Percepções sobre educação literária: caso de estudantes do 2° e 3º anos do curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa

O kuijiia o madimi: o ku longa o dimi dia phutu ku maxibulu a mu di longa mu mivu iiadi mba itatu

Autores

  • Gilberto Pedro João Sonhi Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda -Angola

Palavras-chave:

Educação Literária, Leitura Literária, Formação, Leitor

Resumo

RESUMO

Compreender a problemática da educação literária, num contexto como o nosso onde as crianças, os jovens e os adultos são pouco apreciadores do acto de ler, é uma tarefa bastante importante e desafiadora, pois a educação literária ajuda na formação da consciência leitora das crianças, dos jovens, dos adultos e contribui no desenvolvimento intelectual e cultural dos leitores, assim como no desenvolvimento da literacia linguístico-científica dos futuros professores e dos professores de língua portuguesa em particular. O presente texto visa compreender a percepção dos estudantes do segundo e terceiro anos do curso de licenciatura em ensino da língua portuguesa sobre a educação literária. Trata-se uma investigação do tipo qualitativa. Para a sua materialização, aplicámos um inquérito por questionário com seis perguntas abertas que, após analisadas as respostas, foram tratadas qualitativamente, tendo em conta o referencial teórico sobre educação literária apresentado nesta investigação e as informações contidas nos questionários de inquérito passaram por uma pré-análise, a exploração do material, o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Esta investigação permitiu-nos compreender que, apesar de a literatura e o texto literário estarem presentes no ensino da língua portuguesa, pouco se tem feito para a promoção da educação literária e para a formação de leitores competentes que lêem em quantidade e qualidade.

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O ku tendela kiambote o maka alungu ni ku longa o athu kutanga, kima kiambote, mukonda o ku longa o athu kutanga, ku kuatekesa o tuana, o minzangala ni adiakimi kuijiia o valolo ia ku tanga, ku bandekesa o kuijiia kuâ, ni ku a kuatekesa kuijiia o ukexilu uambote ua ku tanga, ku bandekesa ué o uhete ua jimesene ja ku longa o dimi dia phutu. O milongi íii, a i bhange phala kukuatekesa o maxibulu kudilonga o dimi dia Phutu mu mivu iiadi mba itatu. O ku tokuesa kua mu bhanga o athu kua bhingi kuijiia dingi ima ia mukuá, mukonda o ima íii ki ima ia lelu kana. Phala kuijiia kiambote o maka enhá, tua bhange ibhuidisu isamanu, mu ku suluka, tua tonginina o itambuijilu ia ibhuidisu íii, anga tu sota ku i tendela kiambote. Mu ku suluka, tua tonginina kiambote o ibhuidisu íii, ni kuijiia kiebhi kia kexile mu tambuijila o athu. O ku tokuesa kua bhange, kua tu kuatekesa kuijiia kuila, sumbala o madivulu ni milongi ia madivulu, ene mu a longa mu dimi dia Phutu, maji né kiki, kene mu bhanga ioso phala ku longa o athu o ku tanga ni ku soneka, ni ku longa kiambote o athu o ku tanga.

 

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Biografia do Autor

Gilberto Pedro João Sonhi, Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda -Angola

Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (2019) e mestre em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal, (2022). É professor de Língua Portuguesa no segundo ciclo do ensino secundário e professor do Departamento de Ensino e de Investigação Científica de Letras Modernas da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

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Publicado

08-09-2024

Como Citar

Sonhi, G. P. J. . (2024). Percepções sobre educação literária: caso de estudantes do 2° e 3º anos do curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa: O kuijiia o madimi: o ku longa o dimi dia phutu ku maxibulu a mu di longa mu mivu iiadi mba itatu. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 4(2), 112–125. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1691

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Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações