Nomes de pessoas no Brasil: descrições e análises contemporâneas

Autores

  • Eduardo Tadeu Roque Amaral Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil https://orcid.org/0000-0001-9416-3676
  • Márcia Sipavicius Seide Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Palavras-chave:

Nomes de pessoas, Antropônimos, Onomástica, Brasil

Resumo

Com base em Amaral e Seide (2020) e em outros estudos que analisam criticamente a produção onomástica brasileira, discutimos, neste trabalho, como o conhecimento dos processos de formação e uso dos nomes de pessoas contribui para a compreensão de alguns aspectos da realidade social do país. Para alcançar esse objetivo, traçamos um panorama das descrições e das análises de nomes próprios de pessoas no Brasil, conhecidos como antropônimos. A partir de um levantamento historiográfico das pesquisas que vêm se dedicando a essa categoria de nomes, apresentamos resultados recentes sobre a antroponímia brasileira expressa em língua portuguesa, considerando seus aspectos linguísticos e socioculturais. Tais estudos revelam uma realidade diversificada, que se justifica não somente por razões linguísticas, mas por situações e contextos socioculturais distintos que conformam o quadro antroponomástico brasileiro, no qual se incluem vários tipos de nomes próprios. Assim, expomos as principais características de antropônimos do Brasil, que incluem aqueles que fazem parte do registro civil, prenome, sobrenome e agnome, bem como aqueles que não estão registrados em cartório, a exemplo do nome social, nome de urna e nome parlamentar. Além disso, evidenciamos as limitações das pesquisas apresentadas e a necessidade de investigações sobre o comportamento dos antropônimos em outras comunidades lusófonas, bem como em outros idiomas presentes no país, como é o caso, por exemplo, das línguas autóctonas e da Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Tadeu Roque Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação em Estudos Linguísticos. É membro efetivo do Grupo de Trabalho da Anpoll denominado Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e do International Council of Onomastic Sciences (ICOS). Desde 2020, coordena o grupo de pesquisa Observatório Onomástico (O-onoma), o qual reúne pesquisadores de todas as regiões do país que se dedicam aos estudos onomásticos. Com a professora Márcia Sipavicius Seide, da UNIOESTE, publicou o livro Nomes próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira, publicado em 2020 pela Blucher, livro que foi traduzido e publicado em inglês pela Letraria em 2022.

Downloads

Publicado

15-09-2024

Como Citar

Amaral, E. T. R., & Seide, M. S. (2024). Nomes de pessoas no Brasil: descrições e análises contemporâneas. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 4(Especial I), 509–510. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1868