Samoyault, T. (2008). A Intertextualidade. Trad. Nitrini, Sandra. São Paulo: Aderaldo & Rothschild.

Camões, L. (s.d). Os Lusíadas. Universidade da Amazônia: NEAD – Núcleo de Educação

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Zilberman, R. (2012). Teoria da literatura I . 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil.

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Publiée

08-09-2024

Comment citer

Simbad André, H. S. . (2024). Didáctica da ponte como refrigério para o ensino pós-colonial: Camões e Pepetela nas salas de aula de Angola: Ulongelu wa mulonde kala utalalesu phala kulonga mu kithangana kiki: camões ni pepetela mu lwango lwa kulonga lwa ngola. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(2), 28–46. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1478

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Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações