Globalização e desenvolvimento sustentável do docente

Globalization and sustainable development of teachers

Autores/as

Palabras clave:

Globalização, Desenvolvimento Sustentável, Docente

Resumen

A globalização é vista como motor que proporciona o desenvolvimento económico, graças a interação entre várias Nações a fim de reduzir as desigualdades internacionais (Stiglitz, 2002). Na lógica desta afirmação, se questiona, como é que a globalização contribui no desenvolvimento sustentável do docente? No passado recente bastava ao docente ter conhecimento, dominar as metodologias e técnicas de ensino, saber transmitir os conteúdos, mas hoje em dia quem não se lança ao mundo das tecnologias digitais, frutos da globalização, periga a sua docência. É neste contexto que este artigo é intitulado: globalização e desenvolvimento sustentável do docente, com a única finalidade de compreender como é que a globalização contribui para o desenvolvimento sustentável do docente. Especificamente procura explicar o termo globalização e sua relação com desenvolvimento sustentável; descrever os impactos da globalização na profissão docente e por fim apresentar os prós e contra da globalização no desenvolvimento sustentável do docente. Esta pesquisa quanto abordagem é qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva. Quanto a natureza é básica e quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfico e documental. As possíveis conclusões mostram que o desenvolvimento sustentável do docente acontece não simplesmente pelas exigências globais, mas sim pelo esforço individual empreendido na autoformarão e reflexão crítica do ser docente que permite responder quotidianamente aos apelos atuais da sua profissão.

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Globalization is seen as an engine that provides economic development, thanks to the interaction between several Nations in order to reduce international inequalities. (Stiglitz, 2002). In the logic of this statement, it is questioned how globalization contributes to the sustainable development of teachers. In the recent past, it was enough for the teacher to have knowledge, to master the methodologies and teaching techniques, to know how to transmit the contents, but nowadays those who do not enter the world of digital technologies, fruits of globalization, are in danger of their teaching. It is in this context that this article is entitled: globalization and professional development of teachers, with the sole purpose of understanding how globalization contributes to the sustainable development of teachers. Specifically, it seeks to explain the term globalization and its relationship with sustainable development; describe the impacts of globalization on the teaching profession and finally present the pros and cons of globalization in the sustainable development of teachers. This research is qualitative in approach, descriptive in terms of objectives and bibliographic and documental in terms of technical procedures. The possible conclusions show that the sustainable development of the teacher does not happen simply because of global demands, but because of the individual effort made in de self-training and critical reflection of the teacher; which makes it possible to respond on a daily basis to the current calls of their profession.

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Biografía del autor/a

Palvina Manuel Nhambi , Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

 Fazenda Da Esperança, Instituto De Educação À Distância-IED, Igreja Católica-Comissão Episcopal de Justiça e Paz, Igreja Católica-Diocese de Tete, Universidade Católica de Moçambique, Universidade Católica de Moçambique-UCM.

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Publicado

12-11-2024

Cómo citar

Nhambi , P. M. . . (2024). Globalização e desenvolvimento sustentável do docente: Globalization and sustainable development of teachers. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(Especial II), 489–503. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1999