Fatores que afetam negativamente os estudantes do 3.º ano do curso de Química na resolução de exercícios das propriedades coligativas
Mambo ambayo huathiri vibaya wanafunzi wa mwaka wa 3 wa kemia wakati wa kutatua mazoezi ya mali ya mgongano
Palabras clave:
Propriedades Coligativas, Resolução, Exercícios, QuimicaResumen
O presente artigo refere-se aos “Fatores que afetam negativamente os estudantes do 3.º ano do curso de Química na resolução de exercícios das propriedades coligativas. Elaborou-se o seguinte problema científico: como contribuir para colmatar os fatores que afetam negativamente os estudantes do 3.º ano do Curso de Química na resolução de exercícios das propriedades coligativas? contou com o seguinte objetivo: compreender os fatores que afetam negativamente os estudantes do 3.º ano do curso de química na resolução de exercícios das propriedades coligativas. O diagnóstico feito permitiu detectar debilidades e com isto, elaborar as hipóteses e variáveis, sendo elas dependente e independentes. Assim, o presente estudo vai proporcionar e demostrar os passos mais adequados para facilitar e melhorar a compreensão e assegurar a aprendizagem significativa das quatro (4) propriedades coligativas. Deste modo, para o desenvolvimento do presente estudo, foram empregues métodos que n o nosso entender se adequaram a investigação, dentre estes destacamos: métodos do nível teórico, empírico, estatístico-matemáticos e outras técnicas de recolha de dados aceites num determinado trabalho de investigação. A partir dos pressupostos mencionados e a aplicação de métodos e técnicas foi possível detectar os principais fatores que estão na base deste desiderato, sendo: a maneira tradicional como ocorre o processo de ensino e aprendizagem por parte de alguns professores, a falta de inovação periódica e a aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação, o ensino feito com a transmissão direta dos conteúdos e fórmulas como a memorização de símbolos e compostos químicos, a falta de contextualização das matérias, ausências constantes por parte dos estudantes, falta de interesse, problemas básicos de cálculo fruto da má formação nas classes anteriores, insuficiente tempo atribuído a disciplina de Química.
****
Nakala hii inarejelea "Mambo ambayo huathiri vibaya wanafunzi wa kemia wa mwaka wa 3 wakati wa kutatua mazoezi ya sifa za mgongano. Tatizo la kisayansi lifuatalo lilifafanuliwa: jinsi ya kuchangia kushinda mambo ambayo yanaathiri vibaya wanafunzi wa kemia wa mwaka wa 3 wakati wa kutatua mazoezi juu ya mali ya mgongano? lilikuwa na lengo lifuatalo: kuelewa mambo ambayo yanaathiri vibaya wanafunzi wa mwaka wa 3 wa kemia wakati wa kutatua mazoezi ya sifa za mgongano. Uchunguzi uliofanywa uliruhusu ugunduzi wa udhaifu na kwa hili, ufafanuzi wa hypotheses na vigezo, ambavyo vinategemea na kujitegemea. Kwa hivyo, utafiti huu utatoa na kuonyesha hatua zinazofaa zaidi za kuwezesha na kuboresha uelewaji na kuhakikisha kujifunza kwa maana kwa sifa nne (4) za mgongano. Kwa hivyo, kwa maendeleo ya utafiti huu, mbinu zilitumika ambazo, kwa maoni yetu, zilifaa kwa uchunguzi, kati ya hizo tunaangazia: mbinu za kinadharia, kijaribio, takwimu-hisabati na mbinu nyinginezo za kukusanya data zilizokubaliwa katika kazi fulani ya utafiti. Kulingana na mawazo yaliyotajwa hapo juu na utumiaji wa mbinu na mbinu, iliwezekana kugundua sababu kuu zinazosababisha lengo hili, ambayo ni: njia ya jadi ambayo mchakato wa ufundishaji na ujifunzaji hufanyika kwa baadhi ya walimu, ukosefu wa mara kwa mara. uvumbuzi na utumiaji wa teknolojia mpya za habari na mawasiliano, ufundishaji unaofanywa na upitishaji wa moja kwa moja wa yaliyomo na fomula kama vile kukariri alama na misombo ya kemikali, ukosefu wa muktadha wa masomo, kutokuwepo kwa wanafunzi kila wakati, ukosefu wa riba. , matatizo ya msingi ya calculus kutokana na mafunzo duni katika madarasa ya awali, muda usiotosha uliotengwa kwa somo la kemia.
Descargas
Citas
Atkins, P. e de Paula, J. Físico-química. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
Bassi, A. B. (2005). Quantidade de Substâncias: Liberdade para aprender. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química: Chemkeys.
Braga, P. J. (2021). Esquema ilustrativo das Propriedades coligativas. São paulo: Brasil Escola.
Chassot, A. para que(m) é útil o ensino? alternativas para um ensino de química mais crítico. Canoas, ULBRA, 1995.
Creswell, J. (1998). Qualitative inquiry and research design:Choosing among five tradicions.Thousand Oaks. California: Save Publications.
Dias, D. L. (2024). O que é a tonoscopia. Portugal.
Fogaça, J. (2019). Estratégias-ensino/aprendizagem-Crioscopia. Brasil: Brasil Escola.
Gonçalves, J. (2009). Propriedades Coligativas. Porto: Casa das Ciências.
Lima, L. S. (2014). Propriedades Coligativas. Porto: Departamento de Bioquímica da faculdade de ciências da Universidade do Porto.
Lima, L. S. (2014). Propriedades Coligativas. Faculdade de Ciências da universidade do Porto: Revista de Ciências Elementar.
Novais, S. A. (2023). Propriedades coligativas. Rio de Janeiro/Universidade Fluminense: Brasil Escola.
Pedrolo, C. (2013). Propriedades coligativas. Centro Universitário Franciscano: InfoEscola.
Santos et al. Determinação da massa molar por crioscopia: tercbutanol, um solvente extremamente adequado. 2002.
Vaz, F. (2020). Propriedades Coligativas. Instituto Superior Técnico de Lisboa: Portugal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).