Análise de estratégias de ensino de alunos surdos com base nas TIC’s Caso da Faculdade de Educação da UEM

Autores

  • Nehemia Gilberto Raul Zandamela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Palavras-chave:

Surdo, Educação, Inclusão, Tecnologia, Tic's

Resumo

Link do video da Língua Moçambicana de Sinais: https://youtu.be/rrGO3g8VPuc

O surdo na perspectiva sócio - cultural é um individuo pertencente a uma comunidade de minoria linguística, que usa a língua de sinais para a sua comunicação e no nosso contexto educacional enfrenta muitas dificuldades desde o ensino primário ao superior causada pelas dificuldades na comunicação com as pessoas da comunidade maioritária ouvinte. O presente trabalho tem por objectivo analisar as estratégias de ensino utilizadas com base nas TIC’s para a melhoria do  processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos matriculados no ensino superior em Moçambique. Durante a realização optamos por abordagem qualitativa, com os métodos de pesquisa acção e história de vida, na pesquisa descritiva, onde evidenciamos os estudantes surdos no ensino superior. Neste estudo nosso principal foco foi perceber como as TIC podem ajudar no processo educativo e que ferramentas e recursos favorecem os alunos surdos. Apesar dos avanços alcançados com mais de duas décadas de inclusão, o sistema de ensino para surdos continua com certas restrições pela falta de proficiência linguística dos professores na comunicação com alunos surdos e falta de recurso e meios de ensino que facilitem os processo ensino e aprendizagem. Neste estudo, percebemos que a perspectiva sócio cultural é adequando para caracterizar as pessoas surdas sempre que pretendemos intervir no contexto educativo e a educação para estes alunos deve ter em conta as suas especificidades, não abandonando as características das suas comunidades minoritárias linguísticas. Com o avanço tecnológico, aliado a evolução da indústria de telefonia móvel e o desenvolvimento gerações dos sistemas de comunicação, o sistema educativo poderá beneficias de maiores impulsos na elaboração de recursos e meios didácticos para a inclusão e melhoria do ensino dos alunos surdos no ensino superior em Moçambique.

Biografia do Autor

Nehemia Gilberto Raul Zandamela, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Professor de Lingua Moçambicana  de Sinais

Referências

ZANDAMELA, Nehemia Gilberto Raul. Análise de estratégias de ensino de alunos surdos com base nas TIC’s Caso da Faculdade de Educação da UEM. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), vol.1, nº Especial, p.422-423, dez.2021.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

Zandamela, N. G. R. . (2021). Análise de estratégias de ensino de alunos surdos com base nas TIC’s Caso da Faculdade de Educação da UEM. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(Especial), 422–423. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/850