A situação Sociolinguística do povo Lunda: a língua chokwe de Angola

Auteurs

  • Mirian Brito da Penha Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Mots-clés :

Língua, Cultura, História, Sociolinguística

Résumé

A presente entrevista foi realizada pelo Canal Dyembu Dyetu ao Prof. Dr. Daniel Peres SASSUCO, Professor Auxiliar da Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto. É Doutorando em Língua, Cultura e Sociedade na Universidade Zambeze (UniZambeze); Licenciado e Bacharel em Pedagogia Aplicada em Francês-Linguística Africana pelo Instituto Superior Pedagógico (ISP) de Lubumbashi na República Democrática do Congo. Mestre em Tratamento de Informação e Comunicação Multilingue pela Universidade Autónoma de Barcelona de Espanha. Na entrevista, o professor Sassuco mostra a localização da língua chokwe, fala da relevância da língua para a comunidade e debate políticas linguísticas que visam preservar as línguas africanas em Angola. Trata-se de uma entrevista que serve de instrumento de consulta  para trabalhos acadêmicos. Como linguística, o professor Sassuco chama atenção às autoridades angolanas para que o ensino desta língua seja objeto de ensino nas escolas angolanas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-9kHRy4eb9c&t=1743s

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Biographie de l'auteur

Mirian Brito da Penha, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Licenciada no Curso de Letras-Língua Portuguesa, na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, Bahia, Brasil.

Références

ANGOLA. Constituição da República. Luanda: Assembleia Nacional, 2010.

INE. Resultado Definitivo do Recenseamento Geral da População e da Habilitação de Angola 2014. Luanda: Instituto Nacional de Estatística, 2016.

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Publiée

14-12-2023

Comment citer

Penha, M. B. da. (2023). A situação Sociolinguística do povo Lunda: a língua chokwe de Angola. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 3(Especial II), 325–327. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1516