Registros sobre mulheres surdas na História
Records on deaf women in history
Palabras clave:
Mulheres surdas, História dos Surdos, Estudos SurdosResumen
Este artigo teve por objetivo investigar registros históricos sobre mulheres surdas. Para atender ao objetivo proposto, o texto foi dividido em três grandes momentos: análise de produções publicadas sobre a história dos surdos, para verificar se há registros da presença de mulheres surdas, pois percebe-se que há mais registros sobre homens do que sobre mulheres; levantamento sobre registros de histórias de mulheres surdas no Brasil; apresentação de biografias de algumas mulheres surdas reconhecidas pelas comunidades brasileira e mundial. Os resultados permitem que seja reconhecida à importância das histórias das mulheres surdas do passado e do presente, a fim de proporcionar um futuro diferente, bem como construir uma representação que possa ser modelo para a valorização das futuras gerações destas mulheres. Com esta pesquisa pretendeu-se inspirar e incentivar o reconhecimento da presença, da resistência e da importância das mulheres surdas pela sua comunidade, e a equidade de direitos entre homens e mulheres surdos.
***
This paper’s goal is to survey the historical records on Deaf women. The text was divided into three main moments: analysis of published productions about Deaf history, searching for records of the presence of Deaf women, for we perceive that there are more records about Deaf men than women in Brazil; survey on records of Deaf women’s personal stories in Brazil; presentation of biographies of some Deaf women who are acknowledged by the Deaf community both in Brazil and world widely. The results sustain the recognition of the importance of Deaf women’s histories from the past and present, in order to provide for a different future. The results also show the basis for building a role-model representation for future generations of Deaf women. This research also intends to inspire and foster the recognition of the presence, resistance, and relevance of Deaf women in their own community, as well as the equity between the rights of Deaf men and women.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: abr. 2021.
CANTIN, Y.; CANTIN, A. Dictionnaire biographique des grands sourdes en France: les silencieux de France (1450-1920). Paris: Archives & Culture, 2017.
CARVALHO, P. V. Breve história dos surdos no mundo. Lisboa: Surd’Universo, 2007
KELLY, A. B. Where is deaf her story? Open your eyes: deaf studies talking. Saint Paul: Editora da Universidade de Minnesota, 2007.
LADD, P. Em busca da surdidade 1: colonização dos surdos. Lisboa: Surd´Universo, 2003.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MONTEIRO, M. S. Mestres e doutores surdos: sobre a crescente formação especializada de pessoas surdas no Brasil. Petrópolis: Arara Azul, 2018.
ONU. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.
PERLIN, G.; STROBEL, K. História cultural dos surdos: desafio contemporâneo. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial nº2, p. 17-31, 2014.
RANGEL, G. M. M. Heróis/heroínas surdos/as brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha. 2016, 189 f. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul, 2016.
RANGEL, G. M. M.; KLEIN, M. Heróis/heroínas surdos/as brasileiros/as: busca de significados na comunidade surda gaúcha. Curitiba: CRV, 2020.
ROCHA, S. M. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da educação de surdos: um olhar para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961). 2009. 160 f. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Educação, Departamento de Educação da PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2009.
SCOTT, J. História das mulheres. In: BURKE, Peter. (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.,p. 63-97
SONNENSTRAHL, D. M. Deaf artists in America: colonial to contemporary. San Diego: DawnSignPress, 2002.
SOUZA, V. R. M. Tobias Leite: educação dos surdos no século XIX. São Cristóvão: Editora da UFS, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, siendo el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver El efecto del acceso abierto).