Entrevista com Prof. Dr. João Muteteca Nauege sobre o livro “O Conjuntivo no Português de Angola: da Norma à Variação”

Entretien avec le Prof. Dr João Muteteca Nauege à propos du livre “O Conjuntivo no Português de Angola: da Norma à Variação”

Auteurs

Mots-clés :

Português de Angola, Gramática, Variação

Résumé

Para acessar à entrevista completa com o Prof. Dr. Nauege clique aqui

No dia 12 de julho de 2024, o Professor Doutor João Muteteca Nauege, lançou seu livro “O Conjuntivo no Português de Angola: da Norma à Variação” no canal da Revista Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. Por ocasião do evento, o Mestrando Higor Teixeira dos Santos (PPGEL/UEFS) realizou uma entrevista com intuito de compreender mais sobre a origem da obra, assim como as sustentações científicas que estão por detrás da publicação da obra em epígrafe. O Professor Nauege nasceu no Município do Cambulo, Província de Luanda-Norte sendo Doutor em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), Mestre em Ciência da Linguagem pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Licenciado em Linguística Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação em Huila, Bacharel em Ensino da Língua Portuguesa pelo polo Universitário de Linda-Norte, Universidade Agostinho Neto. Segundo Nauege, o principal motivo para a escrita da obra encontra-se em uma investigação feita ao longo do percurso doutoral, mas que foi uma semente plantada durante o mestrado, mais precisamente no seminário organizado sobre Semântica e Pragmática, no qual apresentou um trabalho sobre o uso do conjuntivo no português de Angola, que recebeu elogios da professora sobre a abordagem e a sugestão de que a abordagem pudesse ser consolidada em trabalhos futuros. O professor se interessa por debates sobre a variação linguística do português de Angola e busca combater o preconceito linguístico que ocorre em contexto angolano, especialmente no ensino da língua portuguesa. Para além deste livro em voga, o professor Nauege possui capítulos, artigos e outras produções científicas para além de palestrante em eventos acadêmico-científicos. O livro é composto por capítulo: o primeiro levanta aspectos conceituais sobre a norma e variação, o segundo fala sobre os parâmetros de descrição do conjuntivo, e o terceiro apresenta a metodologia e faz as devidas análises para finalmente tecer as considerações finais. Vale apenas ler a obra. Está disponível nas principais livrarias angolanas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Higor Teixeira dos Santos , Universidade Estadual Feira de Santana -Brasil

Mestrando em Estudos Linguísticos Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Feira de Santana. Foi bolsista como monitor de Língua Portuguesa do UPT UNEB. Atuou como professor regente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Artes nas turmas de ensino fundamental e EJAI em colégios públicos. Membro do grupo de pesquisa CEDOHS-Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão. Atua também no Grupo de Pesquisa "Em busca das raízes do português brasileiro: fase 3 Estudos Morfossintáticos. Fui bolsista PIBIC- FAPESB de Iniciação científica (2020-2022) com a pesquisa sobre a Variação entre os pronomes Tu/Você no português falado em Luanda/ Angola, sob a orientação da Professora- Doutora Norma Lucia Fernandes de Almeida.

Références

NAUEGE, João Muteteca. O Conjuntivo no Português de Angola: da Norma à Variação. Luanda: Kusoneka, 2024.

Téléchargements

Publiée

08-09-2024

Comment citer

dos Santos , H. T. . (2024). Entrevista com Prof. Dr. João Muteteca Nauege sobre o livro “O Conjuntivo no Português de Angola: da Norma à Variação”: Entretien avec le Prof. Dr João Muteteca Nauege à propos du livre “O Conjuntivo no Português de Angola: da Norma à Variação”. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(2), 330–332. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1817

Numéro

Rubrique

Seção II - Entrevistas, resenhas de livros