Avaliação escolar afundada na prova e a aprendizagem integral em Angola: teorias, práticas e desafios

Lutonto lwa ndongoko ya masono ya kolesela mulufimpo ye ndongokelo ya mpwena mu Angola: madika ye kinya

Autores/as

  • Faustino Moma Tchipesse Universidade Agostinho Neto -Angola
  • Manuel Afonso Escola Superior Técnica de Ciências do Desporto - Angola

Palabras clave:

Avaliação, Prova, Aprendizagem Integral

Resumen

Este artigo sobre avaliação afundada na prova, de natureza qualitativa, alicerça-se no estudo bibliográfico e documental com o objetivo de contribuir para a promoção de um debate sustentado em teorias sócio-construtivistas e, com isso analisar os indicadores que estão na base dos instrumentos da avaliação escolar utilizados em Angola, afundarem-se na prova e asfixiar pedagogicamente a aprendizagem integral dos sujeitos aprendentes. Faz análises descritivas de práticas avaliativas angolanas centrando-se na prova enquanto instrumento mais valorizado no modelo de educação formal vigente. Através dela, a maioria dos sistemas educacionais, coleta as evidências sobre a qualidade da aprendizagem integral. As evidências captadas, a partir dos enunciados analisados, demostram que ela, sobretudo quando é escrita, privilegia a dimensão cognitiva em detrimento das outras. Diante disso, concluiu-se que a utilização da prova para se aferir a qualidade da aprendizagem que se quer integral é um desperdício de oportunidades favoráveis à construção de uma sociedade desejável por todos e afunda a avaliação. Sendo por isso, um dos desafios a vencer.

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E sono kyaki kitavovela mambu  mandongoko ya masono mulufimpu lwa nzaylu muvaana lununguluku lwasingama ye lwakumama mumadika ma kintwadi kya ntungisilu. E zayi wawu una watadilwa mum’baku ye m’vovo myami mikoleswa mun’kanda mina myasonekwa kwa alongoki ye nfyongonesa ya mpwena ya mpangilu ya lutonto mwamu nsi ya Ngola. E sono kyaki kyantika mutoma zaya vo lutonto yi sadilu kina m’funu mun’tangisilu muzinzo zamalongi mwamu nsyetu, dilenda kala vo ekuma atangisi atoma kalanga ye lukwikilu musadilu kyaki ye kikubavaana ludi kyampwena muna tala mambu malulongoko lwa mpwena. Kansi mambu masonganga vo lutonto kesungula ko lwa sono luvanga lawu yevo wete mutezo kya mbaka ya nzayilu ye mpodeselo ya mpila zan’kaka (kintwady kya ndyatisi, kintwadi kya zola, kintwadi kya zayi wa ndinga) idyano vo, muna fokola tuvovele vo e mvangilu ya lutonto mukuma kya teza ndandu za mpwena zalulongoko, kazibebesanga kaka lutonto ko, kansi zivaananga m’fwilu wa mpwena ye zayi wa kyeleka uvaananga ndongoko amvimba munzo ya masono ye bundumunanga e n’tungilu ya kintwadi kya luvumamu.

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Biografía del autor/a

Faustino Moma Tchipesse, Universidade Agostinho Neto -Angola

Mestre em ciências da Educação, com foco de pesquisa em Administração e Gestão Escolar pela universidade de Desarrolo Sutentable-UDS- Assunção/Paraguai. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Católica de Angola (UCAN)- Instituto Superior Dom Bosco (ISDB). Especialista em Administração, Gestão de Qualidade Pedagógica (AGQP), pela Universidade de Ciências Pedagógicas-UCP. Graduado em elaboração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento (CEPID), pela Universidade Agostinho Neto-UAN. Instituto Superior Politécnico Nelson Mandela-ISPNM, Angola.

Manuel Afonso, Escola Superior Técnica de Ciências do Desporto - Angola

Docente da Escola Superior Técnica de Ciências do Desporto -Angola

Citas

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Publicado

08-09-2024

Cómo citar

Tchipesse, F. M., & Afonso, M. . (2024). Avaliação escolar afundada na prova e a aprendizagem integral em Angola: teorias, práticas e desafios: Lutonto lwa ndongoko ya masono ya kolesela mulufimpo ye ndongokelo ya mpwena mu Angola: madika ye kinya. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(2), 138–156. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1652

Número

Sección

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações