Gestão da segurança rodoviária no contexto da utilização de mototáxi na Cidade de Tete (2016-2018
Road Safety Management in the Context of the Use of Mototaxi in the City of Tete (2016-2018)
Palabras clave:
Gestão, Segurança Rodoviária, MototáxiResumen
A pesquisa aborda a gestão da segurança rodoviária no contexto da utilização dos Mototáxi no Conselho Autárquico da Cidade de Tete e tem como objetivo geral analisar a gestão da segurança rodoviária no Conselho Autárquico da Cidade de Tete. Partiu-se do pressuposto de que a atividade de Mototáxi influi na gestão da segurança rodoviária a ter em conta os índices de sinistralidade rodoviária resultantes dos comportamentos dos mototaxistas. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia qualitativa com recurso à pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais sobre a segurança rodoviária, entrevista e inquérito por questionário, como técnicas de recolha de dados. Foi definida uma amostra de 40 respondentes, dos quais 10 entrevistados e os restantes inquiridos. Os resultados da pesquisa mostram que a gestão da segurança rodoviária é feita de diversas formas como fiscalização, regulação, organização e supervisão da atividade de Mototáxi e a implementação de programas e normas que administram a formação e circulação dos mototaxistas. Os comportamentos de risco como a ultrapassagem irregular, excesso de velocidade e transporte de mais de um passageiro, geram consequências graves resultantes da sinistralidade rodoviária, fato que desafia o processo de gestão da SG. Por isso, pensa-se que a regulamentação do serviço de Mototáxi, a formação dos operadores de Mototáxi, fará com que eles obtenham habilidades de condução e consequente cumprimento de normas de trânsito.
Descargas
Citas
Bliss, T. (2004). Implementing the Recommendations of The World Report on Road Traffic Injury Prevention.The World Bank, Washington DC.
Elvik, R.; Høye, A.; Vaa, T.; Sørensen, M. (2009). The Handbook of Road Safety Measures - Second Edition. Emerald Group Publishing Limited. Bingley, United Kingdom.
Grilo, R. (1996). A Teoria da Gestão e a Complexidade. Trabalho de fim de curso. Departamento de Gestão. Universidade de Évora. Évora.
INE (2013). Estatísticas do Distrito Cidade de Tete. Consultado aos 22.04.2020. Disponível em:https://www.ine.gov.mz.html
Liberatti, C., Sant'Anna, F., & Andrade, S. (2013). Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina. Brasil. Consultado aos 20/05/2019. Disponível em:http//:www.scielo.br/rsp.html
Ludovina, P. (2020).Gestão e evolução das teorias de gestão. Consultado aos 17/03/2020. Disponível em: https://www.acadeia.edu.com.html
Sadauskas, V. (2003). Traffic safety strategies, Transport. Acedido aos 13/08/2019. Disponível em:https://doi.org/10.1080/16483840.2003.10414070.html
Schultz, G. (2016). Introdução à gestão de organizações. Editora da UFRGS. Porto Alegre.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).