Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na Escola do ensino Primário Dundo Central no Município no Chitato, Lunda-Norte

Insucesso kikola kina kikaka processu malongi ye lulongoko: estudo vanga ma ku escolar a longi primário Dundo kati kua nsika kina kikala município a Chitato, Lunda-Norte

Autores/as

  • Osvaldo Guilherme da Cunha Escola Pedagógica da Lunda-Norte - Angola

Palabras clave:

Insucesso Escolar, Ensino e Aprendizagem, Ensino Primário

Resumen

O presente artigo com o título: “Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na escola do ensino primário do Dundo Central no Município do Chitato/Lunda-Norte” é resultado de um estudo feita com principal objetivo de compreender os principais fatores que estão na base do insucesso escolar na referida instituição de ensino e fazer abordagens, elaborar sugestões e encontrar possíveis soluções da problemática em estudo. Assim sendo, o presente estudo, é de fato de natureza descrita, tendo e em conta várias variáveis, quer sejam qualitativos e quantitativos. Foi possível encontrar estas variáveis devido a aplicação de inquéritos por questionários aos pais e encarregados de educação, aos professores, aos representantes dos sindicatos e aos gestores escolares. De modo a obter êxitos deste estudo, utilizou-se métodos como a observação, a descrição, indução-dedução e a revisão documental. Entretanto, os resultados demonstraram claramente os principais fatores que condicionam negativamente no processo de ensino e aprendizagem deste subsistema de ensino. Assim, com os resultados obtidos, elaborou-se um conjunto de sugestões às entidades de direito e outros intervenientes sociais, preocupados com as questões viradas a educação, no sentido de ver minimizada o insucesso escolar na referida instituição de ensino público no Município do Chitato.

****

e presente artigo ye e tédila: “insucesso escolar kina ki kala processo ma longi ye lulongoko: estudo vangama ku nzo a lulongoko a longi primário a dundo kati kua nsika kina ki kala município a chitato/lunda-norte” kena resultado ma mosi estudo feita ye principal objectivo ma vita aki principais factores ka luna ku base a insucesso escolar ku referida instituição ma longi ye vanga abordagens, elaborar sugestões ye solola possíveis soluções a problemático mu estudo.  I wau sendo, e presente estudo, kena ma facto ma natureza descritva, tendo ye mu conta várias variáveis, zolele lu kala qualitativos ye quantitativos.  Wa yenda possível solola estas variáveis devido kwa aplicação ma inquéritos mu questionários aos nsi ye encarregados ma educação, aos professores, aos representantes ma sindicatos ye aos gestores escolares.  Ma modo kwa obter êxitos deste estudo, utilizou-se nzila a vangila aweyi kwa observação, kwa descrição, indução-dedução ye kwa ntangululu documental.  Muna kolo kyaki, aki resultados demostraram claramente aki principais factores ka condicionam negativamente kina ki kala processo ma longi ye lulongoko deste subsistema ma longi.  I wau, ye aki resultados obtidos, elaborou-se mosi conjunto ma sugestões às entidades ma direito ye ma n'kaka intervenientes sociais, preocupados ye aki questões viradas kwa educação, kina ki kala sentido ma mona minimizada e insucesso escolar ku referida instituição ma longi público kina ki kala município a chitato.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osvaldo Guilherme da Cunha, Escola Pedagógica da Lunda-Norte - Angola

Licenciado em Química, é docente do Ministério do Ensino Superior, da Escola Pedagógica Lunda -Norte Departamento de Ensino e Investigação de Química. Docente das disciplinas de Química, Física I e II, Química analítica e Didáctica Geral. Foi atuante no Ministério da Educação leccionando as disciplinas de Matemática e Química e coordenador da comissão disciplinar e avaliador de desempenho dos agentes da educação.

Citas

Aquino J, G. (1997). Erro e fracasso na escola. São Paulo: Summus.

Bossa, N. (2002). Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas.

Formosinho, J. (1987). A influência dos factores sociais: o insucesso escolar em questão. A área de análise social e organizacional da educação. Braga: Universidade de Minho. p.23-27.

Fonseca, D. (2008). Dificuldades de aprendizagem abordagem neuropsicológicas e psicopedagógica ao insucesso escolar. Lisboa: Ancora.

Jomar, S. v., Garcia, L. d., & Silva, J. C. (2015). O fracasso escolar e o processo de ensino-aprendizagem: Múltiplos olhares. Brasil: Campinas.

Martins, H. S. (2017). Insucesso escolar, prevênção e intervenção educativa: pré escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Porto: Paula Frassinetti.

Rangel, A. A. (1994). Insucesso escolar. Lisboa: Piajet.

Silva, F.T.. (2011). O insucesso escolar. Lisboa:[s.l.].

Publicado

14-12-2023

Cómo citar

da Cunha, O. G. (2023). Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na Escola do ensino Primário Dundo Central no Município no Chitato, Lunda-Norte: Insucesso kikola kina kikaka processu malongi ye lulongoko: estudo vanga ma ku escolar a longi primário Dundo kati kua nsika kina kikala município a Chitato, Lunda-Norte. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 3(Especial II), 134–149. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1409