Práticas de escrita na disciplina de didática da língua portuguesa: caso de estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em ensino da língua portuguesa

Jindungue jia ku soneka mo Milongi ia ku longa ia dimi ia madimi a mukuá: maka ma dixibulu ia kauana kia ia ia

Autores

  • Gilberto Pedro João Sonhi Escola Superior Pedagógica do Bengo - Angola

Resumo

Refletir sobre a problemática do ensino-aprendizagem da linguagem escrita configura-se como uma atividade necessária e fundamental num contexto como o nosso onde o ensino da escrita, em muitos casos, não passa de meras atividades improvisadas ou de atividades que não têm como objetivo desenvolver a capacidade de escrever dos aprendentes. Assim, a presente investigação, intitulado: práticas de escrita na disciplina de didática da língua portuguesa: caso de estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em ensino da língua portuguesa tem como objetivo compreender as práticas e representações de escrita adquiridas ao longo da licenciatura em ensino da língua portuguesa, na unidade curricular de didática da língua portuguesa e nas outras unidades curriculares afins que constam da grelha curricular do curso. Para a sua materialização, aplicamos um inquérito por questionário com um total de seis perguntas que foram analisadas qualitativamente e comentadas, tendo em conta os aspectos teóricos sobre a didática da escrita apresentados nesta investigação. Os resultados obtidos evidenciam que, apesar de a cadeira de didática da língua portuguesa ser relevante para o desenvolvimento das competências didáctico-metodológicas dos futuros professores, o estudo da mesma ainda não oferece subsídios suficientes que asseguram o domínio das diferentes perspectivas de ensino da escrita; o domínio do trabalho com os gêneros textuais; a criação de diferentes atividades didáticas que asseguram o desenvolvimento da capacidade de escrever dos estudantes. 

****

O ku xinganeka mu maka alungu ni ku longa o dimi mu ukexilu ua ku di soneka, kima kiambote, mukonda o athu a mu di longa o dimi mu ukexilu iú, ka mu di longa luua kiambote, a mu di longa ngó bhofele-bhofele. O milongi íii, a ixana: " Jindungue jia ku soneka mo Milongi ia ku longa ia dimi ia madimi a mukuá: maka ma dixibulu ia kauana kia ia ia  ", ia-nda tu kuatekesa kuijiia kiambote o ukexilu ua athu ua ku soneka, ua di longo mu xikola ia kulonga o dimi dia Phutu, ni mu milongi ia ku longa o dimi dia Phutu, ni mu milongi ia mukuá ia lungu ni maka enhá. Phala kuijiia kiambote o maka enhá, tua bhange ibhuidisu isamanu, mu ku suluka tua tonginina kiambote o ibhuidisu íii, anga tu sota kuijiia se ihi ia bhangesa o ibhuidisu íii ku di bhanga. O jipondo ja sange, ji londekesa kuila, sumbala o ulongelu ua dimi dia phutu, uala ni valolo phala o jimesene ja xikola, maji o ulongelu iú ki uene mu kuatekesa o maxibulu kudilonga kiambote o madimi a uvualukilu.

Biografia do Autor

Gilberto Pedro João Sonhi, Escola Superior Pedagógica do Bengo - Angola

Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (2019) e mestre em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (2022). É professor de Língua Portuguesa no segundo ciclo do ensino secundário e professor destacado no Departamento de Ensino e Investigação de Letras Modernas da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Referências

Bardin, L. (1977). L´analyse de contenu. 4.ed. Trad. L. A. Reto, & A. Pinheiro. Paris: Presses Universitaires de France.

Cardoso, M. I. (2009). A relação com a escrita extra-escolar e escolar: um estudo no ensino básico. Universidade de Aveiro, Departamento de Didática e Tecnologia Educativa. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Carvalho, J. A. (1999). O ensino da escrita: da teoria às práticas pedagógicas. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.

Carvalho, J. A. (2003). A escrita nos manuais de língua portuguesa: objecto de ensino-aprendizagem ou veículo de comunicação. In: Carvalho, J. A. (Org.). Escrita: percursos de investigação. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, p. 93-103.

Carvalho, J. A. (2003). Escrita: percursos de Investigação. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Carvalho, J. A. (2013). Didática do português língua não materna-língua segunda/língua estrangeira: entre a generalização e a especificação. Bizarro,R.; Moreira, M. A. & Flores, C. (Org.). Português Língua não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel, p. 145-154.

Dolz, J., Gagnon, R. & Mosqueira, S. (2009). La didática de las lenguas: una disciplina en proceso de construcción. Didática. Lengua y Literatura, vol. 21, pp. 117-141.

Duarte, I. M. (2005). Como se ensinam os futuros professores a ensinar a escrever? algumas incomodidades. In: Carvalho, J. A.; Barbeiro, L. F.; Silva, A. C. & Pimenta,J. (Org.). A escrita na escola, hoje: problemas e desafios. Braga: Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho. p. 49-54

Ferraz, M. j. (2007). Ensino da língua Materna. Lisboa: Caminho.

Ferreira, G. M. (2011). A Escrita Escolar no 1.º C E B. da reflexão metalinguística às estratégias metacognitivas. In: Silva, M. Teixeira, I. & Santos, L. (Org.). Novos desafios no ensino do português. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém, p.117-127.

Leal, T. F., & Brandão, A. P. (2007). É possível ensinar a produzir textos! os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F. & Brandão, A. C. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, p.45-64.

Reis, I. M. (2011). Competências de escrita: uma perspectiva avaliativa. In: Teixeira, M.; Silva, I. & L. Santos, L.(Org.). Novos desafios no ensino do português. Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém. p. 108-116.

Rodrigues, M. M. (2012). Os subprocessos do processo de escrita. Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Sonhi, G. P. J. . (2023). Práticas de escrita na disciplina de didática da língua portuguesa: caso de estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em ensino da língua portuguesa: Jindungue jia ku soneka mo Milongi ia ku longa ia dimi ia madimi a mukuá: maka ma dixibulu ia kauana kia ia ia . NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial II), 98–115. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1456