33.O papel da religião no desenvolvimento do empreendedorismo em Moçambique
Chikamuchiro kwa Dini ko Panganha Ichindo ya Gueni Chilambo cha Mozambique
Mots-clés :
Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, EmpreendedorismoRésumé
Este artigo reflecte sobre o papel e influência dos valores definidos pelas religiões mais predominantes de Moçambique no empreendedorismo. Uma questão foi definida para a problematização do tema, nomeadamente, de que forma os valores defendidos pelas religiões do cristianismo, islamismo e hinduísmo influenciam na decisão das pessoas se tornarem empreendedoras em Moçambique? Deste modo, recorreu-se a uma metodologia qualitativa que consistiu na operacionalização duma pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas exploratórias destinadas aos líderes religiosos. Assim, chegou-se a conclusão de que o cristianismo, islamismo e hinduísmo tem um papel preponderante no desenvolvimento do empreendedorismo, através da promoção dos valores da justiça e equidade, que são comuns nestas religiões, moldando a decisão empreendedora, o relacionamento com clientes, funcionários, investidores e fornecedores, cujos fundamentos de base são os livros sagrados da Bíblia, Alcorão e Bhagavad-Gita.
***
Pa Malowe Ganandhi (ciyao): Awu n’nango wachibuku wukusala ngani ja udindo wasikuete Dini siakupicanica n’nope ku Mozambique kumbadi jamassengo gagueni. Chiwuzio chachikuika mujelengani chicuti: Utengachi wukuika mudini jachikatodika, mudini jachissilamu ni mudini jachi indu vakupeleka machidi kumassengo gagueni ku Mozambique? Kumbadi jalakwejo, ngatendegue massengo gakusossa sossa ngani jalakwejo m’mabuku gakulekangana lekangana, nambo soni nikuonegana nachimilongola wadini vakuapikanichisia ngani jalakwejo. Paujo pamassengo galakwego, yissimaniche yati, dini jachicatodika, dini jachissilamu ni dini jachi indu, zikwete udindo wapenani n’nope vakwadimbangania wandu wagueni kuti aweje wakutumichila chilungamo ni upikangani, yichindo yayikussimanika mudini ziosse, pakuwika wulamussi pagueni, nimpaka niwandu wakussumana, nimpaka niwandu wamassengo,niwandu wakujigala katundo, kutiochelaga muyitevo yabuku jakuchimbichika jabaibolo, jakurani, nibuku jadini jachi indu.
Téléchargements
Références
ANTONOV, A. Bhagavad-Gita. Trad. Irene Pastana Batista. Russia: s.e., 2016.
BIBLIA SAGRADA. Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Bíblia Sagrada. Salt Lake City, Utah: Intellectual Reserve, Inc., 2015.
BORGES, P. J. T. Cuidados de saúde e práticas Hindus. (Dissertação de mestrado) Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2012.
CARSWELL, P.; ROLLAND, D. “The Role of Religion in Entrepreneurship Participation and Perception”. Genebra, International Journal of Entrepreneurship and Small Business, vol.1, nº 3∕4, p. 280-286, 2004.
DANA, L. P. Religion as an Explanatory Variable for Entrepreneurship. London: The International Journal of Entrepreneurship and Innovation, London, vol. 10, nº 2, p. 87-99, 2009.
DANTAS, P. et al. “Empreender com fé”: configurações do processo empreendedor em empresas de artigos religiosos na Cidade de Ituiutaba,Minas Gerais. Goiânia, VIII EGEPE, Minas Gerais, p. 1-16, 2014.
DRAKOPOULOU DODD, S. D.; SEAMAN, P. T. “Religion and enterprise: an introductory exploration”. Entrepreneurship: theory & practice, vol. 23, nº 1, p. 71-86, 1998.
DUARTE, G.. Dicionário de administração e negócios. Rio de Janeiro: KindlebookBR, 2011.
FOLLMANN, J. I.; SCARLATELLI, C. C. Lições milenares do Oriente hinduísta para uma conduta ética na sociedade de hoje. Revista de Estudos da Religião, vol. 3, nº 4, p. 18-42, 2006.
FUKUYAMA, F. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GÜLEN, M. F.Perguntas e respostas sobre a fé islâmica. Somerset: TughraBooks Editorial, 2009.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
INE. IV Recenseamento Geral da População e Habitação. Maputo: Instituto Nacional de Estatística, 2018.
KÜNG, H.. Religiões do Mundo: em busca dos pontos comuns. Campinas: Verus, 2004.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo Editoral, 2005.
MAXIMIANO, A. C. Introdução a Administração. São Paulo: Atlas, 2011.
MONDLANE, E. Lutar por Moçambique. Maputo: Colecção “Nosso Chão”, 1995.
MUHAMMAD, A. História do Al-Qur’án, do Hadice e da Bíblia. Maputo: SautulIsslam, 2009.
MUHAMMAD, A. O Nobre Al-Qur’na. 3.ed. Durban: IDM Publications, 2019.
SERAFIM, M. C.. Sobre esta igreja edificarei minha empresa: organizações religiosas e empreendedorismo. (tese de doutoramento) São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2008.
VIEIRA, J.P.V.A; JACINTO, P. A. Religião e empreendedorismo no Brasil: uma análise utilizando modelos de escolha ocupacional. Rio Grande do Sul, PPGE/PUCRS, p. 1-21, 2012.
WEBER, M.. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).