Práticas discursivas dos anúncios publicitários do Hipermercado Candando: uma análise além do óbvio
Elombolwilo lyo londaka vye lungulo vyokulekisa lyo citanda lyo Candando: Ekonomwiso limwe lyasunguluka
Palavras-chave:
Práticas Discursivas, Anúncio Publicitário, Enunciador, EnunciatárioResumo
A presente pesquisa, cujo tema é práticas discursivas dos anúncios publicitários do hipermercado Candando: uma análise além do óbvio, propõe-se a analisar os anúncios publicitários do hipermercado Candando, com base na Análise de Discurso de linhagem francesa, iniciada por Pêcheux, por volta dos anos 1960. O referido artigo é composto por duas sessões, contendo, na primeira, a parte pré-textual, na qual consta o tema e o resumo; na segunda, a parte textual, onde, numa breve introdução, expusemos, de forma sucinta, o assunto, o objeto de estudo, os objetivos, a relevância e o problema de pesquisa. Nessa mesma sessão, desenvolvemos os conceitos fundamentais da Análise de Discurso e uma breve narrativa dos anúncios publicitários, de modo a enquadrar o nosso tema no referido campo científico, trazendo conceitos baseados, fundamentalmente, nos pressupostos teóricos de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (1999, 2007) e De Souza (2017). Para análise, enumeramos 5 anúncios do hipermercado Candando, publicados entre 2021 e 2022, e na sequência, utilizamos o método hipotético-dedutivo, que nos permitiu concluir que as práticas discursivas dos anúncios publicitários do hipermercado Candando são produzidas para além da intenção comunicativa do enunciador e essas estão constituídas por ideologias, na sua maior parte, ocidentais, que afetam os sujeitos na produção dos discursos, conforme detalhado ao longo da análise. Outrossim, verificou-se que as palavras não expressam apenas ideias e pensamentos, mas também os ocultam e que os anúncios do hipermercado Candando revelam, de forma implícita, aspectos relevantes da sociedade angolana.
***
Ocipama eci, lohango eyi ndeti: Elombolwilo lyo londaka vye lungulo vyokulekisa lyo citanda lyo Candando: Ekonomwiso limwe lyasunguluka, likwete onjongole lyo kulombolola alungulo vyokulekisa lyo citanda lyo Candando konepa lye konomwiso lyo londaka lye limi lyo francês, lina lyafetikiwa la Pêcheux kulima wo 1960. Ocipama eyi, likwete olohango vivali, kohango lyatete tusanga ocipama cetu kwenda onimbu, kohango lya vali, twalombolola ombangulo lyo cipama eyi ndeti, onjongole, esilivilo kwenda ocitangi lyo cipama eyi. Omo lyaco, twanyanyumula elombolwilo lyo londaka kwenda alungulo vikapiwa vatapalo, volokololo kwenda akamukwavo, oco tusitulwile ocipama cetu kupange owu ndeti, okutwala alombolwilo amwe ndeci lya Pêcheux (1995), Orlandi (1999, 2007) kwenda lya Souza (2017). Ke konomwiso eyi, twakapako alungulo atâlo (5) lyo citanda lyo Candando, vyakapiwa kulima wo 2021 kwenda 2022, okwamako, twatavaya lesokiyo lyaleluka, olyo yaca ukulihiso wo cipama cetu, muna twakulihisa okuti, Elombolwilo lyo londaka vye lungulo vyokulekisa lyo citanda lyo Candano, vilingiwa kocisimilô cokuvangula kwomunu kwenda vikwete ovisimilô alwa vyo lofeka vyo vindele kwenda komanu vayongola okusyetulula, ndomo twacilombolola ko cipama cetu. Cikwavo, twamôla okuti, olondaka kavilekisa lika ovisimilo kwenda eci tusokolola, pole viselekavo kwenda, alungulo lyo citanda lyo Candando vilekisa ovilinga visilivila konepa ya lungulo kwomanu kofeka yetu yo Ngola.
Downloads
Referências
BARROS, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto (2002). O percurso da análise do discurso: um estudo da contrapropaganda do Pt. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
BRANDÃO, Helena H. Nagamine (2004). Introdução à Análise do Discurso. 2º Ed. Editora Unicamp: São Paulo.
CANHINGUIQUINE, Júlio Luciano (2018). Linguagem publicitária: um estudo sobre figuras de retórica nos anúncios de marcas latinas. Universidade da Beira Interior
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique (2004). Dicionário de Análise do Discurso. Editora Contexto.
DE SOUZA, Maria Margarete Fernandes (2017). Linguagem do Anúncio Publicitário. Imprensa Universitária da UFC.
EDITORES, Texto Lda. (2009). Dicionário Integral da Língua Portuguesa. Lisboa: Editora Texto.
FAIRCLOUGH, Norman (2001). Discurso e Mudança Social. Editora: Universidade de Brasília.
FOUCAULT, Michel (2006). A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes
GALLO, Sílvio (1999). Educação, Ideologia e a construção do sujeito. Universidade Campinas- Unicamp.
LEÃO, Luciana (2011). Michel Pêcheux e a teoria da análise de discurso: desdobramentos importantes para a compreensão de uma tipologia discursiva. Universidade Federal de Goiás (UFG).
MORAIS, Maria Eliane Gomes; RODRIGUES, Linduarte Pereira (2013). O anúncio publicitário de imobiliárias campinenses: os sentidos por trás dos sonhos de morar bem. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE
MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (2004). Introdução à Linguística 2: domínios e fronteiras. 4 ed. São Paulo: Editora Cortez.
ORLANDI, Eni Puccinelli (1999). Análise de discurso, princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes Editora.
ORLANDI, Eni Puccinelli (2007). Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5.ed. São Paulo: Pontes Editora.
Página do Facebook Oficial do Hipermercado Candando. Disponível em: https://web.facebook.com/candandohipermercado - Consultado em novembro de 2021.
PÊCHEUX, Michel (1995). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. São Paulo-Campinas: Edição UNICAMP.
RODRIGUES, Marcio Silva; DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento (2013). Do discurso e de sua análise: reflexões sobre limites e possibilidades na Ciência da Administração. Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina.
ROSA, Alexandre Reis; TURETA César; BRITO Mozar José (2009). Práticas discursivas e produção de sentidos nos estudos organizacionais: a contribuição do construcionismo social. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão.
Site Oficial do Hipermercado Candando. Disponível em: www.candando.com. Consultado em novembro de 2021.
SPINK, Mary Jane Paris; GIMENES, Maria da Glória G. (1994). Práticas discursivas e produção de sentido: apontamentos metodológicos para a análise de discurso sobre a saúde e a doença. Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN: 2764-1244)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).