O desenvolvimento do ensino superior em Angola: implicações da diversidade das suas instituições

Kuthatuka ka kufumba cilemu mu Angola: Kussoloka ka yikungamina yenkha nyi yenkha ya ufumbemu cipatu

Auteurs

  • Mbaz Nauege Universidade Lueji A´Nkonde/ Escola Pedagogica da Lunda Norte https://orcid.org/0000-0002-6517-439X
  • Albano Agostinho Eduardo Escola Pedagógica da Lunda Norte

Mots-clés :

Angola, Desenvolvimento, Ensino Superior, Implicações

Résumé

A presente reflexão procura descrever o desenvolvimento do Ensino Superior em Angola, em particular, explica o surgimento e a evolução deste subsistema de ensino. O estudo apresenta uma perspectiva diacrónica, isto é, desde o período colonial, passando pelo período referente à universidade única (Universidade Agostinho Neto), assim como pela expansão desta instituição, a partir de 2009, em outras universidades públicas regionais e privadas. Neste processo, tomamos como referência a Universidade Lueji A’Nkonde cuja descrição se faz essencialmente a partir da perspectiva de evolução dos cursos, corpo docente e de população estudantil. Simultaneamente, apontam-se algumas dimensões deste desenvolvimento associadas às dificuldades que os estudantes enfrentam no ingresso neste nível educativo, nomeadamente a transição e a adaptação académica. Com base no questionamento, Quais são as implicações da diversificação de instituições educativas no desenvolvimento do Ensino Superior em Angola? fez-se uma abordagem de natureza qualitativa e recorrendo à revisão bibliográfica e documental de cujos dados permitiram responder àquela questão. Concluímos que o Ensino Superior atravessa uma fase de expansão, expressa pela diversidade e pela cobertura, cujo impacto se reflecte na evolução dos cursos, aumento e qualificação dos docentes, bem como pela quantificação e qualificação de quadros.

***

Yino soneko ku yina solola uthatwiso wa kutungulula nyi kulujeka ca kufumba nyi malyindjekela mu Angola, nyi nawa, kusemuka nyi ku thatuka ca cipatwilo cino ca kulonguesa. Ayino yina fupha nawa kusolola yikuma yimwe yinene katu ku uputukilo wa kufumba, kutwala ku maximbu a ukungamino wa wikha (Universidade Agostinho Neto) ndo ku kuthatwisa yikungamino yitangu katu ku mwaka 2009, ku kuzazulula yikungamino ya kufumba. Cino ha kusula, cilayi hicapwa kusa ha Universidade Lueji A’Nkonde ngwe cize hi capwa kusolola ha yikuma yina tala kuthatuka ca kulujeka ca longeso, longexi nyi longi nawa. Khexikha yimwe yihanda nawa ya kuthatuka ku yinapu ku cinga nyi yimwe yikwiko ya ku solokako kuli longi ha kutwala ku ndjila co ca ukungamino ndo ha ulite wo. Ha cino, kuna soloka cino cihula, yikha ya kulita nyi kulujeka yikungamino yimwe nyi yikwo ha kuthatuka ca cipatulo ca kufumba muno mu Angola? Ha cino, ca lita nyi mikhwala ya kufupha ca ulemo (qualitativa) nyi ku tanga ca yize te hi yinapu ku soneka ha cino (revisão bibliografica e documental), kwe kuze te hi ya neha kumbululo ku cihula. Há kusulisa cino, yikungamino nyi yipatwilo ya kufumba ku yina palika amwe maximbu a ku zazuluka ha kutakanyisa kufumba ku kutwala kulujeka ca longeso nyi kwokesa nawa longexi ali nyi yinyingi hamwe nawa nyi undji nyi ulemo wa akwa milimo muno mu cifuci cino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mbaz Nauege, Universidade Lueji A´Nkonde/ Escola Pedagogica da Lunda Norte

Doutor em Ciências da Educação, área de especialização de Psicologia da Educação na Universidade do Minho/ Instituto de Educação (Uminho/ IE, Braga / Portugal). Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Análise e Intervenção em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Portugal (FCSH/ UNL). Licenciado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação/Universidade de Lubumbashi «UNILU». Pesquisador em Psicologia de Educação, Estudos em Cognição, Aprendizagem e Desempenho Acadêmica, professor de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Sociologia de Educação, Metodologia de ensino de Educação de Infância, Metodologia de ensino de Língua Francesa, Administração e Gestão Escolar e Intervenção na Comunidade. Professor Associado pela Universidade Lueji A´Nkonde/ Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte.

Albano Agostinho Eduardo, Escola Pedagógica da Lunda Norte

É Docente Assistente pela Escola Pedagógica da Lunda Norte, Investigador do Centro de Estudo e Investigação em Ciências Pedagógicas (CEICP) e Colaborador pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Social da Universidade Lueji Ankonde - CEDES – ULAN e Jornalista Freelancer.

Références

Agostinho Eduardo, A. (2020). A Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e o seu objecto social vs COVID-19. Revista Eletrónica Kulongesa – TES. 3 (E-1): 65-74.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria J. Alvarez, Sara B. dos Santos e Telmo Baptista. Porto: Porto Editora.

Canjimbi, L. (2000). Situação da Educação em Angola: Grandes Centros Urbanos: In Primeira Semana Social Nacional 99: Educação para uma cultura de paz (pp.172-189). Luanda: CEAST

Carvalho, P. (2012). Angola: Estrutura social da sociedade colonial. Revista Angolana de Sociologia, 7(1), 57-69.

Cruz, V. E. (2005). O estatuto do indigenato e a legalização da discriminação na colonização portuguesa. O caso de Angola. Lisboa: Novo Imbondeiro.

Cunha, M. (2010). Trajetórias de Lugares de Formação da Docência universitária. Da perspetiva individual ao espaço institucional. Junqueira & Marim editores. RJ, Brasil.

Decreto Presidencial nº 07/2009 de 12 de Maio. Diário da República nº237/2009 - I Série. Estabelece as Normas Gerais Reguladoras do Subsistema de Ensino Superior. Secretaria de Estado para o Ensino Superior. Luanda.

Decreto Presidencial nº 285/2020 do 29 de Outubro. Diário da República nº 173/2020 – I Série que Estabelece a Reorganização da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior. Secretaria de Estado para o Ensino Superior. Luanda.

Decreto Presidencial nº 32/2020 de 12 de Agosto. Diário da República nº 132/2020 - I Série. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, que altera a lei nº 17/16 de 7 de Outubro. Secretaria de Estado para o Ensino Superior. Luanda.

Gulbenkian, C. (1987). Estudo da Universidade Agostinho Neto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Henderson, L. W. (1990). A Igreja em Angola. Lisboa: Editorial Além-Mar.

Kandingi, A. C. (2016). A expansão do Ensino Superior em Angola. Um estudo sobre impacte das instituições do Ensino Superior Privado.Tese de doutoramento (não publicada). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

MESCTI (2018). Anuário de estatístico do ensino superior. Ministério do ensino superior, ciências, tecnologia e inovação da República de Angola. Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística. Luanda. 5ª ed. Edições MESCTI.

Nauege, M. (2019). Transição, adaptação e Sucesso acadêmico: estudo com alunos do 1º ano do ensino superior em Angola. Editorial Academica Universitaria (Edacun). Universidad de Las Tunas: http://www.edanob.ut.edu.

Nguluve, A. K. (2006). Política Educacional Angolana (1976-2005): Organização, Desenvolvimento e Perspetivas. Dissertação de mestrado não publicada São-Paulo: Universidade de São Paulo.

Paulo, T. G., & Almeida, L. S. (2018). Adaptação dos estudantes ao Ensino Superior em Angola: Análise das suas dificuldades antecipadas. In J.R. Casanova, M. J. Ruiz-Melero, & L. S. Almeida (Eds.), VI Seminário Internacional: Cognição, Aprendizagem e Desempenho. Livro de Atos (pp. 102-109). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho.

Santos, M. (1970). História de ensino em Angola. Edição dos Serviços de Educação. Luanda

Silva, E. A. (2004). O burocrático e o político na administração universitária. Continuidades e rupturas na gestão dos recursos humanos docentes na Universidade Agostinho Neto (Angola). Braga: Universidade do Minho, Centro Investigação em Educação (CIEd).

Silva, E. A. (2012). Universidade Agostinho Neto. Quo vadis? Luanda: Editora Kilombelombe.

Teta, J. S. (2008). Educação superior em Angola, (1991), 30-34. Retieved from htt://www.pucrs.br/edipucrs/cplp/arqivos/teta.pdf.

Zau, F. (2009). Educação em Angola, Novos trilhos para o desenvolvimento. Lisboa: Ed. Universitária.

Téléchargements

Publiée

30-12-2022

Comment citer

Nauege, M., & Eduardo, A. A. . (2022). O desenvolvimento do ensino superior em Angola: implicações da diversidade das suas instituições: Kuthatuka ka kufumba cilemu mu Angola: Kussoloka ka yikungamina yenkha nyi yenkha ya ufumbemu cipatu. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial II), 290–306. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1165