Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na Escola do ensino Primário Dundo Central no Município no Chitato, Lunda-Norte
Insucesso kikola kina kikaka processu malongi ye lulongoko: estudo vanga ma ku escolar a longi primário Dundo kati kua nsika kina kikala município a Chitato, Lunda-Norte
Keywords:
Insucesso Escolar, Ensino e Aprendizagem, Ensino PrimárioAbstract
O presente artigo com o título: “Insucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem: estudo feito na escola do ensino primário do Dundo Central no Município do Chitato/Lunda-Norte” é resultado de um estudo feita com principal objetivo de compreender os principais fatores que estão na base do insucesso escolar na referida instituição de ensino e fazer abordagens, elaborar sugestões e encontrar possíveis soluções da problemática em estudo. Assim sendo, o presente estudo, é de fato de natureza descrita, tendo e em conta várias variáveis, quer sejam qualitativos e quantitativos. Foi possível encontrar estas variáveis devido a aplicação de inquéritos por questionários aos pais e encarregados de educação, aos professores, aos representantes dos sindicatos e aos gestores escolares. De modo a obter êxitos deste estudo, utilizou-se métodos como a observação, a descrição, indução-dedução e a revisão documental. Entretanto, os resultados demonstraram claramente os principais fatores que condicionam negativamente no processo de ensino e aprendizagem deste subsistema de ensino. Assim, com os resultados obtidos, elaborou-se um conjunto de sugestões às entidades de direito e outros intervenientes sociais, preocupados com as questões viradas a educação, no sentido de ver minimizada o insucesso escolar na referida instituição de ensino público no Município do Chitato.
****
e presente artigo ye e tédila: “insucesso escolar kina ki kala processo ma longi ye lulongoko: estudo vangama ku nzo a lulongoko a longi primário a dundo kati kua nsika kina ki kala município a chitato/lunda-norte” kena resultado ma mosi estudo feita ye principal objectivo ma vita aki principais factores ka luna ku base a insucesso escolar ku referida instituição ma longi ye vanga abordagens, elaborar sugestões ye solola possíveis soluções a problemático mu estudo. I wau sendo, e presente estudo, kena ma facto ma natureza descritva, tendo ye mu conta várias variáveis, zolele lu kala qualitativos ye quantitativos. Wa yenda possível solola estas variáveis devido kwa aplicação ma inquéritos mu questionários aos nsi ye encarregados ma educação, aos professores, aos representantes ma sindicatos ye aos gestores escolares. Ma modo kwa obter êxitos deste estudo, utilizou-se nzila a vangila aweyi kwa observação, kwa descrição, indução-dedução ye kwa ntangululu documental. Muna kolo kyaki, aki resultados demostraram claramente aki principais factores ka condicionam negativamente kina ki kala processo ma longi ye lulongoko deste subsistema ma longi. I wau, ye aki resultados obtidos, elaborou-se mosi conjunto ma sugestões às entidades ma direito ye ma n'kaka intervenientes sociais, preocupados ye aki questões viradas kwa educação, kina ki kala sentido ma mona minimizada e insucesso escolar ku referida instituição ma longi público kina ki kala município a chitato.
Downloads
References
Aquino J, G. (1997). Erro e fracasso na escola. São Paulo: Summus.
Bossa, N. (2002). Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas.
Formosinho, J. (1987). A influência dos factores sociais: o insucesso escolar em questão. A área de análise social e organizacional da educação. Braga: Universidade de Minho. p.23-27.
Fonseca, D. (2008). Dificuldades de aprendizagem abordagem neuropsicológicas e psicopedagógica ao insucesso escolar. Lisboa: Ancora.
Jomar, S. v., Garcia, L. d., & Silva, J. C. (2015). O fracasso escolar e o processo de ensino-aprendizagem: Múltiplos olhares. Brasil: Campinas.
Martins, H. S. (2017). Insucesso escolar, prevênção e intervenção educativa: pré escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Porto: Paula Frassinetti.
Rangel, A. A. (1994). Insucesso escolar. Lisboa: Piajet.
Silva, F.T.. (2011). O insucesso escolar. Lisboa:[s.l.].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).