A contribuição do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) na criação de auto-emprego para o desenvolvimento do Distrito de Lichinga (2015-2018)

Autores

  • Joaquim Miranda Maloa Rovuma University - Extension of Niassa
  • Paulo Gervásio Matapa Universidade Lúrio

Palavras-chave:

Formação Profissional, Auto-emprego, Desenvolvimento, Contribuição

Resumo

Este artigo tem como objectivo analisar a contribuição do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) na Criação de Auto - emprego para o Desenvolvimento do Distrito de Lichinga” (2015-2018). O auto-emprego é necessário e urgente no actual contexto de crise económica que o país passa para contratar e integrar novos funcionários públicos. E a formação profissional é determinante para munir os jovens, sendo esta camada social mais afectada pelo desemprego nesses tempos de crise económica. E a formação profissional é um instrumento importante para fazer face aos desafios de criatividade, gestão e empreendedorismo. Uma pessoa qualificada profissionalmente tem maiores habilidades técnicas (saber fazer) para criar o auto -emprego. Realizou-se um estudo qualitativo, tendo como unidade de análise os graduados do IFPELAC, que receberam nos finais dos seus cursos um Kits para gerar auto – emprego. Nesta primeira fase de estudo exploratório foram entrevistados seis (6) benificiários, como se trata de um estudo do curso de mestrado em andamento na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio, que prevê entrevistar 76 beneficiários segundo a nossa amostra de 482, formados pelo IFPELAC em Lichinga, que receberam kits de auto - emprego, dentro do período em análise (2015-2018). Feita a observação nos locais de auto – emprego e as entrevistas, os resultados mostraram  que os entrevistados estão a criar associações empresariais (Micro - Empresas) e pequenas oficinas que permitem ganhar um rendimento que  estão a mudar as suas vidas. Diante dos resultados podemos inferir que o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) tem promovido a empregabilidade para o Desenvolvimento do Distrito de Lichinga.

Biografia do Autor

Joaquim Miranda Maloa, Rovuma University - Extension of Niassa

Mestre em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio.

Paulo Gervásio Matapa, Universidade Lúrio

Mestre em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio.

Referências

Antunes, Luísa, (2010). O ensino técnico profissional industrial e comercial em Lourenço Marques durante o Estado Novo – A escola Comercial Dr. Azevedo e Silva, Dissertação de Mestrado em Educação, Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Almeida, Ney; Alencar, Mônica. (2011). Serviço Social, trabalho e políticas públicas. São Paulo: Saraiva.

Azevedo, Joaquim.; Abreu, José de (2006). “Ensino Profissional em África: falácia ou oportunidade? O caso das Escolas Profissionais em Moçambique”. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 5, Lisboa, pp. 5-42.

Banco Mundial. (2021). Juventude e Emprego em África — o potencial, o problema, a promessa. Banco Mundial: DC.

Batone, D. C, (2020). Mercado de trabalho em contexto de pobreza urbana e COVID-19: o caso da cidade de Lichinga. Rev. cient. UEM: Sér. ciênc. bioméd. Saúde pública. Pre-print.Boletim da República. Regulamento do Ensino Técnico Profissional. Agosto de 2011.

Classe, Lisiane; Rocha – de –Oliveira, Sidinei (2015). História de vida e trajetórias – Estudo com executivo Brasileiro. RAC. Rio de Janeiro, v, 19, n° 4 art, pp.525-543.

Duarte, Alexandre. (2012). A introdução dos cursos profissionais nas escolas públicas:

Perfil socioeducativo dos alunos. CIES e-Working Paper N.º 143/2012.

Cunha, Maria.(2010). Trajectórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual e o espaço institucional. Araraquara. São Paulo.

Decreto n° 28/2017. Aprova o Regulamento de Licenciamento de Instituições de Educação Profissional. Conselho de Ministros. Boletim da República.

Decreto n° 4/2016. Concernente a fusão entre o Instituto de Estudos Laborais Alberto Cassimo ( IELAC) e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional ( INEFP) e revoga o Decreto n° 37/92 de 27 de Outubro. Boletim da República.

Decreto n° 48/2016. Cria o Instituto Nacional de Emprego ( INE). Boletim da República.

Fernandes, S. (2011) Metodologia da Educação Especial. 1ª ed. Curitiba. IBPEX.

GFA Management (2002). Projeto de promoção do Ensino Técnico-Profissional e da Formação Profissional (PROETFP). Introdução das bases para um sistema de monitoria e avaliação, Maputo, SP: Autor.

GEM Portugal. (2011). Estudo sobre o empreendedorismo. ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social.5.ed. São Paulo: Atlas.

Gonçalves, Carlos Manuel, et all. (2017). Os Jovens, a Formação Profissional e o Emprego.Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Gonçalves da Silva, Margarida Isabel (2015). Reinserção Profissional de desemprego: O papel da formação Profissional na Reinserção de desempregados no mercado de trabalho. Dissertação de Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Instituto Politécnico de Setúbal – Escola Superior de Ciências Empresarias.

Governadora de Maputo (2010). Balanço do plano económico e social. Governo de Maputo.

Himuhanga, Francisco, (2015). Formação profissional e sua relevância nas futuras autarquicas em Angola: estudo exploratória. Prova destinado à obtenção do grau de mestre em Gestão Autárquica. Instituto de Educação e Ciências. Lisboa.

INE (2007). Recenseamento Geral da População e Habitação de 2007. INE: Maputo.

INE (2017). IV Recenseamento Geral da População e Habitação de 2017. Recenseamento Geral. INE: Maputo.

Lakatos, Eva M.; Marconi, Marina A (2001). Fundamentos metodologia científica. 4.ed.São Paulo: Atlas.

Lima, Elvira Souza (2003). Avaliação na escola. São Paulo: Sobradinho 107 Ltda ME.

Leite et al (2018). Formação de profissionais da educação alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 144, p.721-737, jul.-set., 2018.

Lourenço, Teresa, (2015). A importância da formação profissional enquanto investimento em capital humano. Relatório de Mestrado em Economia. Universidade de Coimbra. Coimbra.

Lei n° 6/2016. Lei de Educação Profissional. Boletim da República.

Magalhães, Carla. Ensino Profissional como meio de preparação do formando, com vista (inserção) ou progresso no mercado de trabalho. Instituto de Educação. Universidade Lusófona do Porto. 2014.

Maloa, Tomé (2016). História da Economia Socialista moçambicana. Dissertação de Mestrado em História Económica da Universidade de São Paulo.

Martins, António., et al. (2008). Representações sociais e estratégias escolares. A voz dos alunos do ensino técnico e profissional de Portugal e de Moçambique, Aveiro, Universidade de Aveiro.

Matos, F. G (2011). Ética na Gestão Empresarial: da consciencialização à ação. 2 ed. – São Paulo: Saraiva.

Mendes, L.C. (2013). Formação profissional na craiação de auto-emprego nas regiões periferica: Cabo Verde – Ilha de Santiago, 2005-2010. Tese de Doutoramennto em Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Instituto de Educação: Lisboa.

Migliolli, Daiane Cervelin. (2018). Recrutamento e Seleção, Indaial: UNIASSELVI.

Millan, J; Congregado, E; Roman, C. (2016). Start-up incentives: Entrepreneurship policy or active labour market programme? Journal of Business Venturing, 28(1), pp.151–175.

Millán, J. D. R., Rupp, R., Müller-Putz, G. R., Murray-Smith, R., Giugliemma, C., Tangermann, M., et al. (2010). Combining brain–computer interfaces and assistive technologies: state-of-the-art and challenges. Front. Neurosci. 4:161.

Ministério de Administração Estatal (MAE, 2014). Perfil do Distrito de Lichinga. MAE:Maputo.

Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança (MITESS, 2016).Proposta de política de emprego:“Promovendo mais e melhores empregos em Moçambique” . MITESS: Maputo.

Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS, 2020). Grandes Realizações do Programa Quinquenal do Governo, 2015-2019, sector do trabalho, emprego e segurança social. MITESS: Maputo.

Mussanhane, E. (2004). “Expectativas do setor privado em relação ao Ensino Técnico e Profissional”, comunicação apresentada no Seminário Nacional do Ensino Técnico e Profissional, Maputo.

Nascimento, G. (2015), Formação: Uma estratégia de desenvolvimento organizacional e individual, In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes e H. Duarte (Orgs.). GRH para gestores. Lisboa: RH Editora.

Neves, Diana, et al, (2018). Sentido e significado do trabalho: Uma análise dos artigos publicadaos em periódicas associadas a Scientific Eletronic Library. Cad. EBAPE, Br, v16, n°2, Rio de Janeiro, Abr/jun.

Nhantumbo, Quitéria (2013), Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique, Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Aveiro, Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

OECD (2015). Skills Strategy Implementation Guidance for Portugal: Strengthening the Adult-Learning System, OECD Skills Studies, OECD Publishing, Paris.

Pacheco, E. et al. (2015). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades. In:PACHECO, Eliezer; MORIGUI, Valter (org.). Ensino Técnico, formação profissional e cidadania: a revolução da educação profissional e tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne.

Perreira, Bresser. (2003). O conceito de desenvolvimento. In: Bresser Perreira. (Org.). Desenvolvimento e crise no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar.

Pinto, Ana, (2015). Evolução e Caracterização do Ensino Técnico e Profissional em Moçambique. Tese de Doutoramento em Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa.

Pinto, Ana, (2012). “O Subsistema do Ensino Técnico e Profissional em Moçambique e a viragem do século”, Atas do Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência, Lisboa. Disponível em:https://2012congressomz.files.wordpress.com/2013/08/mr02.pdf. Acesso: 20 jun. 2020.

Pardal, Luís;. Lopes, Eugênia. (2013). Métodos e técnicas de investigação social. AREAL: Porto.

Ribeiro, M. F. (2011). O ensino das ciências e o desenvolvimento de competências de pensamento. Um estudo de orientação metacognitiva com alunos do 7º ano de escolaridade. Tese de Mestrado não publicada. Évora: Universidade de Évora.

República de Moçambique: Lei nº 4923/65 Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED.2000.

Rocha, Cátia (2018). O estudo da formação profissional como meio de desenvolvimento de competência – Estudo de caso numa academia de formação. Dissertação de Mestrado em Políticas e Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Escola de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Economia Política. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE- IUL).

Roque, Piedade.(2012). Percurso formativas ao longo da vida: três percursos, três história da vida. Prova destinado à obtenção do Grau de Mestre em Administração Educacional. Instituto Superior de Educação e Ciência.

Rodrigues, Magda Dias.(2016). Desenvolvimento e actualização de competências: a formação como ferramenta de gestão estratégica de recursos humanos – estudos de caso. Mestrado de Markenting e Comunicação. Escola Superior da Educação – Politécnica de Coimbra.

Santos, Elinaldo, et al.(2012). Desenvolvimento: um conceito multidemessional. DRD – Revista Eletrônica do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, pp.11- 36.

Santos, Marília.(2016). As vozes dos alunos de uma escola profissional sobre o ensino profissional –um estudo. Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Universidade Aberta.

Sen, Amartya, (2010). Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras.

Severino, A. J. (2002). Pós-graduação e Pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BianchettI, L.; Machado, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis/São Paulo: Ed. UFSC/ Ed. Cortez.

Torres, Andreia Araujo Lima (2015). Avaliações de ações educativas em saúde apoiadas em Tecnologias de Informação e Comunicação. 2015. xv, 218 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade de Brasília, Brasília.

União Africana. (2021). Transformando a educação em África: Uma visão global baseado em evidência para a melhoria a longo prazo. União Africana: Adis Abeba.

UNDP (2015). Relatório do Desenvolvimento Humano 2015: O trabalho como motor do desenvolvimento humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Vieira, Ana Isabel Freitas, (2015). Empreendedorismo e Autoemprego: Medidas e Proposta de Negócio. Universidade de Aveiro.

Matapa, Paulo Gervásio; Maloa, Joaquim Miranda. A contribuição do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) na criação de auto-emprego para o desenvolvimento do Distrito de Lichinga (2015-2018).

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

Maloa, J. M., & Matapa, P. G. (2023). A contribuição do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) na criação de auto-emprego para o desenvolvimento do Distrito de Lichinga (2015-2018). NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 328–349. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1087