7.Estratégias de desenvolvimento de termos em línguas moçambicanas: análise das tendências de comunicabilidade dos termos

Makhinga ya wuwumbi wa mapswi ya wuzivi ka tidimi ta n’tumbunuku: wuxoli wa sikombisu wa wuwombiwombi

Autores

  • Gervásio Absolone Chambo Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique
  • Henrique Orlando Mateus Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique
  • Nelsa João Nhantumbo Universidade Eduardo Mondlane -Moçambique

Palavras-chave:

Línguas Moçambicanas, Terminologia, Estratégias, Comunicabilidade

Resumo

Este artigo analisa  criação dos termos associados às doenças desenvolvidos nas línguas moçambicanas com base nas estratégias de desenvolvimento terminológico. Em termos metodológicos, compilou-se um corpus constituído por 166 termos associados a 12 doenças desenvolvidas em 6 línguas moçambicanas. Com base nas dimensões terminológicas (cognitivo, linguístico e comunicativo) (Sager, 1990), o estudo constatou que, a comunicabilidade hierarquiza as estratégias de desenvolvimento de termos e este, naslínguas moçcambicanas, exige que se contemple a avaliação dos níveis de comunicabilidade por forma a salvaguardar a comunicação.

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N’katsakanyu: N’kwepa wuwa wuxola mazumbela ya wuwombiwombi wa mapswi ya wuzivi matsimbilelanaku ni malwati yowumbwa ngu tidimi ta n’tumbunuku. Gondo yiya yimahitwe ka n’cawa wa 166 wa mapswi ya wuzivi ya 12 wa malwati yowumbwa ngu 6 wa tidimi ta n’tumbunuku. Kuxola ka ciyemo ya wukongo, wudimi ni wuwombiwombi (Sager, 1990), gondo yiya yitumbuti to, wuwombiwombi wakabanisa makhinga ya wuwumbi mapswi. Ngu cigelo ci, wuwumbi wa mapswi ya wuzivi wufanela kuxola sigava sa wuwombiwombi kasi kuvhikela kupfana ka wukombisani ka vathu.

Biografia do Autor

Gervásio Absolone Chambo, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Professor de Didáctica de Ensino Bilingue na Universidade Eduardo Mondlane. Áreas de pesquisa: Bilinguismo e Ensino, Línguas, culturas locais e ensino de Ciências e Matemática.

Henrique Orlando Mateus, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Doutor em Linguistica. Docente da Universidade Eduardo Mondlane.

Nelsa João Nhantumbo, Universidade Eduardo Mondlane -Moçambique

Doutora em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente Universitária e investigadora na mesma universidade. Tem como área de interesse a Linguística Teórico-Descritiva das Línguas Bantu moçambicanas, com especial enfoque para a língua Copi (falada na região Sul de Moçambique, províncias e Gaza e Inhambane). Para além da Linguítica teórico-descritiva tem interesse nas áreas de  Lexicografia, Lexicologia e outras.

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Publicado

18-09-2022

Como Citar

Chambo, G. A., Mateus, H. O., & Nhantumbo, N. J. (2022). 7.Estratégias de desenvolvimento de termos em línguas moçambicanas: análise das tendências de comunicabilidade dos termos: Makhinga ya wuwumbi wa mapswi ya wuzivi ka tidimi ta n’tumbunuku: wuxoli wa sikombisu wa wuwombiwombi. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(2), 141–157. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/958

Edição

Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações