Gestão da segurança rodoviária no contexto da utilização de mototáxi na Cidade de Tete (2016-2018

Road Safety Management in the Context of the Use of Mototaxi in the City of Tete (2016-2018)

Autores/as

  • Roberto Candido Anselmo Universidade Púngue - Moçambique

Palabras clave:

Gestão, Segurança Rodoviária, Mototáxi

Resumen

A pesquisa aborda a gestão da segurança rodoviária no contexto da utilização dos Mototáxi no Conselho Autárquico da Cidade de Tete e tem como objetivo geral analisar a gestão da segurança rodoviária no Conselho Autárquico da Cidade de Tete. Partiu-se do pressuposto de que a atividade de Mototáxi influi na gestão da segurança rodoviária a ter em conta os índices de sinistralidade rodoviária resultantes dos comportamentos dos mototaxistas. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia qualitativa com recurso à pesquisa bibliográfica, análise de documentos oficiais sobre a segurança rodoviária, entrevista e inquérito por questionário, como técnicas de recolha de dados. Foi definida uma amostra de 40 respondentes, dos quais 10 entrevistados e os restantes inquiridos. Os resultados da pesquisa mostram que a gestão da segurança rodoviária é feita de diversas formas como fiscalização, regulação, organização e supervisão da atividade de Mototáxi e a implementação de programas e normas que administram a formação e circulação dos mototaxistas. Os comportamentos de risco como a ultrapassagem irregular, excesso de velocidade e transporte de mais de um passageiro, geram consequências graves resultantes da sinistralidade rodoviária, fato que desafia o processo de gestão da SG. Por isso, pensa-se que a regulamentação do serviço de Mototáxi, a formação dos operadores de Mototáxi, fará com que eles obtenham habilidades de condução e consequente cumprimento de normas de trânsito. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Candido Anselmo, Universidade Púngue - Moçambique

Docente da Universidade Púngue em Moçambique, extensão da Província de Tete; Mestre em Segurança Pública, Licenciado em Ciências Policiais; Áreas de Interesse: Direito Administrativo, Ciência Política e Direito Constitucional, Noções Elementares de Direito.

Citas

Bliss, T. (2004). Implementing the Recommendations of The World Report on Road Traffic Injury Prevention.The World Bank, Washington DC.

Elvik, R.; Høye, A.; Vaa, T.; Sørensen, M. (2009). The Handbook of Road Safety Measures - Second Edition. Emerald Group Publishing Limited. Bingley, United Kingdom.

Grilo, R. (1996). A Teoria da Gestão e a Complexidade. Trabalho de fim de curso. Departamento de Gestão. Universidade de Évora. Évora.

INE (2013). Estatísticas do Distrito Cidade de Tete. Consultado aos 22.04.2020. Disponível em:https://www.ine.gov.mz.html

Liberatti, C., Sant'Anna, F., & Andrade, S. (2013). Acidentes com motociclistas: comparação entre os anos 1998 e 2010. Londrina. Brasil. Consultado aos 20/05/2019. Disponível em:http//:www.scielo.br/rsp.html

Ludovina, P. (2020).Gestão e evolução das teorias de gestão. Consultado aos 17/03/2020. Disponível em: https://www.acadeia.edu.com.html

Sadauskas, V. (2003). Traffic safety strategies, Transport. Acedido aos 13/08/2019. Disponível em:https://doi.org/10.1080/16483840.2003.10414070.html

Schultz, G. (2016). Introdução à gestão de organizações. Editora da UFRGS. Porto Alegre.

Publicado

30-12-2022

Cómo citar

Anselmo, R. C. (2022). Gestão da segurança rodoviária no contexto da utilização de mototáxi na Cidade de Tete (2016-2018: Road Safety Management in the Context of the Use of Mototaxi in the City of Tete (2016-2018). NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial II), 239–253. ecuperado a partir de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1177