A Pedagogia do pós-método e a autonomia dos professores: o papel da formação inicial de professores de língua portuguesa em Cabo Verde
Pedagojiâ di Dipos di Métudu i Otonomiâ di Profesoris: Papel di Formason Inisial di Profesoris di Língua Purtuges na Káuberdi
Résumé
O Ensino de L2/LE entrou, nas últimas décadas, numa nova fase, passando de um paradigma de métodos, para uma Pedagogia do Pós-Método, tal como proposta por B. Kumaravadivelu. O propósito deste trabalho é compreender a efetividade desta metodologia no ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde, particularmente na autonomia dos professores e avaliar o papel da formação de base dos professores no sucesso ou insucesso deste paradigma. Para tal foram feitas entrevistas a treze professores de Língua Portuguesa, todos formados em Cabo Verde. Os resultados revelam uma adaptação positiva dos professores à Pedagogia do Pós-Método, nomeadamente na sua capacidade de serem autónomos e a perceção de que a sua formação de base contribuiu para isso mesmo. Contudo, maior desafio à sua autonomia parecem ser os constrangimentos de cariz institucional e organizacional, o que nos leva a propor uma revisão do Pós-Método refletindo sobre esta dimensão.
***
Nxinu di L2/LE entra, na últimus dékada, na un nobu fázi. El pása di un mudélu di métudus, pa un Pedagojiâ di Dipos di Métudu, sima kel ki prupodu pa B. Kumaravadivelu. Obujetivu des trabádju li ekonprende ifetividádi des metodolojiâ na nxinu di Língua Purtuges na Káuberdi, partikulármenti na otonomiâ di profesoris, i avâlia papel di formason di bázi di profesoris na susésu o insusésu des mudélu li. Pa kel la, fasedu trizi profesor di Língua Purtuges (tudu es formádu na Káuberdi) intrivistas. Rizultádu (di kes intrivista la) revela un adapitason puzitivu di kes profesor la na Pedagojiâ di Dipos di Métudu, nomiádamenti na ses kapasidádi di sér otónumu i na perseson di ki ses formason di bázi kontribui mesmu pa kella.Kontudu, maiór dizafiu pa ses otonomiâ parse ma e kes konstranjimentu di naturéza institusional i organizacional. Kel li ta lebá-nu prupoi un rivizon
di Dipos di Métudu, ki ta rifliti sobri kel dimenson li.
Téléchargements
Références
Can, N. (2009). Post-Method Pedagogy: Tacher Growth Behind Walls. 10th METU ELT Convention. Ankara.
Chong, S., & Cheah, H. M. (2009). A values, skills and knowledge framework for initial teacher preparation. Australian Journal of Teacher Education, 34(3), pp. 1-17.
Craig, C. J. (2016). Structure of Teacher Education. Em J. Loughran, & M. L. Hamilton, International Handbook of Teacher Education Vol. 1 (pp. 69-185). Springer Nature.
Dassa, L. M. (2018). Continuous Teacher Training. Em J. I. Liontas, The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching. Hoboken: Wiley Blackwell.
Duarte, D. A. (2003). Bilinguismo ou Diglossia? Mindelo: Spleen Edições.
Feytor Pinto, P. (2010). O Essencial Sobre Política de Língua. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Freeman, D. (2006). A Framework for Teacher Learning and Development. TESOL Symposium on English Teacher Development in EFL Contexts (pp. 1-9). Guangdong Province, China: TESOL, Inc. Obtido de tesol.org.
Galante, A. (August de 2014). English Language Teaching in the Post-Method Era. TESL Ontario, pp. 57-62.
García, O. (2011). Bilingual Education in the 21st Century - A Global Perspective. Hoboken: Wiley & Sons.
Islam, A. S., & Shuchi, I. J. (May de 2017). Deconstruction of Method-postmethod Dialectics in English Language Teaching. Journal of Language Teaching and Research, Vol. 8, No. 3, pp. 539-547.
Khodabakhshzadeh, H., Arabi, M., & Samadi, F. (2011). The Relationship between English Foreign Language Teachers' Willingness with Post-Method Pedagogy and Their Teaching Effectiveness. International Journal of Instruction Vol. 11, No. 2, pp. 425-436.
Kitchen, J., & Petrarca, D. (2016). Approaches to Teacher Education. Em J. Loughran, & M. L. Hamilton, Internationa Handbook of Teacher Education Vol. 1 (pp. 137-186). Springer Nature.
Kumaravadivelu, B. (1992). Macrostrategies for the Second/Foreign Language Teacher. The Modern Languages Journal Vol. 76, No. 1, pp. 41-49.
Kumaravadivelu, B. (1994). The Postmethod condition: (E)merging Strategies for Second/Foreign Language Teaching. TESOL Quarterly Vol. 28, No. 1, pp. 27 - 48.
Kumaravadivelu, B. (2001). Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly Vol. 35, No. 4, pp. 537-560.
Kumaravadivelu, B. (2003). A postmethod perspective on English language teaching. World Englishes Vol. 22, No. 4.
Kumaravadivelu, B. (2006). TESOL Methods: Changing Tracks, Challenging Trends. TESOL Quarterly Vol. 40, No. 1.
Kumaravadivelu, B. (2006). Understanding Language Teaching. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates.
Kumaravadivelu, B. (2016). The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL Quarterly Vol. 50, No. 1, pp. 66-85.
Liu, J. (2004). Methods in the post-methods era: Report on an international survey on language teaching methods. International Journal of English Studies Vol. 4, pp. 137-152.
Loughran, J., & Hamilton, M. L. (2016). Developing an Understanding of Teacher Education. Em J. Loughran, & M. L. Hamilton, International Handbook of Teacher Education (pp. 3-22). Springer Nature.
Loughran, J., & Hamilton, M. L. (2016). International Handbook of Teacher Education. Springer Nature.
Moreno, J. R., Montoro, M. A., & Colón, A. O. (28 de March de 2019). Changes in Teacher Training within the TPACK Model Framework: A Systematic Review. Sustainability.
Murdoch, G. (3 de July de 1994). Language development provision in teacher training curricula. ELT Journal, pp. 253 - 265.
Sanches, C. E. (2008). Factores do (In)sucesso Escolar na Disciplina de LP no 2º Ciclo do ES em Cabo Verde - Contributo para o seu estudo. Aveiro: Dissertação apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do grau de Mestre em Didáctica de Ensino de Língua.
Veiga, M. (2004). A Construção do Bilinguismo. Mindelo: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).