Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na Escola do ensino Primário Dundo Central no Município no Chitato, Lunda-Norte
Insucesso kikola kina kikaka processu malongi ye lulongoko: estudo vanga ma ku escolar a longi primário Dundo kati kua nsika kina kikala município a Chitato, Lunda-Norte
Palavras-chave:
Insucesso Escolar, Ensino e Aprendizagem, Ensino PrimárioResumo
O presente artigo com o título: “Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na escola do ensino primário do Dundo Central no Município do Chitato/Lunda-Norte” é resultado de um estudo feita com principal objetivo de compreender os principais fatores que estão na base do insucesso escolar na referida instituição de ensino e fazer abordagens, elaborar sugestões e encontrar possíveis soluções da problemática em estudo. Assim sendo, o presente estudo, é de fato de natureza descrita, tendo e em conta várias variáveis, quer sejam qualitativos e quantitativos. Foi possível encontrar estas variáveis devido a aplicação de inquéritos por questionários aos pais e encarregados de educação, aos professores, aos representantes dos sindicatos e aos gestores escolares. De modo a obter êxitos deste estudo, utilizou-se métodos como a observação, a descrição, indução-dedução e a revisão documental. Entretanto, os resultados demonstraram claramente os principais fatores que condicionam negativamente no processo de ensino e aprendizagem deste subsistema de ensino. Assim, com os resultados obtidos, elaborou-se um conjunto de sugestões às entidades de direito e outros intervenientes sociais, preocupados com as questões viradas a educação, no sentido de ver minimizada o insucesso escolar na referida instituição de ensino público no Município do Chitato.
****
e presente artigo ye e tédila: “insucesso escolar kina ki kala processo ma longi ye lulongoko: estudo vangama ku nzo a lulongoko a longi primário a dundo kati kua nsika kina ki kala município a chitato/lunda-norte” kena resultado ma mosi estudo feita ye principal objectivo ma vita aki principais factores ka luna ku base a insucesso escolar ku referida instituição ma longi ye vanga abordagens, elaborar sugestões ye solola possíveis soluções a problemático mu estudo. I wau sendo, e presente estudo, kena ma facto ma natureza descritva, tendo ye mu conta várias variáveis, zolele lu kala qualitativos ye quantitativos. Wa yenda possível solola estas variáveis devido kwa aplicação ma inquéritos mu questionários aos nsi ye encarregados ma educação, aos professores, aos representantes ma sindicatos ye aos gestores escolares. Ma modo kwa obter êxitos deste estudo, utilizou-se nzila a vangila aweyi kwa observação, kwa descrição, indução-dedução ye kwa ntangululu documental. Muna kolo kyaki, aki resultados demostraram claramente aki principais factores ka condicionam negativamente kina ki kala processo ma longi ye lulongoko deste subsistema ma longi. I wau, ye aki resultados obtidos, elaborou-se mosi conjunto ma sugestões às entidades ma direito ye ma n'kaka intervenientes sociais, preocupados ye aki questões viradas kwa educação, kina ki kala sentido ma mona minimizada e insucesso escolar ku referida instituição ma longi público kina ki kala município a chitato.
Downloads
Referências
Aquino J, G. (1997). Erro e fracasso na escola. São Paulo: Summus.
Bossa, N. (2002). Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas.
Formosinho, J. (1987). A influência dos factores sociais: o insucesso escolar em questão. A área de análise social e organizacional da educação. Braga: Universidade de Minho. p.23-27.
Fonseca, D. (2008). Dificuldades de aprendizagem abordagem neuropsicológicas e psicopedagógica ao insucesso escolar. Lisboa: Ancora.
Jomar, S. v., Garcia, L. d., & Silva, J. C. (2015). O fracasso escolar e o processo de ensino-aprendizagem: Múltiplos olhares. Brasil: Campinas.
Martins, H. S. (2017). Insucesso escolar, prevênção e intervenção educativa: pré escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Porto: Paula Frassinetti.
Rangel, A. A. (1994). Insucesso escolar. Lisboa: Piajet.
Silva, F.T.. (2011). O insucesso escolar. Lisboa:[s.l.].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).