Crocodilo “enviado” especial

Autores

  • Arune Valy Radio Moçambique- Moçambique

Palavras-chave:

Mitos, Tradições, Tete, Cultura

Resumo

A crónica debate a tradição e mito por detrás de crocodilos no vale do Rio Zambeze, na Província de Tete-Moçambique. Existe um tabu segundo a qual tem gente que cria os crocodilos como animais domésticos com objetivos da magia africana. Não há nenhum ouvinte da Emissão Nacional da Rádio Moçambique que não conheça Valy pelas suas crônicas que sempre revelam a realidade sociocultural do povo de Moçambique. No trabalho publicado nesta Revista, Valy brinda-nos com o assunto: O crocodilo “enviado” especial. Descubra a crenças e práticas tradicionais neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arune Valy, Radio Moçambique- Moçambique

Jornalista, locutor, escritor e cronista. É autor do livro  “Coisas de Tete: Mitos, mistérios e realidades”. A obra tem trinta e três crônicas que se espraiam na Cultura, nas Tradições e Culturas. As  cronicas deste livro foram estudadas e publicadas na Revista Língua e Literatura no Brasil, por Alexandre António Timbane: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/384 . Valy já recebeu vários prêmios e reconhecimentos pelo trabalho desenpenhado na Rádio Moçambique, Emissor Provincial e Emissão Nacional. Assumiu diversos cargos de chefia e coordenação na Rádio Moçambique. Tete é nome de uma das provincias de Moçambique, localizada ao Norte do país e por sinal, a província mais rica em minérios (Carvão mineral, ouro, etc) e em recursos hídricos (Rio Zambeze, onde se localiza  baragem de Cahora Bassa). 

Referências

VALY, Arune. Crocodilo ”enviado” especial. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), v.1, nº 1, p.341-342, jan./jun. 2021.

Downloads

Publicado

27-05-2021

Como Citar

Valy, A. (2021). Crocodilo “enviado” especial . JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 1(1), 341–342. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/552

Edição

Seção

Seção V - Provérbios, Tabus, Contos e Mitos