Reflexão sobre o impacto das poesias de Agostinho Neto: Havemos de voltar e adeus a hora da largada na construção de uma Angola Independente

Ukucamngca ngefuthe lemibongo ye-Agostinho Neto: Kufuneka sibuyele emva kwaye sithethe kakuhle ekuqaleni kokwakhiwa kwe-Angola eZimeleyo

Autores

  • Eduardo David Ndombele Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge
  • Lucrécia José dos Santos Paca Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge -Angola

Resumo

O presente estudo sobre o papel da poesia de Agostinho Neto, no combate ao colonialismo para construção de uma Angola independente enquandra-se no âmbito de uma pesquisa bibliográfica, tipificada na pesquisa descritiva cujo objetivo principal, consistiu em demonstrar o impacto das poesias de António Agostinho Neto antes da conquista de independência nacional em Angola e em vários outros países africanos colonizados pelos portugueses.  A hipótese inicial estrutura-se no fato de que a poesia de Neto seja um instrumento para o combate contras as peripécias do colonialismo desse modo a escrita é vista como uma arma de luta logo estamos diante de um texto literário engajado.

***

Uphononongo lwangoku malunga nendima yembongo ka-Agostinho Neto, ekulweni nekoloniyalizim ukwakhiwa kwe-Angola ezimeleyo, iwela ngaphakathi kwendawo yophando lwebhayibhili, efanekiselwa kuphando oluchazayo olona njongo iphambili yayikukubonisa impembelelo isihobe sika-António Agostinho Neto ngaphambi kokutshatyalaliswa kwenkululeko yesizwe e-Angola nakwamanye amazwe amaninzi ase-Afrika aphethwe yiPutukezi. Ingqikelelo yokuqala isekwe kwinto yokuba isihobe sikaNeto sisixhobo sokulwa ukuguquguquka kobukoloniyali.

Biografia do Autor

Eduardo David Ndombele, Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge

Doutorando em Inovação Educativa na Universidade Católica de Moçambique, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge, Chefe de Departamento de Ensino e Investigação de Letras Modernas e Ciências Sociais do ISCED-Uíge.

Lucrécia José dos Santos Paca, Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge -Angola

Mestre em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.  Departamento de Ensino e Investigação de Letras Modernas e Ciências Sociais do ISCED-Uíge.

Referências

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em Educação. 3.ed. Coimbra:Universidade de Coimbra, 2017.

GUERRA, Eliane L. de Assis. Metodologia de Pesquisa qualitativa. Belo Horizonte. Anima, 2014.

KANDJIMBO, Luís. Alumbu- O Cânone Endógeno no Campo Literário Angolano: Para uma Hermenêutica Cultural. Luanda, Mayamba, 2019.

KANDJIMBO, Luís. Ensaio para inversão do olhar da literatura angolana à literatura portuguesa. Luanda. Mayamba, 2010.

Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LARANJEIRA, Pires; ROCHA, Ana (org). A Noção de Ser: Textos Escolhidos Sobre a Poesia de Agostinho Neto. Luanda-Fundação Agostinho Neto, 2014.

NETO, Agostinho. Sagrada Esperança. 9 ed. Lisboa: Sá da Costa, 1979.

MUHONGO Marcelina Dulce. Impactos da colonização portuguesa na educação em Angola: uma análise dos processos de assimilação e aculturação no período (1960 a 1974). Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. São Francisco do Conde, 2019.

MARCONI. M. Andrade, LAKATOS. E. Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas S.A., 2003.

MARTIN, V. L. "Luandino Vieira. Engajamento e utopia". In: SALGADO, Maria do Carmo SEPÚLVEDA; Maria Teresa. (Org.). África e Brasil: letras em laços. São Caetano do Sul: Yendis, 2006.

MUANZA, Manuel. Como se Lê um texto Literário. Luanda. Mayamba. 2011.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Universidade Federal De Goiás. Goiana/ UFG, 2011

PRODANOV, C. Cristiano; FREITAS, E. Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Académico. 2.ed. Rio Grande, 2013.

PRODANOV. C. Cristiano; FREITAS. E. Cessar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas do Trabalho Académico. 2.ed Ed.Feevale. Rio Grande do Sul, 2013.

UNIÃO DOS ESCRITORES ANGOLANOS. Trilogia Poética: Sagrada Esperança, Renúncia Impossível e Amanhecer. Luanda, U.E.A, 2009.

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

Ndombele, E. . D. ., & Paca, L. J. dos S. . (2023). Reflexão sobre o impacto das poesias de Agostinho Neto: Havemos de voltar e adeus a hora da largada na construção de uma Angola Independente: Ukucamngca ngefuthe lemibongo ye-Agostinho Neto: Kufuneka sibuyele emva kwaye sithethe kakuhle ekuqaleni kokwakhiwa kwe-Angola eZimeleyo. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 111–123. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1115