Folia de São Sebastião em território quilombola: Territorialidade, identidade e crenças.
São Sebastião kunaypan kadyz quilombola wiiz ii: awsytapkizei, dikinii na’ik mixidikery
Palavras-chave:
Rito; Folia; Cultura; Identidade; Território.Resumo
Resumo (português): O presente trabalho intitulado “Folia de São Sebastião em território quilombola: Territorialidade, identidade e crenças”, tem como objetivo geral descrever e compreender a folia de são Sebastião como instrumento de fortalecimento e manutenção da cultura quilombola. Os seus objetivos específicos são: 1) Descrever a folia como uma das práticas socioculturais presentes na comunidade; 2) Compreender o conceito de quilombo e suas limitações crenças e valores; 3) Analisar os aspectos simbólicos da folia de São Sebastião. A pesquisa está centralizada na comunidade Ema em Teresina de Goiás. As comunidades quilombolas podem ser compreendidas como grupos socioculturais étnicos cujos modos de vida as distinguem dos modelos de sociedade dito “padrão”, que tem nos países da Europa ocidental. O recurso metodológico utilizado pautou-se na pesquisa bibliográfica na qual visitamos dissertações, sites, monografias e artigos. O resultado encontrado, foi que há uma falta enorme de literaturas que desvelem essa prática sociocultural quilombola. Vale destacar que a folia representa uma ação teleológica para com as comunidades pois estabelece uma relação de crenças, valores e respeito nas sociedades que as praticam. Neste sentido, a investigação nos permite refletir e analisar a relação entre a folia, cultura, identidade, subjetividade e intersubjetividade onde o sujeito ao se constituir sujeito da ação, inclui o próximo, e com isso, transforma a si, a natureza e a comunidade.
Dysudkidian (wapichana): Diura’a kaydinkizei dakutinhan “São Sebastião kunaypan kadyz wiizei ii quilombola ii: Awaytapkizei, dikinii na’ik mixidikery” aikidia’azun na’apan saadakau naik na’apam aichapkary São Sebastião kunaypan kadyz kaiwekau mauzakadinkinhaa nii na’ik tapakinhaa nii quilombola kadyz. byytan diayn idikinhayda’y : kiwini’u saadan kunayapkary da’y na’apan ykaiweakau kai wiizei ii. Diytamtan- aichapan na’apam quilombola kaiwen mixidikery na’ik aimeakan kaimena’u: Idikinhaydaytan – aunytan nii na’apan kunayapkary ainharibenaa São Sebastião kaiwea nii. Dawatakaryy baukuptinhan wiizei Ema Teresina de Goias ii. Wiizeinhau quilombolanau tyyryy inhau aichapkau pabaukuptinpen dia’an pakadyz dia’an,pamaxaapan dia’an sakichapa wiizei ydary’u (país) europa ocidental ii. Kaydinkizei kaiweakariwei, dawatakariwei baurainhau kaydinkiz dia’a kid na’ik saadakariwei kutyanaa. Nankan kywainhau kaimenau tuminpeinhau idiwey google dia’a Scielo na’ik portal Capes dia’au). patymakadan yzuaynaa Ikudakaryy dawatkary di’it,ydaaya’u ikudakau awytapa, iribe aimeakan saadakau aunaa kaiweakau kai quilombolanau bi’i. Yryyid aikidian da’a’a kunayapkary aikidian na’apam aimeakan wiizeinhau at, mixidikery,aimeakan kaimena’u naik kamynankary pidiannau bi’i. Yryyid aikidian da’a’a di’itinhapkary na’ik tykapkary na’apam kunayapkary ,kadyzyi, dikinii,na’ik pidian tuman bauran kaimen naik na’iam ytanautan paygary, amazada na’ik wiizei.
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