9.Processo de ensino e aprendizagem durante a vigência da pandemia de Covid-19 em Moçambique-Maputo: dificuldades, experiências, ensinamentos e desafios – 2020 e 2021
Wugondzi ni wugondzise Musambiki-Maputsu kameni wa mabagwi ya korona 19: Zvikaratu, Wugondzi ni Zvithikamezi lembe ga 2020-2021
Palabras clave:
Covid-19, Desafios, Ensino-Aprendizagem, ExperiênciasResumen
O presente estudo avalia o Processo de Ensino e Aprendizagem durante a vigência da Pandemia de Covid-19 em Maputo, a partir das experiências dos estudantes e professores no contexto das aulas on-line impostas pela Covid-19, nos anos 2020 e 2021. O estudo tem o objetivo de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem em momentos da pandemia de Covid-19 em Maputo. A pesquisa optou por uma abordagem qualitativa que consistiu na recolha de opiniões, idéias e experiências dos professores e alunos sobre o decurso das aulas na modalidade virtual, tendo para o efeito usado o questionário com questões abertas, enviado por e-mail e por WhatsApp aos professores e alunos, os quais preencheram e devolveram usando os mesmos canais. Usou-se, igualmente a pesquisa bibliográfica, que permitiu aprofundar o tema através da consulta de autores que abordam o tema. Do ponto de vista de procedimentos amostrais, trabalhou-se com a versão não probabilística de tipo intencional tendo dirigido o questionário a 18 informantes estratificados da seguinte forma: 5 professoras, 4 professores, 9 estudantes, sendo 4 do sexo masculino e 5 do sexo feminino com níveis que variam de licenciatura e mestrado. Informações oficiais divulgadas pelas entidades ligadas ao sector da educação (Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Direções Provinciais, Serviços Distritais de Educação e pelas escolas) indicam que optaram pela modalidade on-line como alternativa para se continuar o processo de ensino aprendizagem. Conhecendo a realidade das escolas moçambicanas com fraco pacote pedagógico surgiu o interesse de se pesquisar como se operacionalizaram os diversos despachos inerentes à funcionalidade do ensino on-line. Para tal, o estudo fez triangulação de dados recolhidos através de um questionário aberto para os professores, gestores e alunos realizado em formato digital (on-line) para se sistematizar os dados referentes às suas experiências e opiniões. Os dados sistematizados e analisados à luz da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) indicam que os professores assim como os alunos tiveram várias dificuldades para lidar com aulas on-line uma vez que as escolas não possuíam um suporte informático capaz de fazer face à demanda, aliás, os informantes disseram que as escolas deram formação ou capacitação aos professores, todavia não se fez a mesma coisa para os alunos que constituem o elemento principal e prioritário. A administração de aulas on-line enfrentou vários problemas por várias razoes, com destaque para dificuldades quanto ao acesso à internet, baixa qualidade do sinal. Os professores utilizam as metodologias usadas para aulas presenciais para dar as aulas on-line. As aulas on-line decorrentes do encerramento das escolas acarretam custos para todos os seus sujeitos envolvidos, em particular para os alunos e os professores, todavia, os seus prejuízos e conseqüências são mais severos para as camadas desfavorecidas. A Covid-19 obrigou a alteração da rotina e cultura das instituições de ensino, incluindo a dos professores e estudantes. Em face disso, a pesquisa entende haver necessidade de se ampliar o debate ao nível nacional sobre as diretrizes e regulamentos próprios no concernente a lecionação virtual, com vista a se encontrar paradigmas que possam lidar com a demanda das aulas on-line.
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Katsakanyu: Tirhu lowu unani hloko mhaka yakulava kutiva zvaku awugondzi ni wugondzisi zvifambisileku kuyini hi kama wa mabagwi ya Korona ka malembe ya 2020 ni 2021 uhambiweke mayelanu ni wuhlawuteli nhawutirisleku maqhinga ya wuwutisi kambe ni wuxopaxopi ga mabuku, uzwile vagondzise ni vagondzi. Mahungu lawa mahuweleliweke hi fumu makombisa lezvaku kama lowu kunghenileku mababzi ya korona, zvikola zvipfalile minyangwha ya zvona, kambe vanana vagondzile nhavatirhisa ti internet. Kasi lezvi hitivileku matshamelu ya zvikolwe zva Musambiki kukalaka zvilo zvontlhe ( mintirho yinyingi yikombisa matshamelu ya zvikola zva Musambiki) hiwonile ku hinga maha tirho wokombisa lezvi zvikola zvifambisileku cizvona tirhu wa wugondzi ni wa kugondzisa Akuva wutiva lezvo, tirho lowu wukumile mihandzu hikola ka wuwutisi ungagimaha ka vagondzisi, vavoneleli va zvikolwe ni vagondzi, awutisi lego gihambilwe hi (online), whatsup. Akuva hikuma ntsengo wa vanhu vowutisiwa, kutirisiwe maqhinga ya kusefa vanhu. Kuvutisiwe 18 wa vanhu anga 5 wa vagondzisi va rhambu ga xinuna, 4 wa vagondzisi va rhambu ga xisati, 9 wa vagondzi ka vona 4 wa rhambu ga xinuna ni 5 wa rambu ga xisati vangani wugondzi go sukela lisenciadu ku chikela mexitradu Katsakanyu wa mihandzu hivekiweke mayelanu ni tidjonzo ta Bardin 1977 yikomba lesvaku vagondzisi ni vagondzi va veni kukarhateka nguvu kameni wa korona hikusa zvikolwe azvingana muchine kumbe titekinoloji to yisa mahlweni wugondzi. Vawutisiwa vawulile zvaku ntsena vagondzisi hivona vangakuma kugondzisiwa kutirhisa wugondzisi hi titekinoloji, kambe vagondzi angavone anga tshinya ga wugondzi (Perrenauld) avakumanga kugondza loko. Hi tshima tshima, awugondzi kameni wa korona ahumanga hi ka maphepha. Lava vangazvilava kutirisa wugondzi ga moya/online vakumile kukarhateka nguvu hikola ka kukala rede, kumbexana rede ya kona ahile hasi. Vanwanyani vagondzisi vagondzise kufana ni lezvi vagondzisaka xi zvona hi toloveto Wugondzisi legi ga mimoya gilava timale ta hombe, aginabzali ka zvisiwana. Korona gicicile mahanyelu ni wutshami ga zvikolwe ni ka vagondzisi ni vagondzi. Hi cigelo leco, tirho lowu wukucetela lezvaku kufanela kuvani nawuluti wodokadokisana a tikweni akuva kuvekiwa nawu wa kufambelana ni wugondzi ni wugondzisi hi kutirhisa mimoya kumbe online.
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Citas
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