Formação de Nomes Geográficos do Gitonga - Moçambique

Autores/as

  • Paulino Baptista Rafael Bata Instituto de Nomes Geográficos de Moçambique -Moçambique

Palabras clave:

Nome Geográfico, Morfologia, Morfema de Locativização

Resumen

O presente trabalho estuda a formação de nomes geográficos do Gitonga, uma língua falada em Moçambique, na província de Inhambane, nos distritos de Inhambane, Maxixe, Morrumbene e Jangamo por aproximadamente 227. 256 pessoas com mais de cinco anos de idade (INE, 2017). O estudo irá analisar os processos morfológicos dos nomes geográficos, descrevendo os constituintes morfológicos dos nomes geográficos de Gitonga. Os dados para esta investigação foram recolhidos nas cidades de Inhambane e Maxixe e distritos de Jangamo e Morrumbene, na província de Inhambane. Foram entrevistados 34 informantes, sendo 32 do sexo masculino de idades, compreendidas entre 42 a 88 anos e 2 informantes do sexo feminino com idades entre 58 e 65 anos. Nesta pesquisa concluímos que os nomes geográficos do Gitonga são formados com base da afixação de um morfema de locativização num nome. Os nomes que possuem o morfema de locativização subdividem-se em dois grupos, a saber: nomes com morfema de locativização -ini, geralmente derivados de antropónimos e coisas, exemplo, (Tsamboni, Batweni) e nomes com o morfema de locativização -tunu derivados de nomes de árvores, exemplo (Gitambatunu). No entanto, existem nomes geográficos com morfema de locativização zero (Ø) geralmente, são aqueles inicialmente atribuídos numa outra língua, exemplo (Matshitshi, Gikuki) e de antropónimos com o morfema aumentativo (nya-), geralmente, nomes de mulheres, exemplo (Tofo, Mwele).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulino Baptista Rafael Bata, Instituto de Nomes Geográficos de Moçambique -Moçambique

Mestre em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane, Director de Serviços Centrais de Estudos e Divulgação – INGEMO, Consultor na produção de materiais em língua Tonga (Gitonga)

Publicado

15-09-2024

Cómo citar

Bata, P. B. R. . (2024). Formação de Nomes Geográficos do Gitonga - Moçambique. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(Especial I), 259–276. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1852