12.O feedback na avaliação dos trabalhos acadêmicos dos alunos no ensino superior em Nampula

Maoni katika tathmini ya kazi za masomo za wanafunzi katika elimu ya juu Nampula.

Auteurs

  • Manuel Sozinho Universidade Católica de Moçambique
  • Mahomed Ibraimo Nazir Universidade Católica de Moçambique
  • Louise Lima Universidade Católica de Moçambique

Mots-clés :

Feedback, Trabalho do aluno, Avaliação, Professores

Résumé

Este relatório de pesquisa qualitativa objetiva analisar o modo como os professores dão o  feedback  na avaliação dos trabalhos acadêmicos dos alunos no ensino superior: o caso da universidade X em Nampula. O modo como os professores praticam o feedback aos trabalhos acadêmicos dos alunos na avaliação é o que constitui problema da presente pesquisa. Tratando-se de uma pesquisa exploratória ela se sustenta pela teoria de base sócio-interacionista, conciliada com a contrastiva. Participaram da pesquisa dezesseis professores, trinta alunos, três membros de direção, um chefe de departamento e três coordenadores de cursos, por meio de entrevistas semiestruturada com perguntas abertas com o objetivo de levar os inquiridos a se exprimirem e discorrer sobre o tema livremente e análise de documentos pessoais, que era para ver as ocorrências em loco. Recorreu-se à análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os principais resultados da pesquisa mostram que alguns entrevistados pensam que o objetivo do feedback é o de apenas atribuir notas para o aluno passar de classe ou reprovar, por conta disso, os professores riscam no trabalho do aluno, circundam, deixam em branco e sobre põem os pontos de interrogações sem texto explicativo ao que não interessa. No entanto, quase maior parte ousou destacar com veemência que o feedback tem como objetivo descrever tudo quanto constitui lacunas ou excessos e que retira a cientificidade e a qualidade desejada ao trabalho do aluno. 

***

Muhtasari: Ripoti hii ya utafiti wa ubora inalenga kuchanganua jinsi maprofesa wanavyotoa maoni katika tathmini ya kazi ya kitaaluma ya wanafunzi katika elimu ya juu: kisa cha chuo kikuu cha X huko Nampula. Namna walimu wanavyofanyia mazoezi mrejesho wa kazi ya kitaaluma ya wanafunzi katika tathmini ndiyo inayojumuisha tatizo la utafiti huu. Kwa vile ni utafiti wa kiuchunguzi, unaungwa mkono na nadharia ya msingi wa mwingiliano wa kijamii, unaopatanishwa na utofautishaji. Maprofesa kumi na sita, wanafunzi thelathini, wajumbe watatu wa bodi, mkuu wa idara na waratibu watatu wa kozi walishiriki katika utafiti, kupitia mahojiano ya nusu muundo na maswali ya wazi kwa lengo la kupata wahojiwa kujieleza na kujadili mada kwa uhuru na uchambuzi wa hati za kibinafsi. , ambayo ilikuwa ni kuona matukio papo hapo. Uchambuzi wa maudhui ulitumika kuchakata data. Matokeo makuu ya utafiti yanaonesha kuwa baadhi ya waliohojiwa wanafikiri kuwa lengo la mrejesho ni kumpa mwanafunzi alama za kufaulu au kufeli, kwa sababu hiyo, walimu huchambua kazi ya mwanafunzi, mduara, kuacha wazi na kumweka juu. alama za kuuliza bila maandishi ya maelezo kwa kile kisichojali. Hata hivyo, karibu wengi wao walithubutu kusisitiza kwa nguvu kwamba lengo la maoni ni kueleza kila kitu ambacho kinajumuisha mapungufu au ziada na kinachoondoa sayansi na ubora unaohitajika wa kazi ya mwanafunzi.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Manuel Sozinho, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa. Mestre em Educação/Ensino de Português. Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa. Licenciado em Ensino de Português. Bacharel em Ensino de Português.  Professor Superior de Metodologia de Comunicação no Departamento de Línguas na Academia Militar “Marechal Samora Machel” (Nampula-Moçambique).

Mahomed Ibraimo Nazir, Universidade Católica de Moçambique

Docente da Universidade Católica de Moçambique, Coordenador do Departamento de Educação, Nampula

Louise Lima, Universidade Católica de Moçambique

Formadora de Professores, Consultora em Educação, Docente no Ensino Superior e Professora de Matemática, é Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) pela Universidade do Porto (UP), é Mestre em Ensino da Matemática (PEMAT) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Licenciada em Matemática também pela UFRJ. Desenvolve trabalho de docência, consultoria e formação nas áreas da autonomia e flexibilidade curricular, metodologias ativas, organização e gestão do trabalho em contexto de inovação pedagógica, didática da matemática e avaliação.

Références

Afonso, N. (2014). Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico.

Lisboa: Fundação Manuel Leão.

Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional.

Porto: Universidade Aberta/Faculdade de Ciências da Educação.

Alves, F.; Formosinho, J. (1992). Contributos para uma outra prática educativa. 2.ed.

Lisboa: Edições ASA.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977].

Correia, L. de M.; Fonseca, P. de V. da. (2008). Dificuldades de aprendizagem

Especificas: contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora.

Estrela, A.; Nóvoa, A. (1999). Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto:

Porto Editora LDA.

Esteves, M. (2007). Formação de professores: das concepções às práticas. In:

Conselho Nacional de Educação (Org.), A educação em Portugal (1986-2006): contributos de investigação. Lisboa: CNE, p. 151-205.

Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: reflectir, agir e transformar. In:

Futuro Congressos e Eventos (Ed.), Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. Curitiba: Futuro Eventos, p. 65-78.

Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e

políticas. Lisboa:Texto Editores.

Fernandes, D. (2007). A avaliação das aprendizagens no Sistema Educativo

Português. Educação e pesquisa. São Paulo, vol.33, nº3, p. 581-600, set./dez.

Fernandes, D. (2008). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias práticas e

políticas. São Paulo: Editora UNESP.

Freire, P. (2009). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

ed. São Paulo: Paz e Terra.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora

Atlas. S. A.

Júnior G. D. G.; Vieira, M. M. F. (2002). Qualidade total e administração hospitalar:

explorando disjunções conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, vol.7, nº2, p.325-334.

Laita, M.S.V. (2015). A universidade em questão. uma leitura do processo de bolonha

no contexto moçambicano. Nampula: Fundação AIS.

Lopes, J.; Silva, H.S. (2012). 50 Técnicas de avaliação formativa. Lisboa: Edições

Técnicas LDA.

Moraes, M. C. (1996). O paradigma educacional emergente: implicações na formação

do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto: Brasília, vol.1, nº70, p. 57-69. abr./jun.

Moçambique. (2009). Lei 27/2009 de 29 de Setembro. Lei do Ensino superior.

Mendes, O. M. (2005). Avaliação no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis.

In: Veiga, Ilma Passos A.; Nave, M. L. de P. (Org.). Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, p. 175-197.

Nóvoa, A. (2002). Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Pacheco, J. A. (1996). A avaliação dos alunos na perspectiva da reforma. 2.ed. Porto: Porto Editora.

Postic, M. (1995). Para uma estratégia pedagógica do sucesso escolar. Porto: Porto

Editora.

Romão, J. F. (1998). Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora.

Ruas, J. (2017). Manual de Metodologias de Investigação: como fazer propostas de

Investigação, Monografias, Dissertações e Teses. Maputo: Escolar editora.

Santos, L.,; Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator

Estruturante. In: Veiga, F. (Coord.). O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa: Climepsi Editores, p. 503-539.

Sozinho, M. (2017). Análise do texto escrito por alunos Universitários: Caso de

estudantes do 1º Ano da Academia Militar “Marechal Samora Machel”, Maputo.

Téléchargements

Publiée

03-10-2022

Comment citer

Sozinho, M., Nazir, M. I., & Lima, L. . (2022). 12.O feedback na avaliação dos trabalhos acadêmicos dos alunos no ensino superior em Nampula: Maoni katika tathmini ya kazi za masomo za wanafunzi katika elimu ya juu Nampula. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial I), 226–244. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1022