Toponímia em Língua Brasileira de Sinais (Libras): descrição e análise dos sinais das escolas de Araguaína –TO

Auteurs

  • Mariana Ferreira Albuquerque Universidade Federal do Tocantins -Brasil
  • Karylleila dos Santos Andrade Klinger Universidade Federal do Tocantins- Brasil

Mots-clés :

Toponímia, Nomes, Escolas, Araguaína –TO

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo analisar e descrever sinais toponímicos das escolas públicas municipais, estaduais e privadas, do município de Araguaína, sob o viés dos estudos de Toponímia, cuja área faz parte da Onomástica, que estuda os nomes próprios. Para isso, fizemos o levantamento do corpus de vinte e três escolas do Ensino Fundamental e Médio, sendo que três dessas apresentaram sinais com variação, com isso totalizaram vinte e seis sinais, verificando as motivações toponímicas de cada nome, com base em documentos coletados junto às secretarias das escolas. Todas as informações foram registradas por meio de fichas lexicográfico-toponímicas, que constam no apêndix desta dissertação Desse modo, por meio da observação e descrição dos dados, identificamos as especificidades dos topônimos, para que fosse feita a análise de base qualitativa, para as categorias dos nomes de acordo com os trabalhos dos seguintes teóricos, Dick (1990, 1998), Seabra (2006), Souza Júnior (2012), Sousa Martins (2017), Siqueira (2011), Faggion, Misturini , Dal Pizzol (2013) e Miranda (2020), dentre outros. Nossa pesquisa identificou que os nomes das escolas de Araguaína podem ser resultados de indicação política, motivos religiosos ou solicitação da própria comunidade, embora saibamos que a manutenção ou não de um topônimo pode ser também determinada pelos sentidos que a população estabelece sobre ele. Portanto foram encontrados vários tipos de sinais, tais como: nativos, inicializados e soletrados. Além de outros tipos de motivação na estrutura da língua e em português. Por fim, acreditamos que nossa pesquisa trará uma contribuição para os estudos toponímicos no município de Araguaína, especialmente, para educação escolar dos surdos, bem como da comunidade surda da região Norte do Tocantins.

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Bibliographies de l'auteur

Mariana Ferreira Albuquerque , Universidade Federal do Tocantins -Brasil

Possui graduação em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Também graduada em pedagogia pela faculdade integrada de Araguatins (2018). Aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL), do Câmpus de Araguaína, cujo projeto de pesquisa é intitulado variação de libras na comunidade surda religiosa de Araguaína.Tem experiência de Gestão em cooperativas, defendeu o TCC, cujo tema foi A Inclusão do Surdo no Mercado de Trabalho de Araguaína. Atualmente Mestranda pela Universidade Federal do Tocantins. Fala fluentemente LIBRAS, com experiências na função de professora Bolsista do PRONATEC/IFTO de Araguaína. Possui o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em LIBRAS realizado no período de 02/12/2022 a 21/09/2023 totalizando 720H, na Faculdade Ibra Grande São Paulo FAGRAN. Atualmente é professora de Libras e Supervisora Pedagógica da SEMED/Araguaína. Possui Carteira de Habilitação - Categoria B. Participou de vários seminários tanto na Área de Gestão de Cooperativas como na Área de LIBRAS

Karylleila dos Santos Andrade Klinger, Universidade Federal do Tocantins- Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (1993), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é profa. Titular associada da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística e Antropologia Linguística, com ênfase em Etnotoponímia, toponímia, léxico, interdisciplinaridade, ensino e educação. 

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Publiée

15-09-2024

Comment citer

Albuquerque , M. F. ., & Klinger, K. dos S. A. . (2024). Toponímia em Língua Brasileira de Sinais (Libras): descrição e análise dos sinais das escolas de Araguaína –TO. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(Especial I), 73–81. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1850