21.As implicações da desistência escolar da rapariga a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação: caso escola primária, distrito de Gurué
Makachamiho anam’mphachuwela nahano ahiya ohussera n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka: Eneneryo ya vascola Primaria Y yawana Gurue
Palavras-chave:
Implicações, Desistência, Ritos de iniciaçãoResumo
A problemática da desistência da rapariga na rede escolar relacionada com a prática dos ritos de iniciação constitui um grande desafio e, por conseguinte, suscita novas perspectivas na gestão do processo educativo por parte do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, no geral, e particularmente nos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia, espalhados um pouco por todos os distritos de Moçambique. Contudo, os ritos são regras de conduta que prescrevem como o homem deve comportar-se com as coisas sagradas. Neste contexto, o presente artigo, intitulado: “As implicações da desistência escolar da rapariga, a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação: caso Escola Primária de Gurué”, visa responder à seguinte questão: Quais são as implicações da desistência da rapariga a partir dos valores educativos dos ritos de iniciação da Escola Primária Y? o artigo tem como objectivo principal mencionar as implicações dos ritos de iniciação associadas à desistência da rapariga da Escola Primária Y. Para operacionalizaçao do objetivo em referência, a investigação foi desenvolvida recorrendo a uma metodologia do tipo qualitativo, de caráter descritivo, orientando-se no paradigma interpretativo, baseado na modalidade de estudo de caso. Não obstante, usamos a seguinte técnica de recolha de dados: entrevista semiestruturada. Concluímos que, em relação às implicações dos ritos de iniciação associadas à desistência da rapariga na Escola Primária Y, registrou-se o casamento prematuro, gravidez indesejada resultando em complicações no parto devido à precocidade de idade e culminando com lacerações do canal vaginal, fístula, cesariana e, em casos grave, morte materna. Fato que constitui uma perda irreparável para a família, sociedade e a escola visto que agrava a desistência das raparigas nas escolas.
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N’lakihero: (Elomwe) Mwaha wa assinahano anahiya ohussera n’nthowa na olakiwa echu enakachamiha vatokovene, onaphwanela n’nto wupuweleliwa phama nassitokwene a nikhuru n’ntokwene namahussero, shasha makhuru ohussera a ipoma imohamoha sa elapo ya Moçambique. N’nto olakiwa, ikano somakholoni inamuhussiha muchu makhalelo awechela mokhalani mwawe. N’nthowa nayeyo muhussero ola nichan’nahu “Makachamiho anam’mphachuwela nahano onahiya ohussera n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka: Eneneryo ya vascola primária Y yawana Gurué”, okhwelaka wakhula yokoha ela: Tiheni enam’mphachuwela nahano onahiya ohussera n’nthowa na ikano onahusseraiye alakiwaka vascola primaria Y? Muhussero ola onakhwela woneiha makachamiho olakiwa olikanhihiwaka ni mwaha wassinahano ohiya ohussera vascola Primária Y. Wi ophulihiwe muhussero ola, weriwe mukohakoho, otaphuleliwa yele yoniwe echarihiwaka mahussero matokwene. N’nlikanyihaka mwaha wolakiwa ni ohiya ohussera wa assinahano vascola Primária Y, niphwan’nyevo wi, akhala assinahano atheliwe eyen’nve, erupala ehichun’ne, emalela nimakachamiho woyarani, ananyoko aya yahuwa, nari echuphuwa ekumanela nin’nthumu, ethaliwa irukulu eyaraka, m’mpaka okhwa. Echu enayeleliha amossi, n’nloko niscola wacheraka mwaha wassinahano anachawa muscola.
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