Vahlakuleri va ndzalama

Autores

  • Marcos Macamo Escola Teológica do Khovo - Moçambique

Resumo

Áudio da poesia: https://www.youtube.com/watch?v=eRCIXS4J6Gg

O Pastor Marcos Macamo é mestre  e  estudioso  em  Teologia  Africana e em Ciências  Religiosas. É doutorando no Curso de “Paz e Desenvolvimento”. Ele é um exímio poeta e  declamador  há  dezenas  de  anos.  Foi Secretário-geral do Conselho Cristão de Moçambique por aproximadamente 10 anos. Neste momento é o Diretor da Escola Teológica do Khovo  em Maputo. A poesia foi escrita em língua changana, uma língua bantu  (S53)  falada  em  Moçambique especificamente  nas  províncias  de  Maputo,  Gaza e Inhambane. É uma língua com cinco variantes: xihlaganu, xidzonga, xin’walungu, xibila e xihlengwe. É uma língua já tem dicionário e gramáticas publicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Macamo, Escola Teológica do Khovo - Moçambique

Marcos Macamo é pastor, mestre  e  estudioso  em  Teologia  Africana e em Ciências  Religiosas. É doutorando no Curso de “Paz e Desenvolvimento”. É um exímio poeta e  declamador  há  dezenas  de  anos.  Foi Secretário-geral do Conselho Cristão de Moçambique por aproximadamente 10 anos e Diretor da Escola Teológica do Khovo  em Maputo. A poesia foi escrita em língua changana, uma língua bantu  (S53)  falada  em  Moçambique especificamente  nas  províncias  de  Maputo,  Gaza e Inhambane. 

Downloads

Publicado

21-05-2024

Como Citar

Macamo, M. . (2024). Vahlakuleri va ndzalama. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(1), 344–350. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1645