História concisa das escritas das línguas de sinais

Histoire concise des écrits en langue des signes

Autores

  • Leandro Andrade Fernandes Universidade Federal de Uberlandia, Universidade Federal de Catalão

Palavras-chave:

História, Escrita de sinais, Libras, EliS

Resumo

A escrita pode ser definida como a representação dos sons da fala, todavia, ao considerarmos as línguas de sinais, a escrita passa então a estampar os parâmetros formadores dos sinais. Sendo eles: configuração de mão, orientação da palma, ponto de articulação, movimento e expressões não manuais. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma síntese sobre as diferentes propostas de escritas em utilização em nossa sociedade, assim como aquelas que caíram em desuso, mas que, serviram como base para a elaboração daquelas que as sucederam. Logo, apresentamos em ordem cronológica de forma concisa: i) seus idealizadores, ii) seu ano de criação, iii) seus objetivos, iv) locais de utilização e por fim, v) uma singela discussão da importância da escrita para a comunidade surda e para o processo de ensino-aprendizado do indivíduo surdo. Assim, defendemos a concepção de que a escrita pode: a) contribuir para a aprendizagem de uma língua, b) possibilita uma comunidade se expressar em sua própria língua, c) registrar a língua em uma modalidade que possibilita sua conservação, dentre outras. Apesar de não termos uma escrita regulamentada para as línguas de sinais, o desejo de se escrever na supramencionada língua não é recente, logo, defendemos seu valor não apenas para a representação da língua, mas também para seu uso em sala de aula, auxiliando no processo de ensino-aprendizado, seja como primeira ou segunda língua.

LINK DO VIDEO NA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): https://www.youtube.com/watch?v=VIQVpZRnJrg

Biografia do Autor

Leandro Andrade Fernandes, Universidade Federal de Uberlandia, Universidade Federal de Catalão

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão – UFCAT. Mestre em Estudos da Linguagem e graduado em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Docente do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia – ICHPO/UFU. Coordenador de área em Estudos Lexicográficos do Laboratório de Leitura e Escrita das Línguas de Sinais – LALELiS da UFG. Participa do GEPLELL – Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura, Escrita, Livros e Linguagens vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Educação e Diversidade – NEPGED, UFU/Pontal  É professor de Libras na Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

FERNANDES, Leandro Andrade. História concisa das escritas das línguas de sinais. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v.1, nº 2, p.522-523, jul./dez. 2021.

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

Fernandes, . L. A. (2021). História concisa das escritas das línguas de sinais: Histoire concise des écrits en langue des signes. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(2), 522–523. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/787