Um olhar sobre a paisagem linguística e a Toponímia da Cidade de Maputo (Moçambique)

Auteurs

Mots-clés :

Toponímia, Paisagem, Multilinguismo, Cidade de Maputo

Résumé

Este estudo constitui uma breve análise da paisagem linguística da Cidade de Maputo (Moçambique), olhando com particular atenção para as mudanças na sua toponímia, verificadas como resultado das transformações políticas, sociais e ideológicas ocorridas na sociedade moçambicana ao longo dos anos. O ponto de partida é a paisagem linguística e a toponímia da Cidade de Maputo, com os seus traços inicialmente homogeneizantes, de orientação visivelmente assimilacionista e obviamente coloniais, que se estenderam muito para além do período pós-independência. Os últimos anos, por seu turno, apresentam transformações significativas. A toponímia e a paisagem linguística da Cidade de Maputo são hoje coloridas, multilingues e apresentam traços de diversidade linguística, com sinais que podem ser interpretados como manifestando um interesse em preservar e resgatar as culturas, tradições e símbolos nacionais, enquanto se reconhece também a presença de línguas de imigrantes. Os nomes dos bairros, distritos urbanos, avenidas e vias públicas na Cidade de Maputo constituem evidência desta transformação. Uma análise toponomástica da cidade revela claramente traços da história pré-colonial, colonial e pós-colonial, culminando cum um revisitar da questão da língua e identidades, num contexto de línguas em contacto, multilinguismo e diversidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sarita Monjane Henriksen, Universidade Justus Liebig de Giessen - Alemanha

Possui um Pós-doutoramento na área de Direitos Humanos, Direitos Sociais e Direitos Difusos, com enfoque sobre Direitos Humanos Linguísticos, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2023). É doutorada em Política e Planificação Linguística, com ênfase em Contextos Multilingues, pela Universidade de Roskilde, Dinamarca (2010). Possui um Mestrado em Linguística Educacional, pela Universidade de Surrey, St. Mary's University College, Reino Unido (1996), e é licenciada em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Pedagógica (1995). Possui uma especialização para Formadores de Professores de Língua Inglesa, pela Universidade de Delaware, Estados Unidos da América (1996). É Professora Associada em Educação Linguística, lecionando as disciplinas de Língua Inglesa e Sociolinguística, Políticas Educativas, Língua e Diversidade Cultural, Estudos de Tradução e Introdução à Interpretação Consecutiva. É actualmente Directora do Gabinete de Cooperação, na Universidade Pedagógica de Maputo. É Professora Convidada na Universidade Justus Liebig de Giessen, Alemanha (2022-2024), na área de Línguas e Migrações e Professora Convidada no ISCTE-IUL, Portugal (2021-2023). Foi Professora Convidada na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil, e Universidade do Sul da Dinamarca (2008). Foi Directora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA, UP-Maputo, 2012-2017).

Téléchargements

Publiée

15-09-2024

Comment citer

Henriksen, S. M. . (2024). Um olhar sobre a paisagem linguística e a Toponímia da Cidade de Maputo (Moçambique). NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(Especial I), 392–393. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1860