2.A evasão escolar versus as políticas e práticas educativas em escolas públicas de Santo Amaro (BA)-Brasil

Ukuyeka isikolo kuthelekiswa nemigaqo-nkqubo yezemfundo kunye nezenzo kwizikolo zikarhulumente zaseSanto Amaro (BA)-Brazil

Autores

  • Lucinea dos Santos Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Evasão, EJA, Educação, Escola Pública, Santo Amaro (BA)

Resumo

A educação é o caminho certo para formação do homem e mulher livres da colonização ideológica. A escola e a família são cúmplices do fracasso dessas competências em jovens e adultos. A Educação de Jovens e Adultos foi criada para atender cidadãos que não puderam estudar em idade prevista. A pesquisa discute a evasão escolar e analisa políticas e práticas educativas que visam manter o aluno na escola. Utilizando o método bibliográfico se concluiu que o Brasil precisa empreender seus esforços na valorização da educação. Para isso é preciso envolver a sociedade, a escola e, sobretudo os políticos. É preciso formar o professor com qualidade para que seja o grande motivador dos jovens. É preciso diversificar as atividades na aula para que se possa atingir os diversos estilos de aprendizagem. 

***

I-Abstract(Isizulu): Imfundo yindlela efanelekileyo yokuqeqesha amadoda kunye nabasetyhini ngaphandle kobukoloniyali beengcamango. Isikolo kunye nosapho babandakanyeka ekungaphumeleli kwezi zakhono kubantu abancinci nakubantu abadala. Ulutsha kunye neMfundo yaBadala yenzelwe ukunceda abemi abangakwazi ukufunda kwiminyaka elindelekileyo. Uphando luxoxa ngokuyeka isikolo kwaye luhlalutya imigaqo-nkqubo yezemfundo kunye nezenzo ezijolise ekugcineni umfundi esikolweni. Kusetyenziswa inkqubo yokubhalwa kweBhayibhile, kwagqitywa kwelokuba iBrazil ifanele yenze imigudu yayo yokuxabisa imfundo. Kule nto, kuyimfuneko ukubandakanya uluntu, isikolo kwaye, ngaphezu kwakho konke, abezopolitiko. Kuyimfuneko ukuqeqesha ootitshala ngomgangatho ukuze babe ngabakhuthazi ababalaseleyo bolutsha. Kuyimfuneko ukwenza imisebenzi eyahlukahlukeneyo kwigumbi lokufundela ukuze kufezekiswe iindlela ezahlukeneyo zokufunda.

Biografia do Autor

Lucinea dos Santos, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharel em Humanidades, Finalista do Curso de Pedagogia na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês. Professora de Escola Pública na Cidade de Santo Amaro, Bahia, Brasil.

Referências

AGENCIA BRASIL. Apenas 4,5% das escolas têm infraestrutura completa prevista em lei, diz estudo. Artigo de marana tokarnia, 26/06/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-06/apenas-45-das-escolas-tem-infraestrutura-completa-prevista-em-lei-diz>. Acesso em: 27 fev.2019.

ALMEIDA, Adriana de; CORSO, Ângela Maria. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. Anais do IX Encontro Nacional sobre atendimento escolar hospitalar. PUCPR, 26 a 29 de out. 2015.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade, Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

BORJA, Izabel Maria França de Souza; MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira. Evasão escolar: desigualdade e exclusão social. Revista Liberato, Novo Hamburgo, vol. 15, nº 23, p. 93-104, jan./jun. 2014.

BRASIL. Decreto 9.005/2017. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação. Brasília: Camara dos Deputados. 2017.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em 23. fev. 2019.

BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. Brasília: Câmara de Deputados, 1988.

BRASIL. Estatuto do idoso. Lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003.

DUARTE, Antônio Manuel, et al. Teaching practices for passive and active learning in rural and urban elementary teachers. Sisyphus: Educational Sciences Journal, vol. 3, nº 2, p. 134-154, 2015.

FERREIRA, Luiz António Miguel. Direito da criança e do adolescente: direito fundamental à educação. Presidente Prudente, SP: Saraiva, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17.ed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1970.

GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

INEP. Censo Escolar: notas e estatísticas-2018. Brasília:INEP, 2019.

IRELAND,Timothy. Revista Nova Escola, Ed. 223, p.36-40. jun., 2009.

JOHANN, Cristiane Cabral. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-rio-grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, 2012.

KULESZA, Wojciech Andrzej. Lourenço Filho e a Nacionalização do Ensino Primário (1917-1945). Inter-Ação, Goiânia, vol. 41, nº 1, p. 1-22, jan./abr. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez, 1994. p. 149-176

NICOLA, José de.; CHIARON, Rosalina Aparecida Acedo. Novo tempo: livro de alfabetização. São Paulo: Scipione, 2003.

PNUD, IPEA, FJP. Atlas do desenvolvimento humano nas regiões metropolitanas brasileiras. Brasília: PNUD, FJP, IPEA, 2014. Disponível em:http://www.atlasbrasil.org.br/2013/data/rawData/publicacao_atlas_rm_pt.pdf>. Acesso em: 27 fev.2019.

PNUD, IPEA, FJP. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Brasileiro. Brasília: PNUD, FJP, IPEA, 2013.

RIFFEL, Sonia Marmol M.; MALACARNE, Vilmar. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina, PR, cidade: Palotina. 2010.

ROXANE, Rojo; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SBT/CONEXÃO REPÓRTER. Cabrini mostra precariedade de escola do sertão. 05/09/2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6poogr2ddwq>. acesso em: 27 fev.2019.

SILVA, João Luiz Máximo da. Ensino de história em EJA: identidade e imagens. São Paulo: Moderna, 2012.

SOARES, Tufi Machado et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação e Pesquisas, São Paulo, vol. 41, nº 3, p. 757-772, jul./set. 2015.

TIMBANE, Alexandre António. A importância da fotografia no ensino do Frances em Moçambique. Entretextos. Londrina, vol.15, nº2, p.245-268, jul./dez. 2015.

TV BAHIA/G1. Calamidade: crianças estudam sob condições precárias em escolas na região de ilhéus. 2019. Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/bahia-meio-dia/videos/v/calamidade-criancas-estudam-sob-condicoes-precarias-em-escolas-na-regiao-de-ilheus/5880640/>. acesso em: 27 fev.2019.

TV RECORD. em péssimas condições pais, alunos e professores denunciam situação da escola pau brasil. 23 dez. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rpwmdq14jnc>. acesso em: 27 fev.2019.

VAZ, José. Carlos. A violência na escola: como enfrentá-la. Instituto Polis: Dicas, São Paulo, nº 10, 1994.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Santos, L. dos . (2022). 2.A evasão escolar versus as políticas e práticas educativas em escolas públicas de Santo Amaro (BA)-Brasil: Ukuyeka isikolo kuthelekiswa nemigaqo-nkqubo yezemfundo kunye nezenzo kwizikolo zikarhulumente zaseSanto Amaro (BA)-Brazil. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(Especial I), 32–52. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1031