Os fatores que influenciam na escolha dos Cursos de Formação no Ensino Superior, na Faculdade de Economia e Gestão–Beira

Zomwe Zimayambitsa Kusankha Maphunziro Maphunziro mu Maphunziro Apamwamba, Koleji Yazachuma ndi Kayendetsedwe ka – Beira

Autores

  • José Jorge Muchenga Universidade Católica de Moçambique - Moçambique
  • Aderito Gomes Barbosa Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Ensino Superior, Influencia Na Escolha De Curso, Mercado De Trabalho

Resumo

A educação em Moçambique está avançando em quantidades de instituições com novos cursos oferecidos. Tendo em conta esse cenário, as escolhas educacionais das pessoas têm sido objecto de estudo da educação inovativa. O artigo foi dirigido no intuito de compreender os factores que influenciam os alunos nas escolhas dos cursos superiores oferecidos pelas Universidades. O artigo foi objectivada para verificar quais os principais factores que influenciam na determinação da escolha no curso dos alunos da Faculdade de Economia e Gestão. Para responder aos objectivos da pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, através de questionário aplicado aos alunos, contendo 11 perguntas fechadas, sendo 4, relacionadas com características individuais. Foram encontradas menores diferenças na escolha de curso ao se comparar a congruência entre a pesquisa do mercado, autoconhecimento e dinheiro, como factores influenciadores dos participantes, quando analisado. Através da resposta do inquérito, por meio das leituras, as escolhas dos alunos estão relacionadas com a influência da pesquisa do mercado, bem como os factores económicos relacionados ao mercado de trabalho. Participaram do estudo 138 alunos, de ambos os sexos (49% feminino e 51% masculino), com idades compreendidas entre os 17 e os 74 anos, sendo que 103 (75%) estudavam o curso de contabilidade e auditoria. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos não estão preocupados somente com o mercado de trabalho, mas, também, com valor social e prestígio. Na literatura, vários estudos afirmam que o aluno sofre com o sentimento de indecisão e que a família é quem exerce maior influência nas escolhas dos cursos. No entanto, a pesquisa mostrou que a maioria dos alunos pesquisados já realizou a escolha profissional e a família não é um factor decisivo, mas, sim, a oferta e procura do mercado de emprego.

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Maphunziro ku Mozambique akupita patsogolo m'masukulu ambiri omwe amapereka maphunziro atsopano. Potengera izi, zisankho zamaphunziro za anthu zakhala zomwe zimaphunziridwa mu maphunziro aukadaulo. Nkhaniyi inali yofuna kumvetsetsa zinthu zomwe zimakhudza ophunzira posankha maphunziro apamwamba omwe amaperekedwa ndi mayunivesite. Cholinga cha nkhaniyi chinali kutsimikizira kuti ndi zinthu ziti zomwe zimakhudza kusankha kwa ophunzira a Faculty of Economics and Management. Kuti ayankhe ku zolinga zafukufuku, phunziro labwino linachitidwa, kupyolera mufunso lomwe linagwiritsidwa ntchito kwa ophunzira, lomwe lili ndi mafunso otsekedwa a 11, 4 omwe amakhudzana ndi makhalidwe a munthu aliyense. Kusiyanitsa kwakung'ono kunapezeka pakusankha kwa maphunziro poyerekezera kugwirizanitsa pakati pa kafukufuku wamsika, kudzidziwitsa nokha ndi ndalama, monga momwe zimakhudzira anthu omwe akugwira nawo ntchito, akafufuzidwa. Kupyolera mu kuyankha kwa kafukufuku, kupyolera mu kuwerenga, zosankha za ophunzira zimagwirizana ndi chikoka cha kafukufuku wamsika, komanso zinthu zachuma zokhudzana ndi msika wa ntchito. Ophunzira 138 adachita nawo kafukufukuyu, amuna ndi akazi (49% akazi ndi 51% amuna), azaka zapakati pa 17 ndi 74, ndi 103 (75%) omwe amaphunzira maphunziro a accounting ndi auditing. Zotsatira zinasonyeza kuti ophunzira samangoganizira za msika wa ntchito, komanso ndi chikhalidwe cha anthu komanso kutchuka. M’mabukuwo, maphunziro angapo amanena kuti wophunzirayo amavutika ndi maganizo odzikayikira ndiponso kuti banja ndi limene limakhala ndi chisonkhezero chachikulu pa kusankha maphunziro. Komabe, kafukufukuyu adawonetsa kuti ambiri mwa ophunzira omwe adafunsidwa adapanga kale chisankho chawo chaukadaulo ndipo banja sichofunikira, koma kupereka ndi kufunikira pamsika wantchito.

Biografia do Autor

José Jorge Muchenga, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Moçambicano, nascido na província de Tete, no dia 04/03/1986. Sou professor há 13 anos na Faculdade de Economia e Gestão - UCM, nesse tempo, sou estudante finalista do Curso de Doutoramento em Educação Inovativa. Tenho formação no Mestrado em Contabilidade e Auditoria. Atualmente, procuro investir na área da educação superior.

Aderito Gomes Barbosa, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

é professor associado na Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação e Comunicação. Doutorado em Teologia Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, sobre a nova evangelização e os jovens, assim como Doutorado em Ciências da Educação no Instituto da Educação da Universidade Católica de Lisboa, sobre os valores e os jovens.

Referências

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Muchenga, J. J., & Barbosa, A. G. (2023). Os fatores que influenciam na escolha dos Cursos de Formação no Ensino Superior, na Faculdade de Economia e Gestão–Beira: Zomwe Zimayambitsa Kusankha Maphunziro Maphunziro mu Maphunziro Apamwamba, Koleji Yazachuma ndi Kayendetsedwe ka – Beira. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial I), 148–164. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1238