A dança marrabenta como um dos símbolos da identidade cultural do povo shona e bitonga no Sul de Moçambique
The Marrabenta dance as one of the symbols of the cultural identity of the Shona and Bitonga people in Southern Mozambique
Résumé
Moçambique possui uma rica e longa tradição cultural de coexistência de diferentes raças, grupos étnicos e religiosos, e isso reflete a diversidade de valores culturais que em conjunto criam as identidades do Moçambique moderno. A Constituição de 1990 veio introduzir o Estado de Direito democrático no país e essa mesma constituição estabeleceu o princípio segundo o qual o estado promove o desenvolvimento da cultura e personalidade nacional e garantiu a livre expressão das tradições e valores da sociedade moçambicana (ART. 1, CRM, 1990). A presente proposta de pesquisa tem como objetivo principal estudar a Marrabenta, um dos símbolos sonoros da identidade cultural moçambicana. Diante disso, é do nosso interesse analisar a dança Marrabenta como um dos símbolos da identidade cultural dos povos Shona e Bitonga no sul de Moçambique, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2010-2020. Para a realização deste trabalho, pretende-se fazer revisões bibliográficas, com foco nas abordagens e/ou análises qualitativas e documentais, tendo como técnica de pesquisa a coleta de dados e entrevistas semiestruturadas, tendo como interlocutores artistas e especialistas desse estilo musical e de dança.
****
Mozambique has a rich and long cultural tradition of coexistence of different races, ethnic and religious groups, and this reflects the diversity of cultural values that together create the identities of modern Mozambique. The 1990 Constitution introduced the democratic rule of law in the country and this same constitution established the principle according to which the state promotes the development of national culture and personality and guaranteed the free expression of the traditions and values of Mozambican society (ART. 1, CRM, 1990). The main objective of this research proposal is to study the Marrabenta, one of the sound symbols of Mozambican cultural identity. Given this, it is of interest to analyze the Marrabenta dance as one of the symbols of the cultural identity of the Shona and Bitonga peoples in southern Mozambique, taking the period between 2010-2020 as a time frame. To carry out this work, the aim is to carry out bibliographical reviews, focusing on qualitative and documentary approaches and/or analyses, using data collection and semi-structured interviews as a research technique, with artists and specialists of this musical and dance style as interlocutors.
Téléchargements
Références
CRAVEIRINHA José; A Marrabenta 1974. Arquivo Histórico de Moçambique. Maputo 1974.
HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80,nº, p.149 e p.160. final Março 2008.
LARANJEIRAS, Rui. Marrabenta: evolução e estilização 1950-2002. Maputo -BUALA, 2010
JORNAL A VERDEDADE, disponível em: https://verdade.co.mz/faleceu-joao-domingos-um-idoso-que-sabia-tocar-viola-e-conhecia-a-cura-da-sida-1933-2016/
MACAMO, Elísio. A constituição duma sociologia das sociedades africanas. In: Estudos Moçambicanos n. 19, p.85 e p.90 2001.
NGUNGA, Armindo Saúl Atelela. A toponímia e a diversidade linguística em Moçambique, Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA) | v.1, no 1| p.38-62 | jan./jun. 2021.
WANE, Marílio. Marrabenta, Memória e Maputo. Maputo ARPAC, 2016.
ONLINE, Jornal Domingo. A nossa missão é garantir a continuidade da Marrabenta. Jornal Domingo Online, 2017. Disponívelem:<https://www.jornaldomingo.co.mz/artes-letras/a-nossa-missao-e-garantir-a-continuidade-da-marrabenta/> Acesso em: 05/04/2023
LARANJEIRA, Rui; A Marrabenta sua evolução e estilização 1950-2002. Minerva Print Maputo. 2014.
LARANJEIRA, RUI;. Maputo, Outubro de 2005. : 1. T. Page 2. “A marrabenta: sua evolução e “estilização” 1950-2002”.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).