Estratégia da retenção da rapariga no processo de ensino e aprendizagem: um estudo a partir de uma escola secundária rural no distrito de Nacala-Porto-2021

Nzira yekuchengetedza vasikana mukudzidzisa nekudzidza maitiro: chidzidzo kubva kuchikoro chesekondari chekumaruwa mudunhu re Nacala-Porto-2021

Autores

  • Jorge Caetano Fonseca Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Estratégia, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A escola não é somente um lugar de aprendizagem, é também um lugar de socialização, onde a criança e o jovem aprendem a viver e a desenvolver-se no seio de uma colectividade, que tem como função fundamental favorecer sua inserção social e profissional. O problema da pesquisa surge a questão: Quais são as Estratégias da retenção da rapariga no processo de ensino e aprendizagem. A escolha do tema encontra-se alicerçada em três principais razões: a situação retratada pelo sector da educação a questão da desistência da rapariga da escola continua preocupante instigou-me, por um lado, em perceber as causas dessas desistências para servir de base para um conhecimento no que respeita à educação no geral e da rapariga em particular naquele ponto do estudo e no contexto acadêmico. Metodologia da pesquisa, para este estudo foi utilizado paradigmas interpretativo e o tipo de pesquisa é qualitativa, o método usado foi indutivo, os instrumentos utilizados foram, entrevista semiestruturado, análise documental e observação Este estudo teve 08 participantes. Tivemos como resultado da pesquisa os seguintes: fraca participação da comunidade no processo do ensino e aprendizagem dos seus filhos; o maior número dos desistentes nas escolas é por falta das condições financeiras; fraca divulgação das informações as crianças sobre a importância de escola e sua vantagem de estudar e a fraca divulgação das mensagens no seio da comunidade.

****

Chikoro haisi nzvimbo yekudzidza chete, asi zvakare inzvimbo yekugarisana, uko vana nevechidiki vanodzidza kurarama uye kukura mukati menharaunda, iyo basa guru nderekusimudzira kushamwaridzana kwavo nehunyanzvi. Dambudziko rekutsvagisa rinomutsa mubvunzo: Ndeapi marongero ekuchengetedza vasikana mukudzidzisa nekudzidza. Sarudzo yemusoro wenyaya inoenderana nezvikonzero zvikuru zvitatu zvinoti mamiriro ari kuratidzwa nebazi redzidzo, nyaya yevanasikana kusiira chikoro panzira iri kuramba ichinetsa, zvakandikurudzira, nerimwe divi, kuti ndinzwisise zvikonzero zvinoita kuti vasiire chikoro panzira. inoshanda sehwaro hweruzivo maererano nedzidzo mune zvese uye nevasikana kunyanya panguva iyoyo muchidzidzo uye mumamiriro ezvidzidzo. Nzira yetsvakiridzo, pachidzidzo ichi maparadigms ekupirikira akashandiswa uye mhando yetsvagiridzo ndeyemhando, nzira yakashandiswa yaive inductive, midziyo yakashandiswa yaive semi-structured interviews, ongororo yemagwaro nekucherechedza.Chidzidzo ichi chine vatori vechikamu 08. Takava nemigumisiro inotevera kubva mutsvakurudzo: nharaunda isina simba kutora chikamu mukudzidzisa nekudzidza kwevana vavo; nhamba hurusa yevanosiira chikoro panzira imhaka yokushaikwa kwemamiriro ezvinhu emari; kusafambiswa zvakanaka kweruzivo kuvana nezvekukosha kwechikoro uye mukana wekudzidza uye kusafambiswa zvakanaka kwemashoko munharaunda.

 

Biografia do Autor

Jorge Caetano Fonseca, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutorado em Educação e Comunicação com especialização em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique Delegação de Nampula, Mestre em Administração e Gestão Escolar com especialização em Ciências de Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique Delegação da Beira, Licenciado em Economia e Gestão pelo Instituto Superior de Ciências e Gestão, docente da disciplina de Cálculo Financeiro/ Matemática Financeira, Gestão Financeira, Fundamentos de economia, Organização e Gestão Escolar, Gestão Financeira de Organizações e Projectos, Avaliação da Qualidade em Educação e das Organizações Educativas, Modelos de Administração Escolar, Políticas Educativas e Ensino Superior em Moçambique e Pesquisador na Universidade Católica de Moçambique no Instituto de Educação a Distância.

Referências

Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. 2.ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdos. Lisboa: Edições 70.

Boavida, J.; DUJO. D. G. Â. (2007). Teoria da educação contributos Ibéricos. Coimbra.

Campos, M. de C. (2014). Gestão escolar e docência, 4.ed. São Paulo.

Canário, R. (2005). O que é a Escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto Editora LDA.

Carmo, H.(2014). A educação para a cidadania no Século XXI trilhos de intervenção. Lisboa: Escolar Editora.

Carvalho, J. E.(2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. 2.ed. Lisboa: Escolar Editora.

Costa, R. (2010). Uma educação para a vida, um projecto de educação internacional do SEC.XXI. Lisboa: Caleidoscpio.

Delors, J. (2012). Educação: um tesouro a descobrir. Trad. de José Carlos Eufráuzio. 7.ed. São Paulo: Cortez.

Edgar, M. (2002). Os setes saberes para a educação do futuro. São Paulo: Cartaz Editora.

Estanqueiro, A. (2010). Boas práticas na educação: o papel dos professores. Lisboa: Editorial Presença.

Gomez, C. A. J.; Freitas, P. M. O.; Callejas, V. G. (2014). Educação e desenvolvimento Comunitário Local perspetivo pedagógico e sociais da sustentabilidade. Porto: Profedições.

Mattos, P. L.(2005). A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Revista de Administração Pública, 39(4), p.823-847.

MINEDH (2015). Estratégia de Género do Sector de Educação e Desenvolvimento Humano para o período 2016 – 2020. Maputo: MINEDH.

Monteiro. A. (2006). A participação dos alunos no conselho pedagógico. Tese apresentada à Universidade Aberta, Lisboa.

Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de século.

Paraná. Secretaria de Estado da Educação. (2006). Sociologia. Curitiba: Vozes.

Paro, V. H. (2008). Gestão democrática da escola pública. 3.ed. São Paulo: Editora Ática.

Ramos, C.T.S.; Naranjo, S. E. (2014). Metodologia da Investigação Científica. Lisboa: Escolar Editora.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez Editora.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Fonseca, J. C. (2023). Estratégia da retenção da rapariga no processo de ensino e aprendizagem: um estudo a partir de uma escola secundária rural no distrito de Nacala-Porto-2021: Nzira yekuchengetedza vasikana mukudzidzisa nekudzidza maitiro: chidzidzo kubva kuchikoro chesekondari chekumaruwa mudunhu re Nacala-Porto-2021. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial II), 179–200. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1521