Experiência de supervisão de estágio pedagógico na formação inicial de professores em Luanda

M´samu nkubumunu muna “nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”

Authors

  • Tomé Arlindo Sungo Sábala Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Keywords:

Relatório de supervisão, Supervisão pedagógica, Formação de professores

Abstract

This work results from the final internship report on “Methodology for Teaching the Portuguese Language in Secondary Education”, which took place at Magistério Mutu-Ya-Kevela - Luanda, between November 2021 and April 2022, within the scope of the National Staff Training Program. The main objective of this internship was for the master's student to supervise 4 to 6 trainee students from a final year class of an initial teacher training course, with the aim of integrating them into professional life in a progressive and guided way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tomé Arlindo Sungo Sábala, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Mestre em Ciências da Educação, Opção Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, em parceria com o Instituto da Educação da Universidade do Minho, Braga-Portugal

References

Alarcão, I., & Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica. Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.

Brandão, A., Monteiro, E., & Costa, F. (2014). TPC: da tortura para crianças ao tempo para criar. In: Vieira, F. Re-conhecendo e transformando a pedagogia: histórias de superVisão. SantoTirso: De Facto Editores, p. 51-88.

Buca, J. (2018). Gramática no texto: interacção texto-gramática nas aulas de português em contexto multilingue. Covilhã: Editora Templários.

Dias, A. (2012). Relatório de estágio profissional (relatório apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus.

Flávia, V., & Maria, M. (2011). Supervisão e avaliação do desempenho do docente - para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Ministério da Educação - Conselho Científico para Avaliação de Professores.

Gaspar, M. (2019). Supervisão em contextos de educação e formação. Concepções, práticas e possibilidades. Gaia: Fundação Manuel Leão.

Mesquita, M. (2004). A renovação na formação de professores em necessidades educativas especiais. Castelo Branco: Educare/ Educere 16, 95-114.

República de Angola. (2019). Decreto executivo conjunto n.º 03/19, de 23 de Janeiro. Luanda: Assembleia Nacional.

República de Angola. (2020). Decreto executivo n.º 98/20, de 3 de Março. Luanda: Assembleia Nacional.

República de Angola. (2020). Decreto presidencial n.º 273/20, de 21 de Outubro. Luanda: Assembleia Nacional.

República de Angola. (2021). Decreto executivo n.º 171/21, de 6 de Julho. Luanda: Assembleia Nacional.

Published

29-05-2023

How to Cite

Sábala, T. A. S. (2023). Experiência de supervisão de estágio pedagógico na formação inicial de professores em Luanda: M´samu nkubumunu muna “nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 3(Especial I), 108–121. etrieved from https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1215