Práticas pedagógicas na educação para o desenvolvimento sustentável na Escola Primária Completa da Fepom

Pedagogical practices musustainable Development mucomplete Primary School yeFepom

Autores

  • Bento Matias Faustino Escola Superior de Jornalismo - Moçambique

Resumo

O presente artigo intitulado Práticas Pedagógicas na Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola Primária Completa da Fepom, tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas aplicadas na educação para o desenvolvimento sustentável nos alunos do ensino básico. A pesquisa é qualitativa e teve com técnicas de recolha de dados a entrevista e a observação participante. A análise feita aos dados recolhidos levou à conclusão de que, a escola faz o uso das práticas pedagógicas conservacionistas que consistem em dotar aos alunos ensinamentos que guiam na racionalização dos recursos naturais, mas também da prática pedagógica tecnicista e cognitivista. Estas práticas influenciam nos alunos, porque os mesmos reconhecem a importância de preservar o meio ambiente e participam nas atividades de limpeza e de plantio de arvores. Porém a escola não dispõe de um clube ambiental ou centros de reciclagem, onde as crianças possam aprender a diferenciar os diferentes tipos de resíduos para posterior reciclagem. Diariamente são deitados nas lixeiras vários objetos que podem servir para transformar em materiais didáticas, decorativos e recreativas para o processo de aprendizagem das próprias crianças. Igualmente, as escolas não dispõem de professores que incentivam as crianças a adotar uma consciência sobre a relevância da reciclagem para a melhor gestão do lixo. Ademais, a temática da educação ambiental não deve se centrar apenas em disciplinas das ciências naturais, pois deve ser uma matéria abordada de forma transversal.

***

Chinyorwa chino chine musoro unoti Pedagogical Practices in Education for Sustainable Development at Fepom Primary School, chine donzvo guru rekuongorora maitiro edzidziso anoitwa mudzidzo kuitira budiriro inoendera mberi muvadzidzi vedzidzo yepasi. Tsvagiridzo ndeyemhando uye yakashandisa nzira dzekuunganidza data senge kubvunzurudza uye kuona kwevatori vechikamu. Ongororo yakaitwa pane yakaunganidzwa data yakatungamira kumhedzisiro yekuti chikoro chinoshandisa nzira dzekuchengetedza dzidziso dzinosanganisira kupa vadzidzi dzidziso dzinotungamira kurongeka kwezviwanikwa, asiwo tekiniki uye cognitive pedagogical tsika. Aya maitiro anokanganisa vadzidzi, nekuti vanoziva kukosha kwekuchengetedza nharaunda uye kutora chikamu mukuchenesa mabasa uye kudyara miti. Zvakadaro, chikoro ichi hachina kirabhu yezvakatipoteredza kana nzvimbo dzekudzokorora, uko vana vanogona kudzidza kusiyanisa pakati pemhando dzakasiyana dzemarara kuti idzokororwe gare gare. Zuva rega rega, zvinhu zvakasiyana-siyana zvinokandwa mumabhini zvinogona kushandiswa kuvashandura kuita didactic, zvekushongedza uye zvekuvaraidza zvinhu zvekudzidzira kwevana pachavo. Zvakadai, zvikoro hazvina vadzidzisi vanokurudzira vana kuti vazive kukosha kwekugadzirisa marara kuitira kuti marara arambe ari nani. Pamusoro pazvo, nyaya yedzidzo yezvakatipoteredza haifanirwe kutariswa chete pazvidzidzo zvesainzi yechisikigo, sezvo ichifanirwa kutariswa nenzira yakachinjika.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Matias Faustino , Escola Superior de Jornalismo - Moçambique

Assistente Universitário, Escola Superior de Jornalismo, Mestrando em Gestão e Administração Educacional.

Referências

Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. 2.ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Cortella, M. S. (2014). Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez.

Costa, R. D.; Fonseca, S. (2016). Teorias da Educação Ii . Sobral: Inta.

Coutinho, C. M. (2008). Métodos de Investigação em Educação. II – Concebendo o plano da investigação. Minho: Universidade do Minho.

Gerhardt, T. E.; Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. UFRGS.

Moçambique. Lei n 20/97, de 7 de Outubro de 1997. (1997). Lei do Ambiente.

Lima, A. H.; Maciel, J. d.; Tashima, L. d. (2017). Educação para o desenvolvimento sustentável: ecopolítica (d)e educação na sociedade de controle. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, Disponível em: http://www.eumed.net/rev/atlante/2017/04/ecopolitica.html Acesso em: 22 mar.2023.

Lopes, P. C. (2012). Educação, sociologia da educação e teorias sociológicas clássicas: Marx, Durkheim e Weber. Beira Interior: Universidade da Beira Interior.

Ramos, E. C. (1996). Educação ambiental: evolução histórica implicações teóricas e sociais: uma avaliação crftica. 147f., 1996, (Dissertação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Rego, A. M. (2018). Educação: conceitos, finalidades e modalidades.Chimoio. Scientia cum Indústria, Vol.6, nº2, p. 38-47.

Moçambique. Resolução nᵒ 5/96 de 6 de Dezembro de 1996. Política Nacional do Ambiente. Maputo: Boletim da República de Moçambique.

Santos, L. D.; Freitas, M. J. (2014). Educação para a sustentabilidade: caderno pedagógico. Florianópolis: SC.

Tozoni-Reis, M. F. (2009). Metodologia da Pesquisa. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A.

Moreira, T.; Santos, R. S. (Eds.).(2020). Educação para o desenvolvimento sustentável na escola: caderno introdutório. Brasília: UNESCO.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

Faustino , B. M. (2023). Práticas pedagógicas na educação para o desenvolvimento sustentável na Escola Primária Completa da Fepom: Pedagogical practices musustainable Development mucomplete Primary School yeFepom. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 3(Especial I), 165–179. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1202