História concisa das escritas das línguas de sinais
Histoire concise des écrits en langue des signes
Keywords:
História, Escrita de sinais, Libras, EliSAbstract
A escrita pode ser definida como a representação dos sons da fala, todavia, ao considerarmos as línguas de sinais, a escrita passa então a estampar os parâmetros formadores dos sinais. Sendo eles: configuração de mão, orientação da palma, ponto de articulação, movimento e expressões não manuais. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma síntese sobre as diferentes propostas de escritas em utilização em nossa sociedade, assim como aquelas que caíram em desuso, mas que, serviram como base para a elaboração daquelas que as sucederam. Logo, apresentamos em ordem cronológica de forma concisa: i) seus idealizadores, ii) seu ano de criação, iii) seus objetivos, iv) locais de utilização e por fim, v) uma singela discussão da importância da escrita para a comunidade surda e para o processo de ensino-aprendizado do indivíduo surdo. Assim, defendemos a concepção de que a escrita pode: a) contribuir para a aprendizagem de uma língua, b) possibilita uma comunidade se expressar em sua própria língua, c) registrar a língua em uma modalidade que possibilita sua conservação, dentre outras. Apesar de não termos uma escrita regulamentada para as línguas de sinais, o desejo de se escrever na supramencionada língua não é recente, logo, defendemos seu valor não apenas para a representação da língua, mas também para seu uso em sala de aula, auxiliando no processo de ensino-aprendizado, seja como primeira ou segunda língua.
LINK DO VIDEO NA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): https://www.youtube.com/watch?v=VIQVpZRnJrg
Downloads
References
FERNANDES, Leandro Andrade. História concisa das escritas das línguas de sinais. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v.1, nº 2, p.522-523, jul./dez. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).