Fatores que contribuem para a desistência da rapariga na Escola Primária Completa de Ncuerete Adérito Frederico
Mambo yanayochangia wasichana kuacha shule ya msingi Ncuerete Complete
Mots-clés :
Desistência Escolar, Rapariga, Pobreza, Escola Primária, EducaçãoRésumé
Este artigo tem como tema fatores que contribuem para a desistência da rapariga na escola Primaria Completa de Ncuerete e, objetiva compreender os fatores que contribuem à desistência escolar das raparigas nas escolas Primárias Completas em contextos rurais. A desistência escolar da rapariga é uma realidade incontornável bastante influenciada por questões socioculturais e econômicas. O método selecionado para estudar esse fenômeno é a revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica no estudo serviu para consultar e analisar de forma detalhada as contribuições de teorias de outros autores que também dissecam o fenômeno. Como conclusão, constatou-se que as causas da desistência escolar da rapariga em idade escolar não são determinadas por um e único motivo, podendo ser de ordem social, econômica e cultural. Como consequência dessa privação do direito a educação da rapariga, observa-se a fraca qualificação profissional e dificuldades em aceder ao mercado de trabalho, pobreza e propenso a riscos de doença e, a solução dessa problemática reside na necessidade de adotar estratégias combinadas para prevenir e combater a desistência escolar da rapariga através de coordenação institucional.
***
Makala haya yanaangazia mambo yanayochangia wasichana kukatisha masomo katika Shule ya Msingi ya Ncuerete na yanalenga kuelewa mambo yanayochangia wasichana kukatisha masomo katika Shule za Msingi za Kamili katika mazingira ya vijijini. Wasichana kuacha shule ni ukweli usioepukika unaoathiriwa sana na masuala ya kitamaduni na kiuchumi. Mbinu iliyochaguliwa kuchunguza jambo hili ni uhakiki wa fasihi. Mapitio ya biblia katika utafiti yalitumika kushauriana na kuchambua kwa kina michango ya nadharia kutoka kwa waandishi wengine ambao pia huchambua jambo hilo. Kwa kumalizia, ilibainika kuwa sababu za wasichana wenye umri wa kwenda shule kuacha shule haziamuliwa na sababu moja tu, lakini zinaweza kuwa za kijamii, kiuchumi na kitamaduni. Kutokana na hali hii ya kunyimwa haki ya mtoto wa kike ya kupata elimu, kuna sifa duni za kitaaluma na ugumu wa kufikia soko la ajira, umaskini na hatari ya magonjwa, na suluhisho la tatizo hili linatokana na hitaji la kuweka mikakati ya pamoja ya kuzuia na kupambana. viwango vya kuacha shule kwa wasichana kupitia uratibu wa kitaasisi.
Téléchargements
Références
Amorim, A. C., Rocha, T. S., & Diniz, D. M. (2017). Evasão escolar de mulheres trans e travestis: uma analise acerta da (in) existência de políticas publicas educacionais. VI congresso nacional de educação: Congresso Nacional de Educação-CONEDU.
Arthuir, M. J. (2010). Casamento prematuro como uma violação dos direitos humanos. um exemplo que vem da Gorongosa. Outras vozes , vol 10, nº 6, p. 1-8.
Aurglietti, R., & Schmidlinlohr, S. (2014). Evasão e abandono escolar: causas, consequências e alternativas – o combate a evasão escolar sob a perspectiva dos alunos. Parana: Cadernos PDE. vol. 4, nº 8, p.21-23.
Bagnol, B., Lara, D. S., Fátima, F., & Zaida, C. (2015). As barreiras a educação da rapariga no ensino primário na Zambezia. Maputo: Porto Editora.
Bassiano, V., & Lima, C. A. (2018). Casamentos prematuros: causas e consequências de abandono escolar e meninas com futuros destroçados. Imagens da Educação ,vol 8, nº 2 pp. 2-3.
Cabrita, M. F. G. B. (2007). Causas do abandono escolar de adultos em contexto de formação – um estudo de caso múltiplo. Faro: Instituto Politécnico de Beja.
Eurydice, D. (2014). Combate ao abandono precoce no ensino e formação profissional na Europa: estratégias, políticas e medidas. Lisboa: Comissão Europeia.
Giga, O. M. (2019). Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: Estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na Província de Nampula. Lisboa: ISCTE.
Instituto Nacional de Estatística. (2011). Inquérito Demográfico e de Saúde. Maputo: INE.
Instituto Panos África Austral.(2014). Informação dos media sobre casamentos prematuros em Moçambique. Disponível em: http://www.panos.org.zm/wp-content/uploads/2017/04/PSAf-ECM-Media-Brief-for Mozambique.pdf
Justino, D. (2010). Difícil é educá-los. Lisboa, Coleção Ensaios da Fundação. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Lourenço, A. R. M. (2013). Motivações na origem do Abandono Escolar – Estudo de Caso com Jovens Sinalizados na CPCJ de Castelo Branco. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Macia, C. da G. (2021). Análise das causas do abandono escolar da rapariga na Escola Primária Completa de Manzir Província de Gaza-Macia 2017-2019. Maputo: UEM.
MINEDH. (Maio de 2020). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo, Maputo, Moçambique.
Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH, 2016). Estratégia do género do sector de educação e desenvolvimento humano para o período de 2016-2020. Maputo, Mocambique: MINEDH.
Organização das NaçÕes Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). (2019). Revisão de Políticas educacionais Moçambique. Maputo: UNESCO.
República de Moçambique (2015). Plano Quinquenal do Governo de Moçambique 2015-2019. Maputo: Imprensa Nacional.
ROSC. (17 de Setembro de 2020). Impacto das uniões prematuras na educação, saúde e nutrição em Moçambique. Maputo: ROSC.
Silva, A.R.A.C. (2010). Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão a prevenção e intervenção. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Sitoe, C. (2017). Casamentos Prematuros em Mocuba: Causa e Consequência da Pobreza. Maputo, Moçambique: Sekelekani.
UNFPA. (2016). Suplemento do Relatório sobre a situação da população mundial para Moçambique. Maputo: UNFPA.
UNICEF. (2010). Pobreza infantil e disparidades em Moçambique: as condições econômicas dos pais/mães/encarregados de educação. Maputo: UNICEF.
UNICEF. (2019). Situação do sector da educação em Moçambique. Maputo: UNICEF.
Vasconcelos, M. D. (2013). Abandono e absentismo escolar no concelho de Ponta Delgada . Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Vilanculos, L. F. (2015). Análise das Causas do Insucesso Escolar da Rapariga nas Escolas Primárias do Distrito de Boane. Maputo: UEM.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).