Aproximações entre a Antroponímia e a Análise do Discurso para análise de textos humorísticos

Autores

Palavras-chave:

Antroponímia, Análise do Discurso, Textos humorísticos

Resumo

Na mesa-redonda, proponho revisitar uma parte de minha tese de doutorado em que analisei o funcionamento dos nomes próprios nordestinos como elementos de humor em textos virtuais. O corpus de análise foram duas postagens de perfis de humor nordestinos da rede social instagram: Suricate Seboso e Bode Gaiato. O processo analítico considerou premissas teóricas da Análise do Discurso e levou em conta conceitos como memória discursiva, como em Courtine (1999, 2014), Robin (2016) e Paveau (2005) e ethos discursivo, como em Maingueneau (2008a, 2018, 2020).  Essas noções estão diretamente ligadas à Onomástica antroponímica no que tange aos fatos históricos e sociais relacionados à língua e por isso também foi considerado o trabalho de Leite de Vasconcelos (1928) como organizado em Carvalhinhos (2007). Mobilizei nas análises as descrições feitas em Carvalhinhos (2007) sobre os nomes para perceber como ocorre o processo de deslisamento e opacização quando postos em análises de textos em que os nomes se encontram. Nos textos em que me debrucei, especificamente, os nomes são analisados para compreender sua importância na construção discursiva desse humor que se baseia sobretudo numa representação estereotipada das peculiaridades das práticas antroponímicas no Nordeste brasileiro. As conclusões apontaram para um funcionamento dos nomes nordestinos apresentados nesse tipo de discurso como elementos de humor ligados a memórias diversas, que apresentam deslizamento dos processos de nomeação, por exemplo por atualização dos patronímicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shara Lylian de Castro Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Brasil

é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em LIBRAS pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduada em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem interesse especial em pesquisas que envolvem Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

15-09-2024

Como Citar

Lopes, S. L. de C. . (2024). Aproximações entre a Antroponímia e a Análise do Discurso para análise de textos humorísticos. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 4(Especial I), 511–522. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1869