Experiência de supervisão de estágio pedagógico na formação inicial de professores em Luanda
M´samu nkubumunu muna “nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”
Palabras clave:
Relatório de supervisão, Supervisão pedagógica, Formação de professoresResumen
Este trabalho consiste na elaboração do relatório final de estágio pedagógico, que foi realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. O estágio foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Formação de Quadros, que ocorreu no Magistério Mutu-Ya-Kevela, entre os meses de Novembro de 2021 e Abril de 2022, cujo objetivo foi o de supervisionar de 4 a 6 estudantes estagiários da turma do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa – Edição 2021-2022, no intuito de os levar a integrarem-se na vida profissional de forma progressiva e orientada. O trabalho até aqui desenvolvido permitiu-nos concluir que a supervisão e orientação da prática pedagógica é uma atividade necessária, visto que auxilia o futuro professor a integrar-se na prática pedagógica, tornando-se, assim, num profissional reflexivo e aberto à inovação.
***
Isalu benyaci cizili muna nsulikisu m´samu nkubumunu muna “Nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”, ibeeli kuna Magistério Mutu-Ya-Kevela – Luanda, muna zi ngoonde zi kuntuka lusongo mu nvu 2021 ay Ndoolo Nkazi mu 2022, muna vungu ci Ndyasulu Nsi muna Ndongusulu Ibangu lyela. Iswisi ci m´cinza ci nkubumunu benyai ci sunguemene muna ono wilongukwa ku kenguilila bana m´longoso ba ná (4) voti baba sambwanu (6) muna Nkonga nvú usiinu mu ulongukwa ku ndongusulu ntonunu imi m´longusu, muna mayindu bana m´longoso ba kota muna ziingu ci isalu muna mpila ndyatusulu ay ndonzukulu. Isalu benyaci civangimisi ate avava, civangizi befu zaaba ti nkengululu ai nsulikisu m’samu nkubumunu muna isangala ci ndongusulu isafu ci fwenengene, muna tala ti isazi ci yunduka ay uwala malyela, unsalisanga unkaka, muna nkengululu, ununga, ukala buna, isazi ci lebakana ay ci kubana muna bimoona.
Descargas
Citas
Alarcão, I., & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.
Brandão, A., Monteiro, E., & Costa, F. (2014). TPC: da tortura para crianças ao tempo para criar. In: Vieira, F. Re-conhecendo e transformando a pedagogia: histórias de superVisão. SantoTirso: De Facto Editores, p. 51-88.
Buca, J. (2018). Gramática no texto: interacção texto-gramática nas aulas de português em contexto multilingue. Covilhã: Editora Templários.
Dias, A. (2012). Relatório de estágio profissional (relatório apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus.
Flávia, V., & Maria, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho do docente - para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Ministério da Educação - Conselho Científico para Avaliação de Professores.
Gaspar, M. (2019). Supervisão em contextos de educação e formação. Concepções, práticas e possibilidades. Gaia: Fundação Manuel Leão.
Mesquita, M. (2004). A renovação na formação de professores em necessidades educativas especiais. Castelo Branco: Educare/ Educere 16, 95-114.
República de Angola. (2019). Decreto executivo conjunto n.º 03/19, de 23 de Janeiro. Luanda: Assembleia Nacional.
República de Angola. (2020). Decreto executivo n.º 98/20, de 3 de Março. Luanda: Assembleia Nacional.
República de Angola. (2020). Decreto presidencial n.º 273/20, de 21 de Outubro. Luanda: Assembleia Nacional.
República de Angola. (2021). Decreto executivo n.º 171/21, de 6 de Julho. Luanda: Assembleia Nacional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).