O papel da Supervisão Pedagógica no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores no ensino superior em Moçambique: Estudo de caso na Universidade YX na Cidade de Nampula

Autores

  • José Greia Universidade Católica de Moçambique
  • João Flávio Amisse Uagire Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

Supervisão, Prática pedagógica, Ensino Superior, Cidade de Nampula

Resumo

Na Universidade YX, nota-se que duas Faculdades, departamentos Eng. C e EA os supervisores e os docentes não têm levado a cabo as tarefas previamente discutidas, planificadas, as instruções ministeriais do ensino Superior como Regulamento Geral e Interno. Não se identificam com a supervisão pedagógica como um instrumento de transformação do ensino e desenvolvimento das competências dos estudantes. É nesta perspectiva que inquieta-nos o papel da Supervisão Pedagógica no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores. O trabalho tem como objetivo geral analisar de que modo a Supervisão Pedagógica contribui no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores no ensino superior, sobretudo nesta universidade. Recorreu-se como metodologia, à pesquisa qualitativa, Indutiva e descritiva na tipologia estudo de caso com recurso a técnicas como: entrevista semiestruturada dirigida ao director acadêmico, a dois coordenador dos departamentos, a três dos cursos e a cinco professores das duas faculdades, análise documental e observação. Como resultado da pesquisa percebeu-se que, a supervisão do trabalho pode enfrentar grandes dificuldades para desempenhar com eficácia as suas funções, nem sempre dispõem dos recursos necessários e o seu impacto no local de trabalho é, em muitos casos, insignificante e por outro lado na selecção do pessoal de supervisão não ocorre por um recrutamento do concurso público e nem envolve estágio profissional. Os supervisores desta universidade são provenientes de chefia e confiança e outras formas, as vezes não passam pelas capacitações, muitos não possuem pastas de documentos e muitos professores não cumprem com os seus deveres como planificação das suas aulas e não gozam de capacitações/formação continuada.

Biografia do Autor

José Greia, Universidade Católica de Moçambique

Doutorado em Ciências da Educação – Especialidade Administração e Organização Escolar (AOE) – pela Universidade Católica Portuguesa / Porto – Faculdade de Educação e Psicologia, Mestrado em Direcção e Gestão Educacional pela Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Ccomunicação em Nampula. Director Científico da Academia Militar; Bacharel em Ciências de educação - pela Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Educação e Comunicação em Nampula.

João Flávio Amisse Uagire, Universidade Católica de Moçambique

Doutorando em Inovação Educativa na fase final da Tese na Universidade Católica de Moçambique-Nampula; Mestrado em Gestão Ambiental em 2019 na UniRovuma; Bacharelato em 2011 e Licenciado 2013 em Ensino de História na Universidade Pedagógica-Actual UniRovuma.

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Publicado

02-01-2023

Como Citar

Greia, J. ., & Uagire, J. F. A. . (2023). O papel da Supervisão Pedagógica no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores no ensino superior em Moçambique: Estudo de caso na Universidade YX na Cidade de Nampula. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 274–292. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1136