23.Contributo do currículo local na promoção de valores e saberes locais da comunidade

Mchango wa mtaala wa ndani katika kukuza maadili na maarifa ya jamii ya karibu

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Currículo local, Comunidade, Saberes Locais

Resumo

O presente trabalho de pesquisa com o tema: contributo do currículo local na promoção de valores e saberes da comunidade tem como objectivo geral compreender o contributo do currículo local na promoção de valores e saberes da comunidade e como objectivos específicos: discutir o conceito do currículo local, descrever a forma como se elabora e implementa e por fim explicar o contributo do mesmo na promoção de valores e saberes locais. A pesquisa tem a seguinte pergunta de partida: De que forma o currículo local contribui para a promoção de valores e saberes da comunidade? A mesma é de natureza bibliográfica e consistiu na análise de obras de Basílio (2006/12) Castiano (2005) Mweze (2019) Semali (1999), Mangue (2019), Ogunniyi (2008) Laita (2013) Ibraimo e Cabral (2015) entre outros. Sob o ponto de vista de exactidão da pesquisa é qualitativa. Quanto aos objectivos é explicativa. Com o levantamento teórico havido constatou-se que, o currículo local tem contribuído para a promoção de valores e saberes da comunidade recolhendo e colocando os valores e saberes locais na escola para coexistirem com os modernos onde se expõem, discutem e argumentam; contribui ainda permitindo que grupos antes excluídos tributem com saberes no conhecimento universal, complementando o currículo oficial definido centralmente incorporando matérias diversas da vida da comunidade nas disciplinas contempladas no plano de estudo por forma a desenvolver nos alunos saberes locais, dotando lhes de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permita uma participação plena no conhecimento social, cultural e económico da comunidade.

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Muhtasari: Kazi ya sasa ya utafiti yenye mada: mchango wa mtaala wa ndani katika kukuza maadili na maarifa ya jamii ina lengo la jumla la kuelewa mchango wa mtaala wa ndani katika kukuza maadili na maarifa ya jamii na. kama malengo mahususi: kujadili dhana ya mtaala wa ndani, kuelezea jinsi inavyofafanuliwa na kutekelezwa na hatimaye kuelezea mchango wake katika kukuza maadili na maarifa ya mahali hapo. Utafiti una swali la kuanzia lifuatalo: Je, mtaala wa ndani unachangia vipi katika kukuza maadili na maarifa ya jamii? Ni ya kibiblia katika asili na ilijumuisha uchanganuzi wa kazi za Basílio (2006/12); Castiano (2005); Mweze (2019); Semali (1999); Mangue (2019); Ogunniyi (2008); Laita (2013); Ibraimo na Cabral (2015) kati ya wengine. Kwa mtazamo wa usahihi, utafiti ni wa ubora. Kuhusu malengo ni maelezo. Kwa uchunguzi wa kinadharia, ilibainika kuwa mtaala wa mtaani umechangia katika kukuza maadili na maarifa ya jamii, kukusanya na kuweka maadili na maarifa shuleni ili kuendana na yale ya kisasa pale yanapofichuliwa; kujadiliwa na kujadiliwa; Pia huchangia kwa kuruhusu vikundi vilivyotengwa hapo awali kuchangia maarifa katika maarifa ya ulimwengu wote, inayosaidia mtaala rasmi ulioainishwa na serikali kuu unaojumuisha masomo mbalimbali kutoka kwa maisha ya jamii katika masomo yaliyojumuishwa katika mpango wa somo ili kukuza maarifa ya ndani kwa wanafunzi, kuwapa maarifa, ustadi, maadili na mitazamo inayowaruhusu kushiriki kikamilifu katika maarifa ya kijamii, kitamaduni na kiuchumi ya jamii.

Biografia do Autor

Américo Gabriel, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Educação na Universidade Católica de Moçambique.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

Gabriel, A. (2022). 23.Contributo do currículo local na promoção de valores e saberes locais da comunidade: Mchango wa mtaala wa ndani katika kukuza maadili na maarifa ya jamii ya karibu. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 421–438. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1021