12.O feedback na avaliação dos trabalhos acadêmicos dos alunos no ensino superior em Nampula
Maoni katika tathmini ya kazi za masomo za wanafunzi katika elimu ya juu Nampula.
Keywords:
Feedback, Trabalho do aluno, Avaliação, ProfessoresAbstract
Este relatório de pesquisa qualitativa objetiva analisar o modo como os professores dão o feedback na avaliação dos trabalhos acadêmicos dos alunos no ensino superior: o caso da universidade X em Nampula. O modo como os professores praticam o feedback aos trabalhos acadêmicos dos alunos na avaliação é o que constitui problema da presente pesquisa. Tratando-se de uma pesquisa exploratória ela se sustenta pela teoria de base sócio-interacionista, conciliada com a contrastiva. Participaram da pesquisa dezesseis professores, trinta alunos, três membros de direção, um chefe de departamento e três coordenadores de cursos, por meio de entrevistas semiestruturada com perguntas abertas com o objetivo de levar os inquiridos a se exprimirem e discorrer sobre o tema livremente e análise de documentos pessoais, que era para ver as ocorrências em loco. Recorreu-se à análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os principais resultados da pesquisa mostram que alguns entrevistados pensam que o objetivo do feedback é o de apenas atribuir notas para o aluno passar de classe ou reprovar, por conta disso, os professores riscam no trabalho do aluno, circundam, deixam em branco e sobre põem os pontos de interrogações sem texto explicativo ao que não interessa. No entanto, quase maior parte ousou destacar com veemência que o feedback tem como objetivo descrever tudo quanto constitui lacunas ou excessos e que retira a cientificidade e a qualidade desejada ao trabalho do aluno.
***
Muhtasari: Ripoti hii ya utafiti wa ubora inalenga kuchanganua jinsi maprofesa wanavyotoa maoni katika tathmini ya kazi ya kitaaluma ya wanafunzi katika elimu ya juu: kisa cha chuo kikuu cha X huko Nampula. Namna walimu wanavyofanyia mazoezi mrejesho wa kazi ya kitaaluma ya wanafunzi katika tathmini ndiyo inayojumuisha tatizo la utafiti huu. Kwa vile ni utafiti wa kiuchunguzi, unaungwa mkono na nadharia ya msingi wa mwingiliano wa kijamii, unaopatanishwa na utofautishaji. Maprofesa kumi na sita, wanafunzi thelathini, wajumbe watatu wa bodi, mkuu wa idara na waratibu watatu wa kozi walishiriki katika utafiti, kupitia mahojiano ya nusu muundo na maswali ya wazi kwa lengo la kupata wahojiwa kujieleza na kujadili mada kwa uhuru na uchambuzi wa hati za kibinafsi. , ambayo ilikuwa ni kuona matukio papo hapo. Uchambuzi wa maudhui ulitumika kuchakata data. Matokeo makuu ya utafiti yanaonesha kuwa baadhi ya waliohojiwa wanafikiri kuwa lengo la mrejesho ni kumpa mwanafunzi alama za kufaulu au kufeli, kwa sababu hiyo, walimu huchambua kazi ya mwanafunzi, mduara, kuacha wazi na kumweka juu. alama za kuuliza bila maandishi ya maelezo kwa kile kisichojali. Hata hivyo, karibu wengi wao walithubutu kusisitiza kwa nguvu kwamba lengo la maoni ni kueleza kila kitu ambacho kinajumuisha mapungufu au ziada na kinachoondoa sayansi na ubora unaohitajika wa kazi ya mwanafunzi.
Downloads
References
Afonso, N. (2014). Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico.
Lisboa: Fundação Manuel Leão.
Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional.
Porto: Universidade Aberta/Faculdade de Ciências da Educação.
Alves, F.; Formosinho, J. (1992). Contributos para uma outra prática educativa. 2.ed.
Lisboa: Edições ASA.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977].
Correia, L. de M.; Fonseca, P. de V. da. (2008). Dificuldades de aprendizagem
Especificas: contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto Editora.
Estrela, A.; Nóvoa, A. (1999). Avaliação em educação: novas perspectivas. Porto:
Porto Editora LDA.
Esteves, M. (2007). Formação de professores: das concepções às práticas. In:
Conselho Nacional de Educação (Org.), A educação em Portugal (1986-2006): contributos de investigação. Lisboa: CNE, p. 151-205.
Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: reflectir, agir e transformar. In:
Futuro Congressos e Eventos (Ed.), Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. Curitiba: Futuro Eventos, p. 65-78.
Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e
políticas. Lisboa:Texto Editores.
Fernandes, D. (2007). A avaliação das aprendizagens no Sistema Educativo
Português. Educação e pesquisa. São Paulo, vol.33, nº3, p. 581-600, set./dez.
Fernandes, D. (2008). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias práticas e
políticas. São Paulo: Editora UNESP.
Freire, P. (2009). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
ed. São Paulo: Paz e Terra.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora
Atlas. S. A.
Júnior G. D. G.; Vieira, M. M. F. (2002). Qualidade total e administração hospitalar:
explorando disjunções conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, vol.7, nº2, p.325-334.
Laita, M.S.V. (2015). A universidade em questão. uma leitura do processo de bolonha
no contexto moçambicano. Nampula: Fundação AIS.
Lopes, J.; Silva, H.S. (2012). 50 Técnicas de avaliação formativa. Lisboa: Edições
Técnicas LDA.
Moraes, M. C. (1996). O paradigma educacional emergente: implicações na formação
do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto: Brasília, vol.1, nº70, p. 57-69. abr./jun.
Moçambique. (2009). Lei 27/2009 de 29 de Setembro. Lei do Ensino superior.
Mendes, O. M. (2005). Avaliação no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis.
In: Veiga, Ilma Passos A.; Nave, M. L. de P. (Org.). Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, p. 175-197.
Nóvoa, A. (2002). Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Lisboa. Lisboa.
Pacheco, J. A. (1996). A avaliação dos alunos na perspectiva da reforma. 2.ed. Porto: Porto Editora.
Postic, M. (1995). Para uma estratégia pedagógica do sucesso escolar. Porto: Porto
Editora.
Romão, J. F. (1998). Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 7.ed. São Paulo: Cortez Editora.
Ruas, J. (2017). Manual de Metodologias de Investigação: como fazer propostas de
Investigação, Monografias, Dissertações e Teses. Maputo: Escolar editora.
Santos, L.,; Pinto, J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: A avaliação como Fator
Estruturante. In: Veiga, F. (Coord.). O Ensino como fator de envolvimento numa escola para todos. Lisboa: Climepsi Editores, p. 503-539.
Sozinho, M. (2017). Análise do texto escrito por alunos Universitários: Caso de
estudantes do 1º Ano da Academia Militar “Marechal Samora Machel”, Maputo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).