Educação e comunicação para os empreendedores: utilidade dos índices financeiros para desenvolvimento sustentável das PMES, no Município do Dondo

Dzidzo uye kutaurirana kwevamabhizinesi: kubatsira kwemari indexes yekusimudzira kwakasimba kweSMES, muMunicipality yeDondo

Auteurs

  • Jorge Caetano Fonseca Universidade Católica de Moçambique - Moçambique
  • João António Dias Júnior Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Résumé

Os agentes econômicos são os grupos que participam do ambiente econômico separado em três grandes grupos: as famílias (que são as pessoas físicas do ambiente), as empresas (pessoas jurídicas) e o governo. Da mesma forma como os indivíduos, as empresas e o governo administram seus recursos, as sociedades devem administrá-los. O problema de pesquisa reside no fato de pesquisadores verificarem a existência constante de falência das empresas, perante este problema, pode se dar o seguinte questionamento: até que ponto a Educação e Comunicação pode contribuir para os empreendedores a utilidade dos Índices Financeiros para Desenvolvimento Sustentável das PMEs no Município do Dondo? Formação moral dos empreendedores em educação e comunicação sobre a utilidade dos Índices Financeiros porque ela bem utilizada permite a correta administração dos recursos financeiros. Objetivo central é compreender a Educação e Comunicação para os empreendedores a utilidade dos Índices Financeiros para Desenvolvimento Sustentável das PMEs, A metodologia desta pesquisa foi utilizada o paradigma interpretativo, tipo de pesquisa foi qualitativa, o método utilizado foi indutivo, a técnica foi entrevista, análise documental e observação teve 4 participantes (Gestores/empreendedores). os resultados seguintes: quatro empresas pesquisada deste três não houve mensuração de quanto realmente a empresa gasta no processo de obter receitas e nunca ouviram falar dos índices financeiros e nem sabe para que serve e apena uma que tem o conhecimento e utiliza os índices financeiro, entende que permite a geração de informações necessárias para identificar eventuais ineficiências, desperdícios e excessos, reduzindo assim os custos e, consequentemente, aumentando a lucratividade e controlo de recursos financeiros. Assim, podemos concluir que é importante utilizarmos a matéria da educação e comunicação para os empreendedores a utilização dos Índices Financeiros porque este instrumento permite ao gestor/empreendedor planear e controlar os recursos financeiros, facilitando a tomada de decisões futuras, assim como novos investimentos.

****

Economic agents ndiwo mapoka anotora chikamu munharaunda yehupfumi akapatsanurwa kuita mapoka makuru matatu: mhuri (dzinove vanhu vakasikwa vari munharaunda), makambani (masangano emutemo) uye hurumende. Nenzira imwechete iyo vanhu, makambani uye hurumende vanobata zviwanikwa zvavo, nzanga dzinofanira kuzvibata. Dambudziko retsvakurudzo riri pakuti vatsvakurudzi vanoona kuti kambani yakabhuroka inoramba iripo.Takatarisana nedambudziko iri, mubvunzo unotevera unogona kumutswa: Ko Dzidzo neKutaurirana zvingabatsira sei kune vemabhizimisi?Ma SME muMunicipality yeDondo? Kudzidziswa kwehunhu hwevemabhizinesi mudzidzo nekutaurirana nezvekubatsira kweFinancial Indices nekuti kana ikashandiswa nemazvo inobvumira kutonga kwakaringana kwezviwanikwa zvemari. Chinangwa chepakati ndechekunzwisisa Dzidzo uye Kukurukurirana kwevemabhizinesi, kubatsira kweMari Indices yeKusimudzirwa Kwekusimudzira kweSMEs, Nzira yekutsvagisa iyi yakashandisa dudziro yeparadigm, rudzi rwekutsvagisa rwaive rwemhando, nzira yakashandiswa yaive inductive, maitiro aive kubvunzurudza, kuongorora zvinyorwa uye kutarisa kwaiva nevatori vechikamu 4 (Maneja / vatengesi). zvinotevera mhedzisiro: makambani mana akatsvagirwa kubva kune matatu aya pakanga pasina chiyero chekuti imarii iyo kambani inoshandisa chaizvo mukutora mari uye havasati vambonzwa nezve reshiyo yemari uye havatomboziva zvavari uye imwe chete iyoyo. ane ruzivo uye anoshandisa zviyero zvemari, anonzwisisa izvo zvinobvumira kugadzirwa kwemashoko anodiwa kuti aone zvisingakwanisi, kutambisa uye kuwandisa, nokudaro kuderedza mari uye, nokudaro, kuwedzera purofiti uye kutonga kwemari. Naizvozvo, tinogona kugumisa kuti zvakakosha kushandisa nyaya yedzidzo uye kutaurirana kune vezvemabhizimisi kuti vashandise Financial Indices nokuti chiridzwa ichi chinobvumira maneja/muzvinabhizimisi kuronga nekudzora zviwanikwa zvemari, kufambisa sarudzo dzemangwana, pamwe nekudyara kutsva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jorge Caetano Fonseca, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutorado em Educação e Comunicação com especialização em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique Delegação de Nampula, Mestre em Administração e Gestão Escolar com especialização em Ciências de Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique Delegação da Beira, Licenciado em Economia e Gestão pelo Instituto Superior de Ciências e Gestão, docente da disciplina de Cálculo Financeiro/ Matemática Financeira, Gestão Financeira, Fundamentos de economia, Organização e Gestão Escolar, Gestão Financeira de Organizações e Projectos, Avaliação da Qualidade em Educação e das Organizações Educativas, Modelos de Administração Escolar, Políticas Educativas e Ensino Superior em Moçambique e Pesquisador na Universidade Católica de Moçambique no Instituto de Educação a Distância.

João António Dias Júnior, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Mestre em Gestão e Administração Educacional e Licenciado em Serviço Social pela Universidade Católica de Moçambique, docente da disciplina de Sociologia Geral, Psicologia Geral, Didáctica Geral,Metodologias de Investigação Científica e Habilidades de Vida e HIV/SIDA na Universidade Católica de Moçambique no Instituto de Educação a Distância.

Références

AMADO, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. 2.ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

BARDIN, L. (2010). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BERGO, C. A. M. (2011). Conceitos Básicos de Economia. São Paulo: Anbima Editores.

BOAVIDA,J.; DUJO. D. G. Â. (2007). Teoria da Educação Contributos Ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

CARVALHO, J. E. (2009). Metodologia do trabalho científico: «saber fazer» da investigação para dissertações e teses. 2.ed. Lisboa: Escolar Editora.

DINIZ, N. (2015). Análise das demonstrações financeira. Rio de Janeiro: SESES.

EDGAR, M. (2002). Os setes saberes para a educação. São Paulo: Cartaz Editora

GOMEZ, C. A. J.; FREITAS, P. M. O.; CALLEJAS, V. G. (2014). Educação e desenvolvimento comunitário local perspectiva pedagógica e social da sustentabilidade. Porto: Profedições.

MATARAZZO, D. C. (2010). Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas.

MATTOS, P. L. C. L. de. (2005). A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista De Administração Pública, 39(4), 823 - 848.

MOÇAMBIQUE. Lei nº 6/92 de Maio: Sistema Nacional de Educação. Maputo: Imprensa Nacional.

NETO, A. A.; SILVA, C. A T. (2012). Administração do Capital de Giro. 3.ed. São Paulo: Editora Atlas, SA.

PEREIRA DA SILVA, J. (2010). Análise financeira das empresas. 10.ed. São Paulo: Atlas.

PAULO, F. (2019). Direitos Humanos e Educação Libertadora, Gestão Democrática da Educação Publica. São Paulo: Editora Paz e Terra.

SANTOS, L. (2004). Fluxos de Caixa.3.ed. Porto: Vida Económica.

SAMUELSON, P. A.; NORDHAUS, W. D. (2012). Economia, 19.ed. São Paulo: Bookman Editora.

VILELAS, J. (2009). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Silabo.

Téléchargements

Publiée

14-12-2023

Comment citer

Fonseca, J. C., & Júnior, J. A. D. . (2023). Educação e comunicação para os empreendedores: utilidade dos índices financeiros para desenvolvimento sustentável das PMES, no Município do Dondo: Dzidzo uye kutaurirana kwevamabhizinesi: kubatsira kwemari indexes yekusimudzira kwakasimba kweSMES, muMunicipality yeDondo. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 3(Especial II), 574–595. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1374