11.O conselho de escola como um órgão de gestão democrático da comunidade educativa na escola primária da cidade da Beira

The school council as an organ of democratic management of the educational community in the primary school of the city of Beira

Auteurs

Mots-clés :

Conselho de escola, Gestão democrático, Comunidade Educativa, Tomada de decisão

Résumé

A presente pesquisa enquadra-se no âmbito da minha tese de doutoramento em Inovação Educativa em curso na Universidade Católica de Moçambique. Tem como objectivo geral reflectir sobre o funcionamento do conselho de escola como um órgão de gestão democrática da comunidade educativa. Selecionou-se o paradigma interpretativo e uma abordagem de natureza qualitativa. Como técnicas e instrumento de recolha de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os participantes deste estudo são os membros do conselho de escola num total de sete (7). Depois da análise dos resultados da pesquisa, concluiu-se que a escola possui um conselho de escola operativo, embora alguns critérios de selecção dos membros não tenham obedecido o prescrito no manual de apoio do conselho de escola. Concluiu-se igualmente que dentro do conselho são discutidos diversos assuntos que vão de acordo com o preconizado no manual de apoio às escolas primárias e as decisões tomadas ocorrem de forma conjunta e em casos de divergências de opiniões, a votação tem sido uma das estratégias usadas. Assim sendo, este órgão cria espaço para que os membros possam participar activamente na discussão dos assuntos e expor as suas opiniões livremente.

***

Isishwankathelo (icixhosa): Olu phando luyinxalenye yethisisi yam yobugqirha kwi-Educational Innovation eqhubekayo kwiYunivesithi yamaKatolika yaseMozambique. Injongo yayo ngokubanzi kukubonakalisa ukusebenza kwebhunga lesikolo njengesebe lolawulo lwedemokhrasi kuluntu lwezemfundo. Kukhethwe ipharadaym yokutolika kunye nendlela yomgangatho. Njengobuchule kunye nesixhobo sokuqokelelwa kwedatha, sisebenzise udliwano-ndlebe olunesiqingatha kunye nohlalutyo lwamaxwebhu. Abathathi-nxaxheba kolu phando ngamalungu ebhunga lesikolo bebonke abasixhenxe (7). Emva kokuhlalutya iziphumo zesaveyi, kwafikelelwa kwisigqibo sokuba isikolo sinebhunga lesikolo esisebenzayo, nangona ezinye iikhrayitheriya zokukhetha amalungu zingahambelani namagatya encwadana yenkxaso yebhunga lesikolo. Kwagqitywa kwelokuba kwibhunga imiba eyahlukahlukeneyo ixoxwa ngokungqinelana noko kucetyiswayo kwincwadana yemigaqo yenkxaso yezikolo zaseprayimari yaye izigqibo ezithatyathiweyo zenziwa ngokubambisana yaye kwiimeko zokwahluka kwezimvo, ukuvota kube yenye yeendlela ezisetyenziswayo. Ngoko ke, lo mbutho udala indawo yokuba amalungu athathe inxaxheba ngokusebenzayo kwingxoxo yemiba kwaye aveze izimvo zabo ngokukhululekileyo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cláudia José Vieira Nanhecua , Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutoranda em Inovação Educativa, Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. Mestre em Gestão Ambiental e Planificação e Desenvolvimento Comunitária, Universidade Pedagógica, Delegação da Beira, Licenciada em Gestão Ambiental, Universidade Pedagógica, Delegação da Beira

Références

Bordenave, J. E. D. (1992). O que é participação. 7.ed. São Paulo: Editora Brasilienses, Colecção Primeiros Passos.

Cury, C. R. J. (2004). Os conselhos de Educação e a Gestão do Sistema. In: Ferreira, N.S.C & Aguiar, M. A. S (Org.). Gestão de Educação. Impasses, Perspectiva e Compromisso. São Paulo: Cortez, 2021

Dalmás, J. (2001). Planeamento participativo na escola. 9.ed. São Paulo: Vozes.

Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa.

Luck, H. (2006). Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes.

Luluva, S. (2016). Políticas educacionais em Moçambique: O Conselho de Escola como componente da gestão democrática da escola pública moçambicana (1975-2003). Maputo: Imprensa Universitária.

MEC (2015). Manual de apoio ao conselho de escola primária. Maputo: INDE.

Monteiro, A. (2006). A participação dos alunos no conselho pedagógico: estudos de caso. Tese de Mestrado apresentada à Universidade Aberta, Lisboa. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/664. Acesso em: 15 out. 2021.

Nhanice, J. B. (2013). O papel do conselho de escola na gestão democrática da escola básica: as lições da experiência das escolas primárias completas 3 de Fevereiro da Cidade de Maputo e 29 de Setembro do Distrito de Marracuene. Dissertação. Mestre em Administração e Gestão da Educação, UEM, Maputo.

Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de século.

Pereira, C. (2010). Democracia e participação: representações dos alunos do 3º ciclo de Aveiro. Educação e Pesquisa.vol.3, nº 2, p.747-762. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a07 . Acesso em: 15 out. 2021

Sousa, M. G. C. (2007). O caderno vaivém enquanto estratégia pedagógica: Um estudo etnometodológico sobre trajectos de participação parental numa escola básica 2/3 situada em meio operário”, in: Silva, Pedro (Org.). Escolas, famílias e lares, um caleidoscópio de olhares. Porto: Profedições.

Vilelas, J. (2009). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: silabo.

Zaccaro, S. J. (2007). Trait-Based perspectives of Leadership. American Psychologist. vol. 62, nº1, p. 6–16.

Téléchargements

Publiée

03-10-2022

Comment citer

Vieira Nanhecua , C. J. . (2022). 11.O conselho de escola como um órgão de gestão democrático da comunidade educativa na escola primária da cidade da Beira: The school council as an organ of democratic management of the educational community in the primary school of the city of Beira. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 2(Especial I), 207–225. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1054