Revisiting a quilombola community in North Piemonte of Itapicuru: how much has been the black pearl of Senhor do Bonfim (BA)?
Abstract
Comunidades afrodescendentes são conhecidas por lutas e resistências contra amordaçamentos propositais, num Brasil fortemente eurocêntrico. Há 17 anos, lançava-se a obra “Tijuaçu: uma resistência negra no semiárido baiano” (MACHADO, SALGADO, KROPIDLOWSKI e SANTOS, 2005) que se propunha a efetivar a autoestima dos cidadãos dessa comunidade, lançando um olhar de empoderamento sobre a cultura africana e contrapondo-se à cultura elitista predominante nos vários contextos sociais, inclusive nos currículos escolares. Objetiva-se abrir espaço de diálogo, a partir de pesquisa bibliográfica e depoimentos colhidos entre concidadãos (ãs) que exercem liderança na localidade, para parametrizar a construção de políticas públicas que venham ao encontro dos anseios dos tijuaçuenses. A água, a fé, a cultura local e o combate ao racismo mostraram-se capazes de suscitar debate, com vistas à conquista de uma “Pérola Negra” verdadeiramente orgulhosa.
Downloads
References
ALMEIDA, Eliana do Sacramento de. Educação em saúde na comunidade quilombola de Tijuaçu, Senhor do Bonfim -BA. 142f. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas, Salvador-Bahia,2016.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
BRASIL. MEC. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. D.O.U., de 10 de janeiro de 2003.
BRASIL. MEC. Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lei 10.639/2003. Brasília, Congresso Nacional, 2008.
BRASILEIRO, Danielma da Silva Bezerra; SILVA, Jerônimo Jorge C. Da escola no Quilombo à escola do Quilombo: a prática pedagógica como elemento substancial para fortalecer sentidos de pertencimento identitário. Revista Plurais, v. 2, n.1, pp. 76-81, 2017.
CABRAL, Heuler Costa. O paradigma epistemológico africano em questionamento. In: Revista África e africanidades. Ano XI, n. 28, p. 01-09, out. 2018. Disponível em: www.africaeafricanidades.com.br. Acesso em 22/08/2022.
CASTRO, Yeda Pessoa. Das línguas africanas ao português brasileiro. Afro-Ásia, Salvador: CEAO, n. 14, pp. 81-106, 1983. Disponível no Repositório da UFBA. FAGUNDES, Eliete. História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia (TCC). Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Departamento de Cências Humanas, 2011.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.
LUCCHESI, Dante. A língua mina-jeje no Brasil: um falar africano em Ouro Preto do século XVIII. Resenha do livro com o mesmo título, da autora Yeda Pessoa de Castro. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro/ Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, 240 p.
MACHADO, Paulo Batista; SALGADO, José de Santana; KROPIDLOWSKI, Miroslaw; SANTOS, Valmir. Tijuaçu: uma resistência negra no semiárido baiano. Senhor do Bonfim: S. Victor Gráfica, 2005.
MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva de. Vestígios recuperados: experiências da comunidade negra rural de Tijuaçu - BA. 2006. 204 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva de. Comunidade quilombola de Tijuaçu: memória, identidade e visibilidade. ANAIS do ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1307923356_ARQUIVO_CARMELIAartigoANPUH-reviso-17maio2011(1).pdf. Acesso em: 14/09/2022.
MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva de; SOUZA, Leonice Francisca de; ANGELIM, Vanessa Gomes Lopes. Práticas pedagógicas de identidade afro-brasileira na educação integral de uma escola quilombola no Piemonte BA. In: MARAUX, Amélia Tereza Santa Rosa; OLIVEIRA, Íris Verena Santos de; Silva, Marta Enéas da. (Org). Diferenças e práticas formativas. Salvador: EDUNEB, pp. 277-307, 2019.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. 112 p. (Feminismos plurais).
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, Boaventura Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
TESSER, Gelson João. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. In: Revista Educar em Revista-UFPR. Curitiba, vol. 10 n. 10, pp. 91-98, Jan/Dec, 1994. Disponível em: https://www.scielo.php?script=S0104-0601994000100012. Acesso em: ago. 2022.
VITORINO, César Costa; FERREIRA, Edna Maria de Oliveira. Literatura negra, cultura e formação cidadã antirracista. Revista Alembra – RA. Confresa-MT, vol. 3, n. 6, pp. 32-50, Jan a Jun/2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors maintain copyright and grant the journal the right to first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).